Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Projeto Arte-Cultura e I Edital de Prêmios: 'cultura e loucura' em parceria com MinC

No final de 2006, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e o Ministério da Cultura, entendendo que a associação entre a loucura e a arte é fundamental para o tratamento dos usuários, se uniram para criar uma agenda nacional voltada para a temática da loucura e cultura. Uma das ações dessa agenda foi a criação da oficina 'Loucos pela Diversidade - da diversidade da loucura à identidade da cultura', realizada em agosto de 2007 na ENSP. Agora, as duas partes se reúnem novamente, na quarta-feira (18/06), às 9h30, no Auditório Térreo da ENSP, para o lançamento do relatório final da oficina e do DVD, que pretende responder à comunidade científica sobre os resultados da oficina, e divulgar o novo projeto entre MinC e Ministério da Saúde, realizado por intermédio da ENSP, o Projeto Arte-Cultura.


Estarão presentes no lançamento, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha; o Secretário Adjunto da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ricardo Lima; a colaboradora da secretaria, Patrícia Dornelles; e o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da ENSP (Laps), Paulo Amarante. O encontro também prevê o lançamento do 'I Edital de Prêmios', elaborado a partir das sugestões da oficina, que prevê o reconhecimento de trabalhos de usuários ou instituições nessa interface entre a saúde mental e a cultura.

O DVD possui um documentário sobre a oficina realizado pela Tv Pinel, além da produção cultural de artistas como o Harmonia Enlouquece e Zé do Poço. O Projeto Arte-Cultura será coordenado, no MinC, por Ricardo Lima, e, no MS, pelo pesquisador da ENSP, Paulo Amarante. Faz parte também desse trabalho o lançamento do edital Além dos Limites, que irá premiar outras atividades desenvolvidas sobre o tema.

A oficina 'Loucos pela Diversidade' contou com a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que destacou a necessidade de convivermos com as diferenças e defendeu a aproximação entre cultura e saúde. O encontro reuniu projetos culturais realizados no Brasil na área da saúde mental e visou à construção de políticas para os portadores de sofrimento psíquico que, através do encontro criativo com as diferentes experiências estéticas das atividades de expressão artística, vêm contribuindo para a diversidade cultural do país, ampliando territórios de vida e de saúde mental.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos