Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Abertura do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Lançado em maio de 2008, o Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde terá início, na segunda-feira (14/7), com a conferência 'A Política Nacional de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde: estratégias e perspectivas", que será proferida pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Francisco Eduardo Campos. A atividade está marcada para às 10 horas, no Auditório Térreo da ENSP. O mestrado é coordenado pelo pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP/Fiocruz), Antenor Amâncio Filho.

Participarão da cerimônia de abertura a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde/SGTES/MS, Ana Estela Haddad, a diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho/SGTES/MS, Maria Helena Machado, a chefe de gabinete da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS, Maria Christina Fekete, a coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde/SGETS/MS,
Ena de Araújo Galvão e a vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça.

Na parte da tarde, haverá uma mesa-redonda com o tema "Ações conjuntas entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP", envolvendo Ana Estela Haddad, Maria Helena Machado e Maria Helena Mendonça, também no Auditório Térreo.

O palestrante Francisco Eduardo Campos possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1985). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase no campo do Desenvolvimento de Recursos Humanos. Foi consultor da Organização Pan-Americana/Mundial da Saúde em Washington e Genebra, representa o Brail junto à OMS e faz parte do Board da Global Health Workforce Alliance. Desde julho de 2005, ocupa a Secretaria da Educação da Gestão e do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde.

Mestrado une Educação na saúde e gestão do trabalho

O curso vem sendo organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde (Nehrus/Daps/ENSP/Fiocruz). Tem como objetivo formar profissionais para atuar no campo da gestão do trabalho e da educação na saúde. Sua clientela é de dirigentes e docentes das Escolas técnicas do SUS e gestores de recursos humanos das Secretarias Estaduais de Saúde graduados, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo e procedente das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Com trinta alunos participantes, o curso é dividido em quatro linhas de pesquisa: Políticas Públicas e Sistemas de Saúde; Trabalho e organização profissional; Gestão de Pessoas e Gestão nos Sistemas de Saúde; e Políticas e Processos Educacionais.

As atividades são abertas ao público em geral, não sendo necessária a inscrição prévia.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos