Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Congresso de Epidemiologia reunirá quase oito mil pessoas

A Abrasco e a Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) realizarão, de 20 a 24 de setembro, o VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Epi2008) e o XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, em Porto Alegre (RS). Esta edição tem como tema 'A Epidemiologia na Construção da Saúde para Todos: Métodos para um Mundo em Transformação' e contará com a participação de alunos e pesquisadores da ENSP/Fiocruz em inúmeras atividades programadas.


O congresso está dividido em quatro grandes eixos - Construção; Saúde para todos; Métodos; e Mundo em transformação -, trazendo uma série de questões relacionadas aos desdobramentos dos relatórios brasileiro e internacional em torno dos Determinantes Sociais de Saúde e seus impactos sobre a política de saúde no âmbito nacional e global.

Os números do EPI2008 são impressionantes, com quase oito mil participantes representando mais de 50 países. A programação científica contará com 16 conferências, 43 simpósios, 25 palestras e 28 minissimpósios. Aproximadamente 4.950 pôsteres serão apresentados durante os cinco dias de evento. Desse total, 109 pôsteres representarão a ENSP e foram confeccionados pela equipe de designers da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola. A conferência de abertura acontecerá no dia 21 de setembro e será proferida pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A participação da ENSP é um ponto de destaque no congresso, com a coordenação e exposição nas mais diversas atividades científicas (vide imagem). Em destaque, temas como saúde nas cidades, poluição atmosférica e repercussão em diversas doenças, mortalidade infantil, tuberculose, câncer e leishmaniose no Brasil, desigualdades sociais, saúde indígena e muito mais.

A Escola também levará para Porto Alegre a mostra fotográfica 'Manguinhos poetizando um local em transformação', produzida pela equipe de fotografia da ENSP e apresentando, por meio das fotografias e poesias, as transformações sociais que estão ocorrendo nas comunidades do entorno da Fiocruz com a inserção das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região.

Conheça a programação completa do evento e acompanhe diariamente a cobertura do Congresso pelo Informe ENSP.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos