Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Tese analisa estratégias de coordenação dos cuidados em saúde

Descrever e analisar o desenvolvimento de estratégias de coordenação dos cuidados e de integração da rede de serviços de saúde desde a Estratégia Saúde da Família (ESF) até os demais níveis assistenciais em quatro grandes centros urbanos (Florianópolis, Belo Horizonte, Aracaju e Vitória) é o objetivo da tese da aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP, Patty Fidelis de Almeida, sob orientação da pesquisadora do Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde (Nupes/Daps/ENSP), Ligia Giovanella. O pressuposto é que a coordenação dos cuidados constitui um dos princípios fundamentais de uma APS abrangente, e a integração entre os serviços de saúde é condição para oferta de atenção integral e de cuidados adequados às necessidades de saúde da população, o que inclui o acesso à atenção especializada.

O trabalho concorreu com 43 projetos em toda a América Latina e foi selecionado, com mais quatro, pelo edital 'Revitalizando la salud para todos', dirigido a propostas de estudos comprometidos com o desenvolvimento de novos conhecimentos e ações no campo da APS, nas regiões da Índia e Ásia Meridional, África, América Latina e povos indígenas/aborígenes do Canadá e Austrália.


'Estratégias de coordenação dos cuidados em saúde: paralelos entre Brasil e Espanha' é o título do estudo selecionado pela convocatória, lançada pela Universidade de Ottawa junto com a Universidade de Western Cape, a Universidade Internacional de Salud de los Pueblos, Cooperative Research Centre for Aboriginal Health, Universidade de Flinders, Universidade de El Salvador, Universidade de Radboud, Universidade de La Trobe, Community Health Cell e a Pontifícia Universidade Javeriana. O trabalho faz parte de um projeto mais amplo realizado pelo Nupes denominado 'Estudos de Caso sobre a implementação da Estratégia Saúde da Família em grandes centros urbanos', coordenado por Ligia Giovanella e financiado pelo Ministério da Saúde.


O projeto de doutorado selecionado ainda propõe um estudo na Comunidade Autônoma de Madri. No entanto, para a convocatória canadense serão utilizados os dados do estudo realizado nos municípios brasileiros. "Estamos estudando a coordenação dos cuidados com base na integração da Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, de como a ESF se articula com os demais níveis assistenciais com o objetivo de garantir a atenção integral em saúde. Estão sendo realizados estudos de caso utilizando a metodologia quantitativa e qualitativa, com realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores das Secretarias Municipais de Saúde e estudos transversais com aplicação de questionários para profissionais de saúde das equipes de Saúde da Família e famílias usuárias. Entrevistamos cerca de 80 gestores das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de outras secretarias que desenvolvem ações intersetoriais com a saúde, além de representantes de entidades profissionais. Foram aplicados também cerca de 4500 questionários a profissionais e famílias cadastradas", revelou Patty.

Também fez parte do edital a realização do programa de formação para pesquisadores, do qual Patty participou de 27 de setembro a 9 de outubro. Além disso, antes do treinamento, a doutoranda e a pesquisadora Ligia Giovanella participaram do Seminário Internacional de 'Atenção Primária Integral em Saúde (APIS), 30 anos', em Bogotá - Colômbia, nos dias 25 e 26 de setembro. Na ocasião, foram discutidos os fundamentos conceituais que distinguem a APIS de abordagens seletivas de atenção primária, experiências exitosas na região da América Latina, potencialidades da APIS na redução das iniqüidades em saúde e os desafios no campo da pesquisa. "Durante esse período, discutimos e conhecemos as propostas selecionadas que têm como foco a atenção primaria integral em saúde, em contraposição a uma atenção à saúde com foco seletivo. A pesquisadora Ligia apresentou questões referentes às reformas do Sistemas de Saúde no Brasil, com ênfase nas transformações promovidas a partir da ESF e os desafios da APS no país. Eu apresentei a nossa proposta de estudo, junto com as demais, num painel sobre investigação em APS na América Latina".

Para a doutoranda, a seleção possibilita a troca de experiências com os demais países. "Segundo informação dos membros da comissão julgadora da convocatória, foram enviadas 43 propostas de países da América Latina, e a seleção fora bastante difícil em função da qualidade dos projetos. Agora, nós temos o compromisso de trocar experiências e contribuir para as discussões sobre como superar um modelo de atenção primária seletiva e como garantir o direito à saúde. E o Brasil, por ter um sistema universal, tem aportes para contribuir com os debates e desafios para a construção da Atenção Primária Integral à Saúde, que é o foco do edital" afirmou.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos