Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

O papel dos Descritores em Ciências da Saúde na pesquisa pela internet é tema de debate na ENSP

De volta à ENSP, onde esteve em novembro de 2007, o pesquisador espanhol Javier Sanz-Valero, realizará um ciclo de debates com temática relacionada às tecnologias de inteligência organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, e coordenado pelo pesquisador Luis David Castiel (Demqs/ENSP). Estão previstos, além do CEENSP desta quarta-feira (15/10), três outros encontros, que acontecerão nos dias 17, 22 e 31 de outubro. Sanz-Valero é doutor em Saúde Pública e professor de Metodologia de Pesquisa, na Universidade de Alicante, e de Metodología e Inovação Tecnológica, na Universidade Miguel Hernández, em Elche. Os eventos são abertos a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia.

Na sexta-feira (17/10), na palestra 'Da pergunta de pesquisa à equação de busca bibliográfica: os descritores em Ciências da Saúde', Sanz-Valero irá propor que a formulação da pergunta de pesquisa é um passo fundamental no processo de desenho e desenvolvimento de uma investigação científica, mas que também é primordial que o pesquisador esteja apto a localizar, na internet, informações pertinentes à investigação em curso. A necessidade de adquirir conhecimentos das linguagens de indicialização; a importância vital adquirida pela compreensão da estrutura do índice hierárquico na hora de se planejar uma busca de alta sensibilidade; a utilização, como exemplo, dos filtros metodológicos, temáticos e geográficos; e a recuperação correta da literatura acadêmica como parte da política científica serão alguns dos temas abordados durante o debate.

Serviço

17 de outubro (sexta-feira) - Palestra

Tema: 'Da pergunta de pesquisa à equação de busca bibliográfica: os descritores em Ciências da Saúde' ('De la pregunta de investigación a la ecuación de búsqueda bibliográfica: los Descriptores en Ciencias de la Salud').

Local e hora: Auditório Térreo, às 9h30

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos