Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Fiocruz pra Você: ENSP marca presença com diversas atividades

Pelo décimo quinto ano consecutivo, a Fiocruz abre suas portas para receber, no próximo sábado (14/06), cerca de cinco mil pessoas para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O evento, que transforma a Fundação em um dos maiores postos de vacinação do Brasil, começa às 8h. A ENSP, mais uma vez, terá grande representatividade no evento. Este ano, além do Centro de Saúde - responsável pela vacinação dentro do Campus -, a ENSP contará com a participação de mais de 136 voluntários dos departamentos de planejamento, ciências biológicas, saneamento, saúde do trabalhador e projetos sociais. Vale lembrar que todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

De acordo com Slete Ferreira da Silva, enfermeira do Cento de Saúde e coordenadora da Campanha de Vacinação do evento, este ano a vacinação não ficará concentrada apenas no prédio da Casa de Oswaldo Cruz. Também acontecerá em outros dois postos: no prédio do Quinino, próximo ao Castelo, e ao lado da Biblioteca de Manguinhos. "Acreditamos que, assim, as pessoas se dividirão e terão mais chance de explorar todas as atividades preparadas especialmente para os visitantes desse evento. Com essa medida, os participantes, que sempre vêm em grande quantidade, aproveitarão mais. As atividades dos stands são bem variadas e voltadas para crianças e adultos. No ano passado, foram vacinadas cerca de três mil crianças. Para este ano, nossa meta é ultrapassar essa marca", comentou Slete.

Para Mayalu Matos, analista de gestão da Assessoria de Projetos Sociais da ENSP, este ano a Escola está dando um novo passo. "Esta é a primeira vez que outros departamentos da ENSP, além do Centro de Saúde, também participarão do Fiocruz pra Você. "Para 2008, teremos cerca de 136 voluntários: 66 do Centro de Saúde e 70 colaboradores dos outros departamentos da Escola. Com essa participação, todos saem ganhando".

Este ano, o Ministério da Saúde adotou o slogan 'Não pode bobear, tem que vacinar' e pretende vacinar cerca de 16 milhões de crianças em todo o país. Para atingir essa meta, mais de 200 mil pessoas, entre servidores e voluntários, vão atuar nos 70 mil postos de vacinação espalhados pelo Brasil.

Na Fiocruz, os visitantes contarão ainda com 70 atividades culturais, de divulgação científica, promoção da saúde e prestação de serviços. Artistas e autoridades, como o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, participarão do evento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa para 2008 é imunizar 450 mil crianças menores de 5 anos em cada etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, atinge geralmente as crianças e é causada pelo poliovírus. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca, mas, em casos raros, o contágio também acontece pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, o vírus ataca neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nos casos mais raros, a doença pode levar à morte. A melhor forma de prevenir é a vacina, que é segura e não tem contra-indicações. De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive as crianças que já tomaram a vacina em outras ocasiões devem se imunizar novamente.

A ENSP no Fiocruz pra Você

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/CSEGSF) participará com o Circuito da Alimentação Saudável. Um jogo de perguntas e respostas relacionadas à alimentação e nutrição; com a Pirâmide Alimentar, onde ficam expostos alimentos sintéticos que demonstram como deve ser a distribuição balanceada de alimentos; e também atividades recreativas, como o caça-palavras, o que é o que é, desenhos para colorir e cruzadinha. Todas as atividades tem foco na promoção da alimentação saudável.

O Programa de Saúde da Família (PSF/CSEGSF) vai ensinar aos visitantes como fabricar um Filtro Artesanal de baixo custo, capaz de limpar as impurezas e tornar a água potável. O Escovódromo, onde acontecerão palestras sobre a saúde bucal, escovação e fluoretação também está a cargo do PSF.

O Núcleo de DST/AIDS do Centro de Saúde vai montar o Camelô Educativo com informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, demonstração do uso de preservativos masculino e feminino, além de divulgação das atividades do Núcleo.

O Núcleo de Dependência Química do Centro de Saúde vai participar com o stand 'Parada Obrigatória'. Nele, serão disponibilizadas informações sobre as conseqüências do uso, do abuso e da dependência de drogas lícitas e ilícitas.

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi/CSEGSF) vai distribuir folders educativos para pessoas acima de 60 anos com informações sobre doenças crônicas próprias do envelhecimento. Além disso, eles farão duas apresentações de dança sênior durante o evento.

O Departamento de Planejamento em Saúde (DAPS/ESNP) participará do evento por meio do Centro de Colaboração em Vigilância Sanitária (Cecovisa), que está com a exposição 'Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania', em cartaz no Museu da Vida.

O Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP) vai montar o stand 'O Laboratório de Microbiologia e sua atuação na Saúde Pública' para mostrar as atividades do laboratório, com foco na importância das ações de prevenção de doenças.

O Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) participará por meio da Universidade Aberta, abordando sempre a educação ambiental como tema principal de suas ações. Durante o evento, serão realizadas peças de teatro com bonecos construídos com materiais recicláveis.

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) vai participar com o Laboratório Territorial de Manguinhos apresentando a história socioambiental do bairro, através de seu trabalho e da exibição de um filme. O Laboratório Territorial de Manguinhos é um projeto de pesquisa-ação, articulado pela Comunidade e reúne um conjunto de pesquisadores, servidores da Fiocruz e moradores de Manguinhos. Seu objetivo é construir uma promoção da saúde que integre ciência e cidadania.

A Direção da ENSP está presente no Fiocruz pra Você por meio da Assessoria de Projetos Sociais divulgando três projetos:

Projeto de Esporte, Educação, Saúde e Cultura, uma parceria da ENSP com a Vice-Presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho, Dirac e Campus Mata Atlântica/Jacarepaguá.

O Fórum do Movimento Social de Manguinhos para o Desenvolvimento Eqüitativo e Sustentável, que é uma organização da sociedade civil em parceria com a ENSP. Este Fórum tem como objetivo promover, afirmar, defender e garantir direitos difusos e coletivos fundamentais para o desenvolvimento social e humano da região. O Fórum participará do evento divulgando as suas principais atividades, entre elas o acompanhamento do PAC Manguinhos, a elaboração de ações de enfrentamento à Dengue e a territorialização de direitos humanos em Manguinhos.

O Programa de Educação de Jovens e Adultos para o Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (Peja/Dlis) - curso presencial de ensino fundamental e médio para moradores das comunidades de Manguinhos - divulgará suas atividades e projetos com atividades lúdicas relacionadas às ciências naturais. Além disso, os trabalhos da comunidade ligados à valorização e memória de Manguinhos serão apresentados no stand.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos