Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Pesquisa analisa qual limite para uso da força policial

No dia 23 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Andando na corda bamba: qual o limite para o uso da força policial militar? Por Marcelle Braga Barbosa, a partir das 14 horas, na sala 39 do prédio do Cesteh/ENSP. 

Apresentações de dissertações de mestrado na ENSP na quinta-feira (27/4)

Na quinta-feira, 27 de abril, serão apresentadas três dissertações de mestrado na ENSP, sendo uma na modalidade profissional. Confira. 

Pesquisa analisa categoria de gênero na política de saúde familiar comunitária da Bolívia

No dia 11 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Categoria de Gênero na Política de Saúde Familiar Comunitária e Intercultural da Bolívia (2008-2014), por Nadia Liliana Revelo Bolívar, a partir das 13 horas, na sala 41 do prédio do Cesteh/ENSP.

Pesquisa da ENSP analisa assistência de saúde às gestantes presidiárias de Maputo, Moçambique

A realidade das  gestantes e puérperas presidiárias e das crianças de 0 a 5 anos que coabitam com as mães no Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres de Ndlavela em Maputo, Moçambique, em África, está distante do que é preconizado nos acordos internacionais sobre a assistência sanitária às crianças e à vivência da gestação durante o cumprimento das penas privativas de liberdade. A conclusão é da pesquisa do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Edgar Luís Arinde, orientado pelos pesquisadores Alexandra Augusta Margarida Maria Roma Sánchez, Marly Marques da Cruz e Maria Helena Magalhães de Mendonça. De acordo com Ministério da Saúde de Moçambique, a atenção pré-natal das gestantes presidiárias consiste na matriz dos exames laboratoriais de rotina, prescrição de sal ferroso com ácido fólico, exame físico e obstétrico, auscultação dos batimentos cardíacos fetais, palpação e verificação da altura uterina. Os relatos das entrevistadas informam que, em caso de doença, as preocupações delas são desqualificadas, principalmente no período noturno, por parte dos profissionais de segurança penitenciária.

Estudo da ENSP analisa área de saúde do trabalhador do município do RJ

Estudo da aluna de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Lorena Cristina Ramos Vianna, aponta a Vigilância em Saúde do Trabalhador como instância privilegiada na transformação da relação saúde-trabalho.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.