link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca

Sobre o Site


O Portal ENSP tem o objetivo de divulgar e incentivar uma nova forma de gestão e compartilhamento do conhecimento produzido na Escola. Nele, estarão refletidas todas as áreas do conhecimento produzido pelos departamentos, centros e núcleos, áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviços.

Em 1996, foi criada a primeira página da ENSP na internet. A partir daí, várias versões foram publicadas, culminando na atual, lançada em março de 2008. A nova proposta do Portal ENSP insere-se no conceito de portal corporativo, porque oferece um conjunto de aplicativos que consolida, gerencia, analisa e distribui informações da instituição, não só internamente como também para o ambiente externo. Nesse ambiente, o conceito de "rede de informação e comunicação" se efetiva, pois os usuários são de fato, ou potencialmente, produtores e consumidores de informação, e a comunicação se dá de forma multidirecional.

Os portais corporativos são baseados em funcionalidades para a gerência de atividades específicas na organização, como pesquisa, ensino e recursos humanos. Essa quarta geração de portais envolve a integração de aplicativos corporativos com o portal, de forma que os usuários possam executar transações, ler, gravar e atualizar dados pessoais e da instituição. O objetivo é tornar o portal um ponto de acesso único a todas as informações da organização, que sirva tanto ao público interno como ao externo.

Entre as características básicas de um portal corporativo temos:

  • plataformas de auto-serviços;
  • integração total com aplicações;
  • ferramentas de colaboração e de trabalho;
  • serviços de informação;
  • mecanismo de busca;
  • integração com CMS (Content Management System) para autoria e publicação descentralizada;
  • personalização;
  • colaboração;
  • senha única de acesso a todas as aplicações (Single Sign On).

A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ ENSP) é responsável pelo desenvolvimento e pela manutenção do Portal da Escola, que inclui: definição de navegação, organização das informações, estrutura, atualização e programação visual. À CCI/ENSP compete gerenciar as informações institucionais na Internet, possibilitando o intercâmbio entre os departamentos, e divulgar as atividades aqui realizadas. O material publicado neste Portal deve estar de acordo com as normas de publicação eletrônica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Governo Federal, cabendo à CCI atuar como mediadora entre a ENSP e a Fiocruz para o cumprimento destas regras.

 
Sexta, 29 de Agosto de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter orkut youtube
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons