Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil lança edital para apoiar pesquisa e ensino

Gerenciado pela ENSP/Fiocruz, o Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil acaba de lançar, através da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), um edital para apoiar pesquisa e ensino direcionados ao estudo de grupos vulneráveis à tuberculose. Serão contemplados seis projetos, com recursos estimados de R$50 mil para cada um. As propostas devem ser enviadas para o portal do Fundo Global até o dia 30 de maio.

O Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil visa à aceleração do alcance das metas definidas para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, pretende dar início a novas atividades que possam contribuir para a redução da incidência, prevalência e mortalidade em virtude da doença.

O edital que acaba de ser lançado atuará em quatro linhas: o impacto de intervenção diagnóstica em presídios para o controle da tuberculose; o impacto da estratégia de busca do sintomático respiratório em emergências; o impacto do tratamento supervisionado da tuberculose em populações vivendo em situação de rua; e a avaliação da satisfação de usuários em relação aos serviços de saúde que desenvolvem atividades de controle da tuberculose.

De acordo com a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, trata-se de um projeto de fortalecimento e capacitação, que pretende dar início a novas atividades que possam contribuir para a melhoria da cobertura do Tratamento Supervisionado (DOTS) e à conseqüente redução de incidência, prevalência e mortalidade em virtude da doença. "Temos um problema de adesão ao tratamento da tuberculose. Como é longo, precisamos garantir o comprometimento do paciente. O tratamento supervisionado garante que o paciente tome o medicamento porque há um profissional de saúde ou o próprio serviço nessa supervisão. Entretanto, algumas alternativas como levar o tratamento ao paciente estão sendo estudadas. Há também um portal que disponibiliza todas as informações sobre o projeto, os materiais de campanha disponíveis para download, além de dados e relatórios técnicos sobre a doença no Brasil".

Segundo Portela, o Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil coloca a ENSP em posição privilegiada de troca de conhecimentos com organizações governamentais e organizações da sociedade civil, além de ser considerado um trabalho de ação. "Ele não é um projeto típico de pesquisa. É um projeto de implementação mesmo. O Fundo Global quer fortalecer a estratégia dos DOTS e melhorar os números da tuberculose no país. A tuberculose é uma doença com alta relevância epidemiológica, especialmente no Rio de Janeiro", disse.

Recentemente, a ENSP/Fiocruz incorporou à sua estrutura o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). "Todo esse esforço mostra que a Escola está disposta a se posicionar cada vez mais como um importante agente no combate à doença, seja provendo estímulo aos seus pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas, seja através da incorporação do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) à sua estrutura", destacou.

O Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil abrange 57 municípios das regiões metropolitanas de Belém, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Baixada Santista e Porto Alegre e o município de Manaus - áreas que concentram 45% dos casos de tuberculose no Brasil.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos