Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

ENSP/Fiocruz inicia especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde

A globalização e seus impactos nos sistemas e políticas de saúde e sobre a população são os aspectos centrais do I curso de especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso foi aberto em 5/05 com a conferência "As prioridades da Política Externa Brasileira", proferida pelo embaixador Flávio Helmold Macieira, chefe de gabinete da Secretaria Geral do Ministério das Relações Exteriores. O curso tem conclusão prevista para abril de 2009.

A abertura foi realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, e contou com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Buss; do representante da Opas no Brasil, Diego Victoria Mejía; do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos; do diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Henrique Fonseca; do assessor especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, ministro Eduardo Barbosa; do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Antônio Ivo de Carvalho; da coordenadora do curso e pesquisadora da ENSP, Célia Almeida, e do coordenador adjunto do curso e consultor da OPAS, José Paranaguá de Santana, que conduziu a cerimônia.

O representante da Opas no Brasil abriu o evento falando da importância das redes de colaboração multilaterais, principalmente daquelas voltadas para o intercâmbio de experiências, e ressaltou a importância do curso para o processo de cooperação na área da saúde. Em seguida, o Secretário da SGTES reforçou a importância da realização do curso em Saúde Global, enfatizando que este terá grande interface com as diversas áreas do governo que trabalham com a saúde.

Já o diretor da ABC falou da crescente cooperação, em especial na área de saúde, que o Brasil tem firmado, principalmente, com os países da América do Sul e da África de língua portuguesa e reforçou o apoio da agência a iniciativas como a do curso de especialização.

O presidente da Fiocruz encerrou a cerimônia de abertura dizendo que o curso é a primeira grande iniciativa do Núcleo Federal de Ensino da Rede de Escolas de Governo em Saúde. Ressaltou que a Diplomacia da Saúde é uma das prioridades na gestão atual do ministério e que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso servirão para compor a primeira biblioteca em Diplomacia e Saúde Global, que deve ser um centro de referência em pesquisas na área.

Buss falou também da necessidade de articulação com o Instituto Rio Branco (órgão responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros) para construção de um futuro mestrado profissionalizante na área e da possibilidade de expansão do curso de Saúde Global para outros países da América do Sul. Na ocasião, foi feita uma homenagem especial a José Roberto Ferreira, coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional da Fiocruz.

Política Externa e Saúde

Na conferência "As prioridades da Política Externa Brasileira", o embaixador Flávio Helmold Macieira fez um panorama da atual política externa do Brasil, elencando os principais pontos dessa política. Destacou as ações de cooperação internacional Sul-Sul, com destaque para África, e com a América do Sul, apontando que vivemos um renascimento do ideal Sul-Americano com a expansão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O embaixador falou também do importante papel que o Brasil assumiu no cenário internacional, capitaneando discussões decisivas como a entrada no Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU), as articulações com o G8 (união dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia) e melhores condições, para os paises em desenvolvimento, nas negociações internacionais de comércio.

Ao final da conferência, o Flávio Helmold fez uma reflexão sobre a diplomacia do futuro, apontando o papel cada vez mais importante que profissionais especialistas na área internacional terão na condução de questões como a saúde.

Na parte da tarde, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, ministrou a primeira aula do curso, abordando o tema da saúde global e os impactos que os processos de globalização e internacionalização tiveram na saúde.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos