O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi criado em 1967 com a finalidade de atender prioritariamente a população moradora no Complexo de Manguinhos, no município de Rio de Janeiro, onde está localizado, e ser um campo estratégico de ensino e pesquisa para a ENSP/Fiocruz. Em um período de 30 anos, experimentou diversas configurações organizacionais que se transformaram por influência do movimento sanitário e da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O momento atual representa um grande desafio, pois permite resgatar a iniciativa experimentada no início do ano 2000. Naquele momento, o CSEGSF inovou ao implantar a Estratégia Saúde da Família (ESF) no território, regida por um convênio firmado entre a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, que conta ainda com uma unidade de atendimento dentro do território - a Clínica da Família Victor Valla. Nesse novo contexto, muda também a gestão da saúde no território, no que diz respeito à iniciativa Teias-Escola Manguinhos, que passa a ser responsabilidade do CSEGSF.
Por ano, o CSEGSF realiza aproximadamente 78 mil visitas domiciliares pela ESF e pelas visitadoras sanitárias, 64 mil exames laboratoriais, 33 mil atendimentos na farmácia, com entrega de medicamentos, 14 mil imunizações, 25 mil atendimentos médicos e 15 mil atendimentos feitos por outros profissionais de nível superior (nutricionistas, psicólogos e outros).
O atendimento no CSEGSF para os usuários é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.