Missão:
Garantir a qualidade e confiabilidade nos ensaios de contaminantes químicos e microbiológicos de compartimentos ambientais (solo, água, ar e biota), propiciando suporte aos projetos de pesquisas e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da ENSP/Fiocruz e Cooperação Técnica com instituições governamentais e não governamentais nas áreas de Saneamento e Saúde Ambiental, o que contribui para a melhoria da saúde da população brasileira.
Área de atuação:
O laboratório atua na detecção, monitoramento e avaliação do risco de contaminantes ambientais que interferem na saúde humana, tendo por objetivos principais:
Quantificar a contaminação química e microbiológica de compartimentos ambientais (solo, água, ar e biota), bem como, avaliar os impactos e os riscos desses contaminantes e propor medidas para sua mitigação. Assim, os setores do laboratório do DSSA desenvolvem e implementam metodologias analíticas específicas para o estudo de matrizes ambientais. As análises realizadas nos setores do laboratório do DSSA se dividem em dois grandes grupos: análises químicas e microbiológicas ou biológicas. No primeiro grupo, é possível agrupá-las em análises físico-químicas, de poluentes orgânicos, de poluentes inorgânicos, bioanalíticas e bioquímicas. No segundo grupo, há desde análises tradicionais, como colimetria total e termotolerantes, até protocolos em desenvolvimento, como testes ecotoxicológicos e bioensaios, além de técnicas de biologia molecular.
Objetivos:
Desenvolver metodologias de análise para determinar o nível de contaminação de matrizes ambientais, tais como, solo, água, ar e biota por contaminantes químicos e microbiológicos;
Promover suporte técnico para os projetos de pesquisas desenvolvidos no DSSA;
Produzir e implementar metodologias analíticas que possam dar suporte técnico às demandas institucionais na área de saneamento, saúde e meio ambiente;
Desenvolver e aplicar novas tecnologias analíticas para a avaliação e remediação da contaminação ambiental;
Avaliar as interações entre poluentes e a microfauna/microflora do solo e da água;
Avaliar a mobilidade e toxidade dos poluentes nas matrizes ambientais;
Desenvolver macroindicadores de poluição ambiental por meio de bioensaios;
Promover o aperfeiçoamento de profissionais voltados à promoção da saúde e meio ambiente;
Produzir e implementar metodologias analíticas que permitam cumprir a exigência da legislação vigente no país no que tange à área ambiental, como a Portaria n. 2914/2011, do Ministério da Saúde, e a Resolução do Conama nº 357/05;
Avaliar o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente e o próprio homem, além de propor mecanismos de mitigação desses efeitos;
Prestar serviço a órgãos públicos e privados na área de análises químicas e microbiológicas na avaliação da contaminação ambiental.
O Laboratório do DSSA atua nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu promovendo suporte técnico aos alunos de mestrado e doutorado, aos cursos de extensão, especialização e atualização, assim como orienta alunos de iniciação científica e tecnológica.
Presta assessoria a diversos órgãos na quantificação de contaminantes do meio ambiente; desenvolvimento de metodologias analíticas ainda não implementadas; capacitação de profissionais a respeito de técnicas de quantificação de contaminantes ambientais e elaboração de relatórios e validação de metodologias analíticas segundo as normas que definem a garantia da qualidade para laboratórios (ISO - 17025).
Responsável: Leticia Alves da Silva
Equipe: Maria de Lourdes Azevedo, Leticia Alves da Silva e Celso de Oliveira.
Colaboradores: Alena Mayo Iñiguez, Daniela Leles, Sheila Maria Ferraz Mendonça de Souza.
Contatos:
Telefone: 2598- 2512.
E-mail:
SETORES:
Bacteriologia Ambiental
Responsável: Jane da Costa Valentin Rego -
Substituta:
Ana Maria Luiz da Silva -Contatos:
Telefones: 2598-2777 e 2598-2512
E-mail: valentim@ensp.fiocruz.br
Cromatografia gasosa
Responsável: Danielle de Almeida Carvalho -
Substituta: Ana Paula Barbosa do Carmo -
Contatos:
Telefones: 2598-2802 e 2598-2512
E-mail: danny@ensp.fiocruz.br
Cromatografia líquida
Responsável: Elô de Oliveira Rodrigues -
Substituta: Letícia Alves da Silva -
Contatos:
Telefones: 2598-2802 e 2598-2512
E-mail: elo@ensp.fiocruz.br
Físico Química ambiental
Responsável: Marcelo Santos Sampaio -
Substituta: Sandra Ferreira de Oliveira -
Contatos:
Telefones: 2598-2800 e 2598-2512
E-mail: sampaio@ensp.fiocruz.br
sandraf@ensp.fiocruz.brAbsorção Atômica
Responsável:Letícia Alves da Silva -
Substituta: Elô de Oliveira Rodrigues -
Contatos:
Telefones: 2598-2802 e 2598-2512
E-mail: elo@ensp.fiocruz.br
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.