Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Mesa-redonda de Pesquisa-Ação debate Gestão por Competências

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) ininiciou, na sexta-feira (20/06), uma série de seis mesas-redondas de Pesquisa-Ação - ferramenta de pesquisa que objetiva reunir profissionais e especialistas para encontrar soluções para os desafios enfrentados no serviço público. O resultado dos debates é a publicação de um material que venha a ser útil a servidores e dirigentes no desempenho de tarefas ou na implementação de novas ferramentas de trabalho. Em sua terceira edição em 2008, são abordados os aspectos que interessam às Escolas de Governo da União para elaboração de cursos com base nos paradigmas da gestão por competências. Com seis reuniões previstas para este ano, as mesas têm como presidente o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Antônio Ivo de Carvalho.


A Mesa-redonda de Pesquisa-Ação reúne profissionais e especialistas das mais diversas origens institucionais no intuito de dar credibilidade e qualidade às informações que comporão o produto final. Baseia-se em um modelo de fórum de discussão no qual os atores dialogam com a finalidade de encontrar soluções consensuais para um problema comum. Nesse ambiente, todos os atores têm condições objetivas de contribuir com suas experiências e expertise pessoais para o alcance de uma solução de um problema prático enfrentado pelos administradores públicos.

As duas primeiras edições do projeto ocorreram entre 2004 e 2006. A primeira - Mesa-redonda de Pesquisa-Ação em Gestão por Competências -, resultou no livro Gestão por competências em organizações de governo. A segunda experiência abordou o tema da educação a distância na formação de servidores de organizações públicas. Nesta terceira edição, o tema Gestão por Competências, com enfoque direcionado à atuação do Sistema de Escolas de Governo, segue de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - PNDP (Decreto no 5.707/2006).

O estabelecimento de uma mesa-redonda para debater a gestão por competências ocorre no momento em quel é preciso incorporar a atuação cotidiana às propostas da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - PNDP (Decreto nº 5.707/2006) e desenvolvê-las. Há uma lacuna de conhecimento sobre esse tema no setor público que precisa ser enfrentada. As Escolas deverão orientar seus programas para realizar a capacitação dentro de um novo contexto, ainda pouco explorado, relacionando o processo de gestão por competências com a capacitação. Reunir o Sistema de Escolas de Governo da União nesta mesa é uma oportunidade de entender, conjuntamente, essas novas necessidades e buscar estratégias para realizar a oferta de cursos tendo em vista a gestão por competências.

Participaram da mesa-redonda do dia 20/06 integrantes do Sistema de Escolas da União:
- ANP - Academia Nacional de Polícia
- EAGU - Escola da Advocacia Geral da União
- ENAP - Escola Nacional de Administração Pública
- ENCE/IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
- ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fiocruz
- ESAF - Escola de Administração Fazendária
- INSS - Escola da Previdência Social
- ESINT/ABIN - Escola de Inteligência - Agência Brasileira de Inteligência
- IRBR - Instituto Rio Branco
- Escola da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional / PGFN


A metodologia da Mesa-redonda de Pesquisa-Ação foi desenvolvida pela Canada School of Public Service (CSPS) e, como parte de um projeto de cooperação de transferência de tecnologia instrucional, foi incorporada pela ENAP. O projeto teve início em 2003, compreendendo atividades de transferência de diferentes metodologias de aprendizagem e treinamento, conteúdo dos cursos, know-how, técnicas de pesquisa, intercâmbio de conhecimento e seminários internacionais.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos