Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 23 de maio

No dia 23 de maio, três dissertações de mestrado em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentadas na ENSP. Confira!

Estudo analisa a assistência farmacêutica no sistema de saúde de Moçambique

No dia 20 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública A Assistência Farmacêutica no Sistema de Saúde de Moçambique: um olhar sobre a aquisição de medicamentos no setor público, por Marta Sachy, na sala 32 do Cesteh/ENSP, a partir das 14 horas.

Pesquisa analisa morbimortalidade por Aids nas regiões administrativas do município do RJ

No dia 19 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Avaliação multicritério das condições de vida e morbimortalidade por Aids nas Regiões Administrativas do município do Rio de Janeiro, por Ana Paula da Cunha, a partir das 14 horas, na sala 502 do prédio da ENSP.

 

Estudo apresenta perfil das vítimas de acidentes envolvendo motocicletas no Rio de Janeiro

No dia 4 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Acidentes de transportes terrestres envolvendo motocicletas no município do Rio de Janeiro: perfil das vítimas e caracterização dos eventos, por Ana Carolina Brito de Araujo Dias, na sala 411 da ENSP, a partir das 9h30.

Cuidado em saúde nas mulheres com HIV/Aids do Rio de Janeiro é tema de mestrado na ENSP

No dia 29 de abril, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Cidadãs Posithivas: ativismo e cuidado em saúde entre mulheres com HIV/Aids, no Rio de Janeiro, por Luciana Corrêa de Sena Cajado, na sala 404 da ENSP, a partir das 9 horas.

Doutorado da ENSP trata da questão dos esteroides anabolizantes androgênicos

No dia 28 de abril, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Entre tiro, porrada e bomba: esteroides anabolizantes androgênicos, gerencialismo arriscado e os discursos médicos moralizantes, por Danielle Ribeiro de Moraes, a partir das 13h30, na sala 202 da EPSJV/Fiocruz.

Bombeiros sofrem com doenças relacionadas ao trabalho

O trabalho dos bombeiros militares do município do Rio de Janeiro pode afetar a saúde deles? Pode-se correlacionar às causas de afastamento médico dos trabalhadores as atribuições específicas de cada especialidade existente na instituição? Essas questões norteiam a dissertação de Luiz Antonio de Almeida no mestrado em Saúde Pública da ENSP, sob a orientação do pesquisador Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e co-orientação de Renato José Bonfatti. O aluno, que é cabo bombeiro militar, partiu da hipótese de que a intensificação do trabalho da categoria e os anos de dedicação ao ofício colocam-se como fatores potenciais para o desenvolvimento de diversas doenças relacionadas às suas atividades. A pesquisa, num universo de 2.454 trabalhadores, identificou as cinco doenças mais detectadas nessa categoria. Em primeiro lugar, com 26 registros está a lombalgia com ciática, em segundo os transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia com 25 registros, em terceiro os transtornos internos de joelho com 18 registros, em quarto com 16 registros os episódios depressivos graves com sintomas psicóticos e, em último está a dor lombar baixa com 13 registros.

Programa de Saúde Pública: duas dissertações movimentam Escola na segunda-feira (25/4)

No dia 25 de abril, duas dissertações, uma de mestrado acadêmico e outra de profissional, ambas do Programa em Saúde Pública, serão apresentadas na ENSP. Os trabalhos abordam o papel da Fiocruz Brasília e a tragédia de uma escola em Realengo, no Rio de Janeiro. Confira os títulos, alunos e orientadores de cada trabalho.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.