Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Comunicação de riscos ambientais e mudanças climáticas: palestra internacional aberta ao público

'Comunicação de riscos ambientais e as mudanças climáticas globais: desafios para a América Latina' é o título da palestra que a professora Ana Rosa Moreno, da Universidad Autónoma de México (Unam), realizará na quinta-feira (3/07), às 9 horas, no Auditório Térreo da ENSP. O evento, aberto ao público, faz parte do I Curso Internacional de Comunicação de Riscos Ambientais e à Saúde, que começa nesta segunda-feira (30/06), no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz).

O tema será debatido por Hermano Albuquerque de Castro, chefe do Cesteh/ENSP/Fiocruz; Guilherme Franco Netto, assessor especial do ministro da Saúde para a Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador- SVS/MS, e Josino Costa Moreira, assessor da Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz.

Fruto de uma cooperação internacional entre a ENSP/Fiocruz e a Mont Sinai School of Medicine, por intermédio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), o curso 'Comunicação de Riscos Ambientais e à Saúde do Trabalhador: Desafios para o Brasil e a América Latina', será oferecido, pela primeira vez, na forma de disciplina de inverno do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP. Terá a duração de uma semana, com carga horária de 45 horas, e oferecerá três créditos acadêmicos. Trata-se de um programa internacional na área da saúde ambiental e ocupacional, coordenado, no Brasil, pelo pesquisador do Cesteh, Frederico Perez. A parceria entre as duas instituições existe há mais de 15 anos.

Comunicação de risco: Processo de interação e intercâmbio de informações (dados, opiniões e sensações) entre os indivíduos, grupos ou instituições sobre as ameaças à saúde, à segurança ou ao ambiente com o propósito de que a comunidade conheça os riscos aos quais está exposta e participe da sua solução. De forma teórica, esse processo é intencional e permanente. Fonte: National Research Council. Improving risk communication. Washington; 1989.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos