Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Pesquisa Rio do ELSA será inaugurado nesta segunda-feira (16/06)

Nesta segunda-feira (16/06), o Centro de Pesquisa Rio do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA) será inaugurado, às 11 horas, no campus da Fiocruz, em Manguinhos. A inauguração marca o início de mais uma etapa do estudo multicêntrico, desenvolvido com outras cinco instituições de ensino e pesquisa do país. Dois mil voluntários, servidores da Fiocruz, participarão da primeira pesquisa longitudinal brasileira sobre a influência de fatores sociais, biológicos e hábitos de vida na ocorrência de doenças cardiovasculares e diabetes, que estão entre os principais problemas de saúde pública no Brasil.


Estarão presentes na cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisa ELSA-Rio o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, ente outros convidados. Na Fiocruz, o estudo é coordenado pelas pesquisadoras Dora Chor (ENSP) e Marilia Sá Carvalho (ENSP e PROCC).

Elaborado por um consórcio de instituições públicas de ensino e pesquisa - ENSP/Fiocruz, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP) -, o ELSA recebe financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia. O programa reúne cerca de 40 pesquisadores nacionais, com a meta de implementar um estudo de coorte multicêntrico com 15 mil funcionários.

O estudo ELSA se baseia na participação voluntária dos servidores das instituições. Podem ser voluntários servidores entre 35 e 74 anos, ativos e aposentados. O voluntário tem acesso aos mais modernos exames clínicos e laboratoriais voltados para a saúde cardiovascular e metabólica. Os resultados dos exames serão entregues ao participante, que poderá levá-los a seu médico. Na Fiocruz, cerca de 500 voluntários já se candidataram.


As doenças cardiovasculares e o diabetes, principais causas de morbimortalidade acima dos 40 anos no Brasil, são os desfechos de interesse da pesquisa. Serão investigados diversos aspectos associados à gênese dessas doenças, incluindo fatores biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais, psicológicos e sociais. A contribuição científica deste estudo transcende o contexto brasileiro pela possibilidade de avanço na investigação de uma população mais jovem do que a maioria dos estudos clássicos, com grande heterogeneidade social e geográfica, que possibilitará estudar aspectos comuns da causalidade das doenças cardiovasculares e do diabetes na atual pandemia de obesidade.

Mais informações sobre o ELSA podem ser obtidas pelo e-mail elsa@fiocruz.br ou pelo telefone 2598-2719.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos