Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Prêmio Destaque ENSP do Ano 2008: equipes recebem reconhecimento institucional

Nesta terça-feira (09/09), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca entregará o prêmio Destaque do Ano 2008 a equipes que contribuíram, de forma significativa, para o bom desempenho da Escola - a partir das 9 horas, no Auditório Térreo. A premiação é dividida em quatro categorias e os vencedores para cada uma delas foram: Pesquisa - Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Projeto ELSA); Ensino - Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência; Gestão - Coordenação de Comunicação Institucional; e Assistência - Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Saiba mais sobre os contemplados deste ano.

Categoria Pesquisa:

Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA)

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA) é uma pesquisa multicêntrica que envolve seis instituições públicas de ensino e pesquisa do país - UFBA, UFES, UFMG, UFRGS, USP e Fiocruz -, sendo financiado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, pelo CNPq e pela Finep. Trata-se do maior estudo epidemiológico financiado no Brasil e o primeiro de larga abrangência sobre doenças não transmissíveis na Fiocruz. Ao todo, 15 mil voluntários participarão da pesquisa, e cerca de dois mil são servidores da Fiocruz.

O Projeto ELSA insere a Fiocruz em uma coorte nacional focada em doenças cardiovasculares e diabetes, utilizando conhecimento epidemiológico de ponta. Tem caráter inovador, envolvendo, entre outros aspectos, a construção de um centro de pesquisa equipado e o interesse na população de funcionários da Fiocruz, além de possibilitar a integração das diversas unidades da instituição, bem como da Fiocruz com outras instituições de ensino e pesquisa do país.

Localizado no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Centro de Pesquisa Rio do ELSA foi inaugurado no dia 16 de junho com equipamentos modernos para exames clínicos e laboratoriais voltados para a saúde cardiovascular e metabólica. A primeira pesquisa longitudinal brasileira levantará informações sobre a influência de fatores sociais, biológicos e hábitos de vida na ocorrência de doenças cardiovasculares e diabetes, que estão entre os principais problemas de saúde pública no Brasil.

Categoria Ensino:

Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência

O curso foi o primeiro desenvolvido de acordo com a metodologia de construção curricular baseada em competência na ENSP, no âmbito da Escola de Governo em Saúde (EGS), com participação de vários departamentos da Escola. O programa do curso apresenta perspectiva teórico-pedagógica convergente com os princípios e diretrizes do SUS, com vistas a promover não só o contato entre o mundo do trabalho e o mundo da formação, mas também possibilitar mudanças no modelo tecno-assistencial.

O curso teve início em 2005, já tendo formado duas turmas e estando outras duas em andamento. Sua clientela são os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas, psicólogos e nutricionistas). Foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, seguindo os marcos da Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS, instituída em fevereiro de 2004.

O curso foi idealizado para desenvolver três áreas de competências: organização do processo de trabalho; cuidado à saúde individual, coletiva e familiar; e educação e formação em saúde. O programa busca valorizar o processo de trabalho, as experiências do serviço de saúde como ponto de partida para o exercício da crítica e para a produção do programa do curso.

Categoria Gestão e Desenvolvimento Institucional:

Coordenação de Comunicação Institucional (CCI)

A Coordenação de Comunicação Institucional foi criada em 2005, fruto da integração de dois setores: o Centro de Documentação (Cedoc) e o Serviço de Desenvolvimento Educacional (SDE). Compete ao setor promover o diálogo com a sociedade e com a comunidade interna, através da produção de materiais jornalísticos, publicitários e/ou editoriais, em mídia impressa e/ou eletrônica, bem como a realização de atividades de assessoria de imprensa e organização de eventos, possibilitando a divulgação da produção científica e os serviços da Escola e zelando pela imagem da Instituição.

A CCI desenvolve e mantém o Portal Institucional da ENSP e do EAD. Essa atividade teve início em 1997 quando o Cedoc colocou no ar o primeiro site da Escola. Em 2008, a ENSP ganha um novo Portal, baseado em conceitos da gestão do conhecimento. Os dois principais produtos da CCI nesta linha - o Portal institucional e a Biblioteca Multimídia - foram apresentados este ano no maior congresso da área de Gestão do Conhecimento da América Latina, o KM Brasil 2008, da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), como experiências exitosas em organizações públicas.

Em 1998, o setor cria a primeira lista para divulgação das mensagens eletrônicas internas, dando origem ao Informe ENSP, que, este ano, completa 10 anos. O Informe ENSP, principal produto de divulgação da Escola, já publicou mais de duas mil edições. Foram 16 mil matérias divulgadas para um público de cerca de sete mil assinantes do boletim. Ultrapassou a marca de um milhão de acessos em sua página, contabilizando, até agora, 1,5 milhão de acessos. Em 10 anos de história, foram mais de 30 mil fotografias feitas e cerca de 10 mil editadas. A CCI idealizou os projetos "Palavras no Caminho", que leva a poesia para nossos corredores, e o "Pedalando pela sua saúde, pelo nosso planeta", um serviço de bicicletas para o transporte no campus da Fiocruz.

Categoria Assistência:

Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF)

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) está passando por transformações físicas e de ações institucionais. Transformações que podem ser vistas nos corredores do setor, na reforma de seu espaço físico e no compromisso de seus profissionais. As diretrizes que norteiam sua missão - cuidar da saúde da população, produzir conhecimento científico e tecnológico estratégico e atuar na formação de recursos humanos para o SUS - refletem compromissos e princípios do SUS e contribuem para alcançar as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde nas áreas de Vigilância em Saúde e Atenção Básica.

O Centro de Saúde Escola enfrentou desafios este ano, com destaque para a epidemia de dengue no Rio de Janeiro. Junto a outras unidades clínicas da Fiocruz e instâncias governamentais da saúde, prestou assistência resolutiva não apenas a moradores da sua área de abrangência, mas também a pessoas de várias localidades do Rio e região metropolitana. Foi um exemplo de parceria, aprendizado e superação.

Outra vitória do Centro de Saúde Escola, em 2008, foi tornar-se um Centro de Referência Nacional de Vigilância em Saúde na Atenção Básica. Ampliar o escopo das pesquisas desenvolvidas, com investimento na pesquisa clínica, e qualificar como especialistas profissionais de saúde, por meio da residência médica e multiprofissional em saúde da família, também são avanços que se consolidam nesse caminho que o Centro de Saúde Escola vem trilhando no campo das práticas de atenção à saúde.

Prêmio Destaque foi lançado em 2006

Em 2006, na primeira edição do Prêmio Destaque ENSP, os vencedores para cada uma das categorias foram: Ensino: Paulo Chagastelles Sabroza (Densp); Pesquisa: Luiz Antônio Camacho (Demqs); Gestão: Carlos Coimbra Júnior (Cadernos de Saúde Pública); e Assistência: Celina Santos Boga Marques Porto (CSEGSF).

Em 2007, os vencedores para cada uma delas foram Gestão: Pedro Barbosa; Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico: Maria Eliana Labra; Ensino: Adolfo Horácio Chorny; e Assistência: Janete Lima Reis. Este ano, a Escola presta uma homenagem especial ao professor Szachna Eliasz Cynamon.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos