link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Ambulatório e Laboratório de Saúde Pública

Laboratório de Toxicologia - Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh)


Missão:


Definir processos que orientem as atividades do laboratório de modo a garantir o cumprimento da sua política da qualidade, vinculado aos objetivos dos serviços do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP): promover e cuidar da saúde do trabalhador, como referência para o diagnóstico, e desenvolver ensino, pesquisa e tecnologia, incluindo as questões ocupacionais e ambientais.


Área de atuação:


O Laboratório de Toxicologia está subdividido em sete setores executores e um setor de coleta e amostragem. Eles têm caráter eminentemente técnico e são responsáveis pela realização das atividades referentes aos objetivos e metas estabelecidos anualmente, que envolvem as seguintes responsabilidades gerais:


- desenvolvimento e/ou implementação de métodos de análise de indicadores de exposição ocupacionais e ambientais, em conjunto com o(s) setor(es) fim(ns);

- elaboração de laudos parciais e resultados de análise;

- elaboração de protocolo/norma técnica analítica;

- participação em reuniões, comitês técnicos e/ou científicos específicos;

- operação e manutenção de equipamentos;

- controle de estoque básico de material necessário ao setor executor;

- ações específicas do Programa de Qualidade;

- orientação de alunos de estágio curricular, especialização, iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisão de pós-doutorado, tanto da Fiocruz como de instituições conveniadas.


As linhas de pesquisas e atividades desenvolvidas compreendem pesquisas realizadas nas áreas de exposição a agrotóxicos, biologia molecular, contaminantes emergentes, ecotoxicologia, indicadores de efeito, exposição a metais, exposição a solventes, particulados e fibras e poluentes orgânicos persistentes.


O Laboratório de Toxicologia desenvolve atividades para os segmentos de ensino, pesquisa e serviço. Nesse trinômio, atende a demandas recebidas dos Ministérios da Saúde (MS) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), de sindicatos e demais instituições organizadas. Em ensino, realiza atividades de natureza teórica e prática com o objetivo de solidificar os conhecimentos acerca dos temas: toxicologia, monitoramento ambiental e biológico, avaliação de risco químico, saúde do trabalhador e laboratórios de saúde pública. Na pesquisa, atende a projetos institucionais de fomentos nacionais e internacionais, bem como executa procedimentos e atividades com intuito de desenvolver métodos e/ou ferramentas de diagnóstico laboratorial, com vistas à identificação e quantificação da exposição a substâncias químicas de interesse ocupacional, ambiental e social.
 
Realiza, ainda, exames toxicológicos e demais ensaios biológicos cujo objetivo é auxiliar no diagnóstico de exposição ocupacional/ambiental a contaminantes químicos.
 
Contatos:
 
Telefone: 2598-2985
 
Equipe: Ana Cristina Rosa Simões, Fátima Moreira, Fernanda Pereira Baptista, Josino Costa Moreira, Leandro Vargas Barreto de Carvalho, Renato Marçullo Borges, Sergio Rabello Alves, Simone Mitri, Thelma Pavesi, Thomas Krauss, Ariane Leites Larentis, Paula de Novaes Sarcinelli, Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos, Eline Simões Gonçalves, Mario Sergio Amorim, Regina Aderne de Almeida Gomes, Tatyane Santos, Lucineide Martins, Juliana Monteiro Bastos da Silva e Fábio Veríssimo Correia.
 
Alunos e colaboradores: Angélica Cardoso Pereira, Amanda Isabel Soares Ferreira Ginuino, Barbara Rotas, Carolyna Pinto Silva do Nascimento, Caroline Lima, Cristiane Barata Silva, Daniel Valente Soares do Santos, Enrico Mendes Saggioro, Glauciene Paula de Souza Marcone, Iasmin Almeida Rodrigues de Carvalho, Isabele Campos Costa-Amaral, Jose Carlos Areas, Marcela Valente, Sayonara Vieira de Azevedo, Thaís Pedrete, Victor Oliva Figueiredo e Vinicio Soares de Castro.
 
Responsáveis pela qualidade: Juliana Monteiro Bastos da Silva e Zilda Therezinha de Jesus.
O Laboratório de Toxicologia do Cesteh segue orientações baseadas na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

 
Quarta, 17 de Janeiro de 2018

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.