Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Rio, 26/04/2024

  • início
  • notícias
  • 66% dos profissionais de enfermagem relatam desgaste com a ocupação

NOTÍCIA

66% dos profissionais de enfermagem relatam desgaste com a ocupação

BRASÍLIA - As equipes de enfermagem hoje, no Brasil, somam 1,7 milhão de pessoas, correspondendo a cerca de 50% de todos os profissionais da saúde. Quase 60% dos enfermeiros, técnicos e auxiliares trabalham no setor público. Do total, 66% relatam desgaste com a profissão, 16,8% ganham até R$ 1 mil por mês e 15% da força de trabalho é masculina, proporção bem superior aos 3% de homens verificados no início da década de 1990.


Os dados fazem parte da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, divulgada pela Fiocruz e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) na tarde desta quarta-feira. Inédito, o estudo abrange uma amostra de 36 mil profissionais de aproximadamente 50% dos municípios brasileiros nas 27 unidades da Federação. O levantamento aponta que 46,6% dos entrevistados dizem que a população não os trata com cordialidade ou respeito.


- É forte na enfermagem o sentimento de que a sociedade não dá a ela o valor que ela merece ter - comenta a coordenadora geral do estudo, Maria Helena Machado, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. - Os baixos níveis salariais são alarmantes.


Na cerimônia de abertura do evento no qual a pesquisa foi divulgada, Manoel Neri, presidente do Cofen, cobrou do Ministério da Saúde ações práticas em defesa das equipes de enfermagem no Brasil. Ele lembrou que os profissionais estão na linha de frente dos principais programas do governo, como o Saúde da Família e a Rede Cegonha. Neri destacou a necessidade de melhorar as condições de trabalho e os ganhos salariais da categoria.

Fonte: O Globo online


 
--->

 

OBSERVATÓRIO EM RECURSOS HUMANOS
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, sala 706 - Manguinhos - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 21041-210 - Brasil
telefone: +55 (21) 2598-2612