link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Laboratório: Palinologia - Departamento de Ciências Biológicas e Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp)


Missão:


Desenvolver metodologias que apontem para a construção de indicadores biológicos confiáveis, relacionando-os com as mudanças ambientais a níveis globais, regionais e locais, além de trazer significativas contribuições para a expansão do conhecimento nas áreas de saúde e ambiente em diferentes ecossistemas brasileiros, assim como nas áreas de saúde e doenças de populações indígenas pré-históricas do Brasil Central e do Nordeste do Brasil, além de grande benefício para as atuais populações do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara-PI. As propostas são desenvolvidas nas regiões da caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Amazônia e ecossistemas associados. Inaugurado em novembro de 2000, objetiva o entendimento das consequências múltiplas de ações antrópicas, tais como a fragmentação e o isolamento de populações, perda de habitats, contaminação e exploração.


Área de atuação:


Com base nas análises efetuadas por nosso grupo de pesquisa, intenciona-se desenvolver metodologias que apontem para a construção de indicadores biológicos, relacionando-os com mudanças ambientais diversas. As atividades de pesquisas utilizam materiais biológicos distintos: amostras de solo, sedimentos retirados de urnas funerárias, material arqueológico sedimentar, amostras de mel, amostras de pólen fresco, fezes fossilizadas e material de herbário (anteras frescas e herborizadas com ou sem flores).


Responsável: Sergio Augusto Miranda Chaves

Equipe: Jacqueline Thome (doutoranda); Thais Moraes de Brito (aluna de Iniciação Científica).

Colaboradores: Alena Mayo Iñiguez, Daniela Leles, Sheila Maria Ferraz Mendonça de Souza.

Contatos:

Telefone: 2598 -2666.

E-mail:

smiranda@ensp.fiocruz.br


 
Terça, 18 de Setembro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.