link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca




LABORATÓRIO: Paleoparasitologia Eduardo Marques - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (DCB)


Missão:


Desenvolver pesquisa na área de paleoparasitologia que consiste no estudo de parasitos encontrados em remanescentes da espécie humana e de outros animais recuperados de sítios arqueológicos, paleontológicos, ou de qualquer outra fonte em que se mantiveram preservados. Contribuindo assim, para o esclarecimento da origem e evolução das infecções e doenças parasitárias desde os períodos pré-históricos. A busca de resíduos de dieta é também realizada para a melhor compreensão do paleoambiente associando-se estes resultados aos resultados paleoparasitológicos. Os estudos realizados por profissionais e alunos deste laboratório resultam em publicações científicas, como: artigos, livros, testes, monografias, apresentações, dentre outros. Neste laboratório é mantida a Coleção de Coprólitos e Materiais de Interesse Paleoparasitológico Luiz Fernando Ferreira /ENSP, Fiocruz.


Área de atuação:


Origem e evolução das infecções e doenças parasitárias (paleoparasitologia e paleoepidemiologia); Estudo de parasitos em material arqueológico e paleontológico, com a recuperação de material genético antigo para reconstrução evolutiva das infecções parasitárias; Estudo das relações parasito-hospedeiro e a origem e evolução das doenças infecciosas, buscando; Utilização dos resultados paleoparasitológicos para uma melhor compreensão do cenário atual através das relações parasito-hospedeiro e a origem e evolução das infecções e doenças parasitárias, buscando desta forma traçar os possíveis caminhos de dispersão das doenças infecciosas e de seus hospedeiros.


Atividades:


Diagnóstico de formas imaturas de parasitos intestinais em material arqueológico e paleontológico com uso de técnicas de concentração e colorações especiais; Diagnóstico de DNA parasitário antigo em material arqueológico e paleontológico com o uso de técnicas moleculares; Busca de vestígios alimentares em material arqueológico através de técnica de microscopia óptica; Orientação de alunos desde a modalidade do Programa de Vocação Científica ao Stricto Sensu (mestrado e doutorado); Participação em eventos científicos com a apresentação dos estudos paleoparasitológicos e seus respectivos resultados, realizados neste laboratório com a colaboração de diferentes Instituições Científicas e Universidades.


Responsáveis: Dra. Shênia Patrícia Corrêa Novo e Dr. Luiz Fernando Rocha Ferreira da Silva


Equipe: Shênia Patrícia Corrêa Novo (Servidora/Pesquisadora), Natalina Jordão de Oliveira (Servidora/Analista de Gestão em Saúde), Marcus Vinicius Cardoso Machado da Costa (Servidor/Assistente Técnico de Gestão em Saúde), Davi Almada Gabriel (Aluno de Iniciação Científica), Érika Pereira Nicolich (Aluna de Mestrado)


Colaboradores: Dr. Sérgio Augusto de Miranda Chaves, Dra. Fernanda Nunes Santos, Rosemary Duarte, Dra. Joseli Maria da Rocha Nogueira e Dra. Sheila Maria Ferraz Mendonça de Souza.


Contatos:

Telefone: 2598-2587 e 2598-2735.

E-mail:

shenia@ensp.fiocruz.br


 
Quinta, 19 de Julho de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.