Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Pesquisa analisa incorporação da categoria território nos estudos de saúde e ambiente

No dia 30 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública A categoria 'território' e sua incorporação nos estudos de saúde e ambiente, por Elisa Cruz de Simoni, a partir das 14 horas, na sala 113 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJ/Fiocruz).

Nova plataforma reúne dados da Capes e da pós-graduação brasileira

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, no ínicio do mês, o novo Sistema de Disseminação de Informações (SDI), ferramenta que compila dados da agência e da pós-graduação brasileira. Entre as novidades oferecidas pelo sistema está a possibilidade de consultar todos os bolsistas da agência por meio de diferentes indicadores. Um dos principais módulos do SDI é o novo portal Transparência Capes, no qual é possível pesquisar os bolsistas da Capes por nome, CPF, instituição de ensino ou por programa da agência. Os dados são classificados por nível de ensino e programa de pagamento de bolsas e auxílios da Capes, extraídos dos sistemas de pagamento de bolsas no país, bolsas no exterior e auxílio à pesquisa.

Programas de Saúde Pública e Epidemiologia com inscrições abertas para candidatos estrangeiros no 'stricto sensu' 2017

Os candidatos estrangeiros interessados nas vagas de mestrado e doutorado (2017) dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) podem se inscrever até dia o 18 de julho na Plataforma Siga Stricto Sensu. Tanto para o mestrado como para o doutorado, o candidato estrangeiro deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, o qual, posteriormente, deverá ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado, via correio eletrônico, com a documentação exigida na inscrição (essa última em formato PDF), para ceci@ensp.fiocruz.br contendo a área de concentração de seu interesse. O Programa de Saúde Pública oferecerá cinco vagas para o doutorado e até cinco vagas para o mestrado; já o Programa de Epidemiologia ofertará seis vagas para o doutorado e até sete vagas para o mestrado. 

Cuidado centrado no paciente nos serviços de saúde é tema de pesquisa da ENSP

Identificar e descrever as estratégias dos governos e organizações não governamentais de alguns países para alcançar o cuidado centrado no paciente nos serviços de saúde. Esse foi o objetivo da pesquisa da aluna do mestrado em Saúde Pública da ENSP, Patricia Helena Goulart Gomes, desenvolvida por meio de revisão documental, em portais de governo e organizações não governamentais, de países onde existe estratégia definida para melhoria da qualidade do cuidado em saúde. Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil foram os países estudados. O monitoramento do cuidado centrado no paciente é realizado, nesses países, aplicando-se pesquisas de satisfação do paciente com o cuidado. Patrícia explicou que a capacitação dos profissionais, a facilitação do acesso dos pacientes às informações a respeito de sua saúde (letramento em saúde) foram as estratégias mais comuns para colocar o paciente no centro do cuidado nos países estudados. "A partir do início do século XXI, a inclusão do cuidado centrado no paciente tornou-se item fundamental nas reformas dos sistemas de saúde dos países selecionados."

Dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP em 30/5

No dia 30 de maio, cinco dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP. Sendo quatro em Saúde Pública e uma em Epidemiologia em Saúde Pública. Confira!

Estudo analisa políticas de saúde voltadas aos adolescentes usuários de drogas na Bahia

No dia 30 de maio, apresentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública As políticas públicas de saúde voltadas aos adolescentes usuários de drogas no município de Vitória da Conquista ? BA, por Luana Valério Santana da Silva, na sala 2 da Faculdade Independente do Nordeste, a partir das 14h. 
 

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 23 de maio

No dia 23 de maio, três dissertações de mestrado em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentadas na ENSP. Confira!

Estudo analisa a assistência farmacêutica no sistema de saúde de Moçambique

No dia 20 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública A Assistência Farmacêutica no Sistema de Saúde de Moçambique: um olhar sobre a aquisição de medicamentos no setor público, por Marta Sachy, na sala 32 do Cesteh/ENSP, a partir das 14 horas.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.