Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Educação na saúde e gestão do trabalho se unem em novo mestrado profissionalizante

Articular a educação na saúde com a gestão do trabalho, através da capacitação desses profissionais, é o objetivo do primeiro mestrado profissional da ENSP em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. O curso é resultado de uma concorrência pública estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) com o Ministério da Saúde, na qual a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca foi classificada para ofertá-lo. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas divididas entre as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, e as inscrições irão até o dia 30 de maio, através da plataforma Siga.

O curso tem coordenação do pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS/ENSP/Fiocruz), Antenor Amâncio Filho, e sua organização está a cargo do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde (NEHRUS/DAPS/ENSP/Fiocruz). Antenor explica que o ministério vem detectando a necessidade de se formar melhor os gestores tanto na área de educação, através da Rede de Escolas Técnicas do SUS (Ret-SUS), quanto nas Secretarias Estaduais de Saúde, e por isso estabeleceu um programa de formação específico.

Segundo o pesquisador, o Sistema Único de Saúde (SUS) vive atualmente uma grande dualidade entre os responsáveis pela formação dos profissionais, que contam com uma visão focada para a doença, e aqueles que trabalham diariamente com a concepção da saúde. "Na verdade, o foco central da formação profissional termina sendo a doença, quando queremos que seja na saúde. Nossa expectativa é que esse mestrado possa contribuir para que ambos os lados (educação e serviço) tenham uma aproximação maior e se tornem multiplicadores das idéias, fortalecendo as diretrizes principais do SUS. É claro que necessitamos de profissionais competentes para resolver as questões da doença, mas esses profissionais têm que ter uma visão política da saúde e dos determinantes sociais que influenciam nas causas daquela doença", afirmou.

Antenor revela que esse mestrado profissional é mais um passo que a Escola dá no seu projeto de ajudar na consolidação do SUS. Atualmente, a ENSP participa do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho no Sistema Único de Saúde (Progesus) - que é a capacitação de gestores para o SUS -, conta com alguns cursos nessa área ministrados na modalidade de educação a distancia, e agora com mais esse mestrado profissional, pioneiro na Escola e na Fiocruz como um todo.

Inscrições para o mestrado profissional devem ser feitas eletronicamente

O curso de Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde tem como objetivo formar profissionais para atuar no campo da gestão do trabalho e da educação na saúde. Sua clientela é de dirigentes e docentes das Escolas técnicas do SUS e gestores de recursos humanos das Secretarias Estaduais de Saúde graduados, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo e procedente das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

É dividido em quatro linhas de pesquisa: Políticas públicas e Sistemas de Saúde; Trabalho e organização profissional; Gestão de Pessoas e Gestão nos Sistemas de Saúde; e Políticas e Processos Educacionais. As aulas acontecerão de 14 de julho de 2008 a novembro de 2009, durante uma semana por mês, na ENSP, no Rio de Janeiro, e contarão com professores da Escola e convidados de outras instituições de ensino. Para participar da seleção - e do curso -, o candidato deve apresentar carta compromisso de sua instituição garantindo sua liberação.

Acesse o link abaixo para conferir o edital completo do curso.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos