Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP e MinC lançam projeto Cultura-Saúde, DVD e relatório de encontro inédito

A importância de conviver com o diferente e expressar o sofrimento psíquico por meio da arte e da cultura foram lições deixadas pela oficina 'Loucos pela Diversidade - da diversidade da loucura à identidade da cultura', realizada em 2007 na ENSP, que contou com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil. O evento foi fruto de parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde, que, nesta quarta-feira (18/06), lançaram o relatório final do encontro, o DVD da oficina, documentado pela TV Pinel, e o projeto Cultura-Saúde, que agrega os projetos 'Loucos pela Diversidade' e 'Além dos Limites', nos quais serão reunidos trabalhos de pessoas com sofrimento mental e portadoras de deficiência para fomentar sua produção cultural.

O evento contou com a presença do vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha; do secretário adjunto da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ricardo Lima; e do coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da ENSP (Laps/ENSP), Paulo Amarante.

O lançamento nacional do relatório e do DVD foi realizado durante o II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, realizado de 22 a 25 de maio. Entretanto, de acordo com Amarante, era necessário realizar o lançamento na Fiocruz e dar um retorno à instituição, que incentivou e abrigou a oficina. Segundo o pesquisador, a execução do evento se transformou em uma política pública da cultura para o campo da saúde mental. O projeto 'Loucos pela Diversidade', destinado a pessoas com sofrimento psíquico, e o 'Além dos Limites', um trabalho de arte-cultura para portadores de deficiência, conformam um programa e uma intervenção do Ministério da Cultura, chamado Cultura-Saúde, no qual Paulo Amarante foi nomeado coordenador nacional junto com Ricardo Lima. "Trata-se de uma ação de intersetorialidade da Escola e de toda a Fiocruz. Estamos radicalizando, criando e desenvolvendo o programa em conjunto".

De acordo com Ricardo Lima, o projeto 'Loucos pela Diversidade' vem se multiplicando e nasceu de uma vontade política do Ministério da Cultura e do Ministério da Saúde, sendo efetivado por intermédio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural com a Escola Nacional de Saúde Pública. "O MinC não tinha tradição de trabalho nessa área. Ele é fruto de uma nova política do ministério, que lida com o direito à diferença, à diversidade. Daí, o ministério passou a rever sua política para trabalhar com os diversos e se aliar a quem possui know-how no assunto, como a ENSP, que tem tradição na saúde mental".

O secretário adjunto revelou que a indicação de políticas públicas culturais para pessoas em sofrimento mental e em situações de risco social surgiu de discussões entre pesquisadores, gestores, especialistas e, principalmente, de pessoas ligadas ao campo da saúde mental e seus usuários. O resultado são as políticas já implementadas pelo Ministério, que serão incorporadas ao Plano Nacional de Cultura do MinC. "Vamos lançar um edital que será executado pelo MinC e pela Fiocruz e que irá fomentar a produção cultural na saúde mental. Além disso, tivemos um encontro para preparar a oficina de elaboração de políticas públicas para a questão da deficiência".

Por fim, Ricardo divulgou que está sendo criado o Mercosul Cultural dentro do bloco dos países do continente, tendo sido a questão da saúde mental inserida nas discussões. Afirmou, inclusive, que já existem algumas cooperações com a Argentina, que já possui experiência no campo com as Madres da Praça de Maio. O vice-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou o ineditismo do trabalho e ressaltou que a cooperação internacional faz parte das atividades da Fiocruz, trabalhando na expansão de ações com os países da América Latina e da África.

Durante o encontro, foram lançados um livro, contendo o relatório do evento, e um DVD que documenta a oficina, clipes musicais, faixas musicais, o programa e fotos da oficina. Os vídeos do 'II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos' e os itens do DVD podem ser acessados no site da Rede Fiocruz.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos