Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Javier Sanz-Valero discute papel e uso das tecnologias do conhecimento em pesquisas da Saúde

Para o pesquisador espanhol Javier Sanz-Valero, doutor em Saúde Pública e professor de Metodologia de Pesquisa, na Universidade de Alicante, e de Metodología e Inovação Tecnológica, na Universidade Miguel Hernández, em Elche, ensinar a ler, escrever, pensar e investigar na atualidade significa ensinar a utilizar os novos meios de informação e comunicação. Sanz-Valero, que já esteve na ENSP em 2007, é o convidado do próximo Centro de Estudos da ENSP (CEENSP), cujo tema será: 'Alfabetização digital, na sociedade do conhecimento: as info-cognos-tecnologias nas Ciências da Saúde'.

No Centro de Estudos (CEENSP), a ser realizado no dia 15 de outubro, às 14h, no Salão Internacional (4º andar), Sanz-Valero discutirá as mudanças impressas na forma de comunicar e educar pela digitalização e pela convergência dos meios de comunicação e dos serviços de informação que marcam o nosso tempo. Segundo ele, não é mais possível que as políticas de educação ignorem a questão das novas tecnologias. "A informática deve ser considerada uma ferramenta transversal no método docente", defende. O pesquisador espanhol abordará ainda a questão das novas tecnologias e o domínio das suas competências no aprender a aprender.


Ainda no mês de outubro, Sanz-Valero participará de um ciclo de palestras na ENSP, conforme programação abaixo:

17 de outubro (sexta-feira) - Palestra

Tema: 'Da pergunta de pesquisa à equação de busca bibliográfica: os descritores em Ciências da Saúde' ('De la pregunta de investigación a la ecuación de búsqueda bibliográfica: los Descriptores en Ciencias de la Salud').

Local e hora: Auditório Térreo, às 9h30

22 de outubro (quarta-feira) - Palestra

Tema: 'Internet como um gerador de opinião: conjunto hermenêutico não metodologicamente hierárquico' ( 'Internet como generador de opinión: conjunto hermenéutico no metodológicamente jerarquizado').

Local e hora: Sala 32 CESTEH, às 14h

31 de outubro (sexta-feira) - Palestra

Tema: 'Documentação baseada em evidências…, a respeito de um caso' ('Documentación basada en la evidencia…, a propósito de un caso').

Local e hora: Auditório Térreo ENSP, às 9h30

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos