link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

LABORATÓRIO: Zoonoses - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (DCB)


Missão:


Realizar, de forma efetiva e oportuna, o diagnóstico laboratorial de zoonoses, em particular as causadas por parasitos, de importância para a vigilância epidemiológica.


Área de atuação:


Atualmente, o Laboratório de Zoonoses está desenvolvendo o projeto intitulado Análise Parasitológica das Areias de Praias da Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo longitudinal descritivo que objetiva principalmente realizar análise parasitológica de amostras de areias de praias, classificadas como próprias e impróprias, das cidades de Rio das Ostras e de Cabo Frio, no período de 12 meses. A balneabilidade das praias depende, dentre outros condicionantes, da contaminação parasitológica das areias, que pode ter origem humana, por meio do despejo irregular de efluentes sanitários ou a existência de córregos afluindo ao mar, assim como por fezes de animais domésticos, sendo responsável por níveis significativos de infecções (zoonoses), entre frequentadores das praias. A escolha desses dois municípios considerou os dados do Inea-RJ referentes à quantificação anual de contaminação por coliformes (em um espectro que variou de péssima a ótima, as condições de balneabilidade), realizada em suas praias, para o ano de 2013. A metodologia consiste em coletas periódicas das areias das praias selecionadas e posterior processamento, com diferentes técnicas parasitológicas apropriadas para o tipo de amostra utilizada. Ao final do projeto, espera-se contribuir para um diagnóstico mais abrangente, incluindo espécimes de parasitos para análise de balneabilidade das praias estudadas em favorecimento à saúde dos frequentadores. Outrossim, considerar, no órgão estadual de meio ambiente do Rio de Janeiro, a importância e viabilidade de incorporação desse tipo de análise ao ciclo laboratorial de medição da balneabilidade das praias fluminenses.


Responsável: Elizabeth Gloria Oliveira Barbosa dos Santos

Equipe: Emilson Domingos da Silva e Katia Vieira de Assis.

Contatos:

Telefone: 2598- 2580.

E-mail:

elizabeth@ensp.fiocruz.br


 
Segunda, 22 de Outubro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.