Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Confira a programação do II Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde

De 13 a 16 de maio, o Rio de Janeiro receberá vários especialistas nacionais e internacionais para debater as abordagens avaliativas que tenham como preocupação a efetividade das ações e o uso/utilidade dos resultados para processos decisórios, durante o II Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde. O evento pretende fomentar o debate e renovar compromissos entre os diversos atores e instituições em torno das políticas e projetos de promoção da saúde.

O seminário é patrocinado pela Organização Latino-Americana dentro da IUPHE e abordará quatro eixos temáticos: a Política Nacional de Promoção da Saúde, determinantes sociais e/ou estilos de vida saudáveis; as metodologias de avaliação; a avaliação de programas e práticas de ensino, e a efetividade da PS.

A conferência de abertura está marcada para 16h, no auditório do Fecomércio, e tem como tema 'Challenges and Approaches on Health Promotion Effectiveness'. O palestrante convidado será David McQueen (Global Health Promotion/EUA). Além de painéis, discussões temáticas e debates, o seminário contará com a apresentação de 67 trabalhos na modalidade pôster.

Projeto AIPS promove oficina pré-seminário de Efetividade

Teve início na segunda-feira (12/05) a Oficina do Projeto Ação Intersetorial para o Desenvolvimento Local (AIPS), reunindo coordenadores locais com Louise Potvin, da Universidade de Montreal (Canadá). O encontro, que termina na terça-feira (13/05), busca promover uma interlocução com a experiência canadense no desenvolvimento de projetos colaborativos; fortalecer a troca de experiências entre os projetos a partir dos recortes intersetoriais locais; identificar as especificidades comuns, avanços e dificuldades dos projetos locais e discutir e apoiar o desenvolvimento dos projetos locais.

O projeto AIPS usa experiências e aprendizados adquiridos no primeiro convênio entre a ENSP e a Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA), para expandir os conceitos e práticas de promoção da saúde como parte da estratégia nacional de redução das iniqüidades sociais e a expansão da cidadania com desenvolvimento local sustentável. Agrega seis experiências selecionadas em todo o país: Manguinhos (Rio de Janeiro), Goiânia (Goiás), Recife (Pernambuco), Curitiba (Paraná), Campinas (São Paulo) e Sobral (Ceará).

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos