Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Javier Sanz-Valero volta à ENSP para discutir uso das tecnologias do conhecimento em pesquisas científicas

"Ensinar a ler, a escrever e também a pensar e a investigar significam, hoje em dia, na cultura digital em que vivemos, ensinar a utilizar os novos meios de informação e comunicação", afirma o pesquisador espanhol Javier Sanz-Valero, que retorna à ENSP para mais um ciclo de palestras - o primeiro foi em 2007 -, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e coordenado pelo pesquisador Luis David Castiel (Demqs/ENSP). Sanz-Valero é doutor em Saúde Pública e professor de Metodologia de Pesquisa, na Universidade de Alicante, e de Metodología e Inovação Tecnológica, na Universidade Miguel Hernández, em Elche.

A programação de Sans-Valero na ENSP começa com o Centro de Estudos (CEENSP) 'Alfabetização digital, na sociedade do conhecimento: as info-cognos-tecnologias nas Ciências da Saúde', a ser realizado no dia 15 de outubro, no qual o professor irá discutir as mudanças que a digitalização e a convergência dos meios de comunicação e serviços de informação, que marcam a passagem do segundo para o terceiro milênio, causam na forma de comunicar e educar. "É necessário introduzir a questão das novas tecnologias às políticas educação, considerando a informática como uma ferramenta transversal no método docente", enfatiza. As novas tecnologias e o domínio das suas competências no aprender a aprender também serão aspectos abordados pelo pesquisador.

No dia 17 de outubro, é a vez da palestra 'Da pergunta de pesquisa à equação de busca bibliográfica: os descritores em Ciências da Saúde', na qual Sanz-Valero vai defender a formulação da pergunta de pesquisa como o passo mais importante no processo de desenho e desenvolvimento de uma investigação científica. "Na atualidade, localizar informações de forma pertinente tornou-se uma técnica cada dia mais complexa e que exige, minimamente, conhecimentos das linguagens de indicialização", explica o espanhol. Entre as questões a serem abordadas pelo palestrante estão a importância vital adquirida pela compreensão da estrutura do índice hierárquico na hora de se planejar uma busca de alta sensibilidade; a utilização, como exemplo, dos filtros metodológicos, temáticos e geográficos; e a recuperação correta da literatura acadêmica como parte da política científica.

No terceiro encontro, a palestra 'Internet como um gerador de opinião: conjunto hermenêutico não metodologicamente hierárquico', Javier Sanz-Valero tratará da tecnologia da informação como parte integrante do conceito moderno de saúde pública e da política de saúde. "Será que ausência de hierarquia na Internet é mesmo necessária? Será que as pessoas sabem lidar com essa questão?", questiona. A idéia, segundo ele, é discutir o posicionamento como uma medida de excelência para a recuperação de informações nos mecanismos gerais de busca. Além disso, o pesquisador retomará um tema que despertou grande interesse em sua visita anterior: critérios mínimos para o controle de qualidade dos websites de saúde, considerando-se os conceitos 'amigável' e 'confiável'.

Por fim, no dia 31 de outubro, Sans-Valero encerrará o ciclo com o tema 'Documentação baseada em evidências, a respeito de um caso'. Nesse encontro, ele defenderá a necessidade de se discutir as evidências baseadas em documentação e também a documentação baseadas em evidências. O novo paradigma da publicação científica e os novos desafios no conhecimento documental também serão questões a serem debatidas. "O objetivo é chamar atenção para alguns aspectos do problema, como o da visibilidade e o do que eu chamo de 'Novo Padrão Ouro', bem como trazer o exemplo de um caso de maquiagem do método científico.

Programação completa

15 de outubro (quarta- feira) - CEENSP

Tema: 'Alfabetização digital, na sociedade do conhecimento: as info-cognos-tecnologias nas Ciências da Saúde' ('Alfabetización digital en la sociedad del conocimiento: Las Info-Cogno-Tecnologías en las Ciencias de la Salud')

Local e hora: Salão Internacional (4º andar), às 14h

17 de outubro (sexta-feira) - Palestra

Tema: 'Da pergunta de pesquisa à equação de busca bibliográfica: os descritores em Ciências da Saúde' ('De la pregunta de investigación a la ecuación de búsqueda bibliográfica: los Descriptores en Ciencias de la Salud')

Local e hora: Auditório Térreo, às 9h30

22 de outubro (quarta-feira) - Palestra

Tema: 'Internet como um gerador de opinião: conjunto hermenêutico não metodologicamente hierárquico' ('Internet como generador de opinión: conjunto hermenéutico no metodológicamente jerarquizado')

Local e hora: Sala 32 CESTEH, às 14h

31 de outubro (sexta-feira) - Palestra

Tema: 'Documentação baseada em evidências…, a respeito de um caso' ('Documentación basada en la evidencia…, a propósito de un caso').

Local e hora: Auditório Térreo ENSP, às 9h30

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos