Projeto de Pesquisa

Objetivo geral

Analisar as condições de acesso e demandas por serviços de saúde em cidades fronteiriças do Mercosul e discutir repercussões dos processos de integração regional sobre os sistemas de serviços de saúde dos países membros.

Objetivos específicos

Identificar e analisar as ações demandadas pela população fronteiriça nos serviços de saúde locais, mecanismos utilizados para o acesso, fluxos formais e informais entre os serviços na região e estratégias de resposta de gestores locais às pressões por atendimento.

Caracterizar repercussões do avanço do movimento de integração regional na demanda de acesso às ações e aos serviços de saúde em cidades fronteiriças do MERCOSUL.

Analisar semelhanças e diversidades da organização dos sistemas e modelos de atenção à saúde de países do MERCOSUL e as suas implicações para o acesso aos serviços de saúde em cidades de fronteira.

Produzir conhecimentos que subsidiem a análise de impactos no acesso às ações e aos serviços de saúde do SUS associados aos processos de avanço do Mercosul que apóiem a formulação de programas e políticas públicas específicas, universais, integrais e regionalizadas.

 

texto (formato PDF) Projeto Saúde nas Fronteiras