Missão:
Proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas referentes a novos métodos imunológicos de diagnóstico, ao aperfeiçoamento de metodologias tradicionais e à realização de estudos soro epidemiológicos de doenças infecto parasitárias na esfera clínica e ambiental. Além disso, desenvolve atividades docentes visando a capacitação de profissionais em saúde. O grupo possui parcerias em pesquisas, ensino e no apoio diagnóstico com diferentes Unidades da Fiocruz e Universidades Federais.
Área de atuação:
Produz pesquisas referentes a novos métodos imunológicos de diagnóstico; aperfeiçoa metodologias tradicionais e realiza estudos soro epidemiológicos de doenças infecto parasitárias na esfera clínica e ambiental. Integra o Grupo de Pesquisa Vigilância de Base Laboratorial de Doenças Infecciosas do CNPq. Desenvolve ensaios que permitem identificar fontes alimentares de insetos hematófagos, realiza exames laboratoriais para o diagnóstico das leishmanioses; investiga, por meio de técnicas imunológicas, a presença de antígenos parasitários veiculados pela água e pelo solo e, também, produz imunoglobulina Y (IgY) de Gallus gallus destinada ao preparo de kits de imunodiagnóstico de doenças transmissíveis.
Reação de imunoprecipitação para identificar fontes alimentares de insetos hematófagos;
Reação de imunoprecipitação para avaliar pureza e especificidade de soros hiperimunes;
Ensaio imunoenzimático (Elisa) para as Leishmanioses;
Ensaio imunoenzimático (Elisa) para Entamoeba histolytica;
Ensaio imunoenzimático (Elisa) para Giárdia lamblia;
Ensaio imunoenzimático (Elisa) para Cryptosporidium spp.
Ensaio imunoenzimático (Elisa) para identificar fontes alimentares de insetos hematófagos;
Eletroforese de proteínas;
Western blotting;
Ensaio imunocromatográfico;
Reação de imunofluorescência direta para identificar Cryptosporidium spp;
Reação de imunofluorescência indireta para as Leishmanioses;
Extração de antígenos parasitários;
Produção de soro hiperimune;
Purificação de imunoglobulinas.
Recebe alunos dos programas de Vocação Científica e Iniciação Científica, oferta e coordena disciplina no Curso Técnicas Laboratoriais em apoio à Vigilância Epidemiológica, do Programa de Ensino da Escola de Governo em Saúde, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENSP por meio da Subárea Abordagem Ecológica de Doenças Transmissíveis. Realiza o treinamento de profissionais vinculados ao setor público e privado.
Responsável: Valmir Laurentino Silva
Equipe: Rosemere Duarte, Antonio Teva, Fernanda Nunes Santos e Paula Borba Cruz.
Contatos:
Telefone: 2598-2588/2564-8985/2598-2592.
E-mail:
fernandasantos@ensp.fiocruz.br
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.