Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP realiza curso de educação ambiental em Nova Iguaçu

Levar a gestores, líderes comunitários e profissionais de educação, que integram o projeto Bairro-Escola, informações essenciais à gestão do saneamento e da saúde. Esse é o objetivo do curso 'Educação Ambiental para a Gestão do Saneamento e da Saúde', realizado pela ENSP, no município de Nova Iguaçu/RJ, por meio do Projeto Universidade Aberta, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA).

O curso, com carga horária de 60 horas, se baseia numa proposta de aprendizagem construtiva e participativa, permitindo que os alunos transitem entre a teoria e as práticas cotidianas comunitárias. Seu conteúdo foi dividido em três módulos: 'Saneamento: direito de todos', 'Saneamento: temas pertinentes' e 'Comunidade em ação: aplicação do Caderno Metodológico em Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento'.

"No curso, nós utilizamos uma metodologia inovadora que usa a linguagem artística do teatro, da música e do áudio visual como instrumento didático-pedagógico. Nós também realizamos dinâmicas de grupo e trabalhamos com as cartilha do D' Aguinha e H2O, que facilitam a fixação dos temas propostos e tornam os encontros semanais sempre prazerosos, permitindo que os saberes popular e técnico caminhem juntos de maneira harmoniosa e proporcionem a discussão das diversas experiências de vida (tanto social como ambiental) dos participantes de forma lúdica e respeitosa", explica Natanael dos Santos, o Natan, educador artístico e membro da equipe técnica do Projeto Universidade Aberta. Segundo ele, a cada aula são feitas avaliações, e a resposta dos alunos vem sendo a melhor possível: "Para eles, o curso dá um bom embasamento teórico e prático sobre as questões tratadas".

Módulos levam os alunos da teoria à ação

No módulo 1 - 'Saneamento: direito de todos' -, os alunos discutem conceitos básicos em Saneamento, Saúde e Meio Ambiente. A idéia é que eles entendam como esses conceitos se inter-relacionam e qual a sua importância para a reflexão crítica sobre os problemas enfrentados pelas comunidades locais.

No segundo módulo - 'Saneamento: temas pertinentes' -, o curso trata, por meio de oficinas educativas em arte-educação, trabalhos de campo, visitas técnicas e estudos de casos comunitários, de cinco grandes temas: 'Saneamento e saúde', 'Água e saúde'; 'Lixo e saúde'; 'Revitalização de rios' e 'Habitação saudável'.

No último módulo do curso - 'Comunidade em ação: aplicação do Caderno Metodológico em Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento' -, os participantes vivenciam as situações concretas da comunidade, a fim de traçar estratégias de minimização ou, se possível, solução dos problemas mais emergentes.

A proposta inclui a realização de duas turmas de 20 alunos cada, uma de junho a setembro e outra a partir de outubro deste ano.

Projeto Universidade Aberta e Educação Ambiental

Criado em 1993 e coordenado pela pesquisadora Débora Cynamon, o Projeto Universidade Aberta visa contribuir para a ampliação do conhecimento e de práticas em educação ambiental. A idéia é que, mais do que uma referência internacional em conquistas científicas e ensino da saúde, a Fiocruz deva atuar como uma referência para as áreas mais pobres do Rio de Janeiro, aliadas dos processos que garantem o direito à cidade e ao usufruto de um meio ambiente saudável. O projeto propõe a aproximação do saber acadêmico, do saber popular, entendendo que o diálogo e a efetiva participação comunitária sejam as forças maiores no caminho de uma sociedade mais justa e solidária.

"A responsabilidade socioambiental da Fiocruz, em particular da ENSP, tem sido cada vez mais consolidada por meio do Universidade Aberta. Este curso põe em prática o exercício da verdadeira educação-cidadã, tão propalada como a 'nova ordem mundial' de uma sociedade que está revendo antigos conceitos e propondo mudanças significativas, no que diz respeito aos novos paradigmas socioambientais", afirma Natan.

A realização de cursos de educação ambiental em diferentes espaços - cursos de pós-graduação da ENSP e de outras unidades da Fiocruz, instituições de ensino público e privado ou organizações não-governamentais comunitárias - e para diferentes públicos é um dos propósitos do Projeto. 'Água como caminho da promoção da Saúde da Família: diretrizes para gestão integrada e participativa nas sub-bacias do Canal do Cunha (Área Correspondente ao Complexo de Manguinhos - RJ) e do Rio Bota (Nova Iguaçu - RJ)', um dos projetos desenvolvidos no âmbito do Universidade Aberta em 2004/2005, capacitou 150 alunos e resultou na publicação de cinco cartilhas, entre outras coisas. A proposta atual, um desdobramento do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social (Peamss) do Governo Federal, dá continuidade às ações anteriormente desenvolvidas em Nova Iguaçu.

Nova Iguaçu e o Projeto Bairro-Escola

Com área total de 524,04 km², o município de Nova Iguaçu é o maior da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com uma população de quase 850 mil habitantes, totalmente urbana, apresenta IDH de 0,762, estando em 45° lugar no ranking estadual.

Nos últimos anos, o município, em parceria com o governo federal, vem investindo em programas sociais que buscam minimizar seus problemas socioeconômicos, dentre eles, o Projeto Bairro-Escola, no qual as escolas, praças, parques, igrejas, postos de saúde e outros possam funcionar integralmente como espaços de aprendizagem, no contraturno escolar, realizando atividades culturais, de lazer e esportivas, acompanhados por monitores e professores.

Criado há 10 anos, em São Paulo, pela Associação Cidade Escola Aprendiz, o Projeto Bairro-Escola se tornou política pública e extrapolou os limites de Vila Madalena (SP), tendo sido ampliado para 29 escolas de Belo Horizonte (MG) e mais de 30 escolas de Nova Iguaçu. Com o curso 'Educação Ambiental para a Gestão do Saneamento e da Saúde', o Projeto Universidade Aberta pretende utilizar seu conhecimento e trabalho acumulado no desenvolvimento de cursos em educação ambiental para a gestão comunitária, a fim de contribuir para a melhoria e o desenvolvimento da educação do município.

Fotos: Everton Barsan/Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos