Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Estudo da ENSP detecta leishmaniose em animais de moradores do Campus Fiocruz da Mata Atlântica

Avaliar, por meio de diferentes métodos laboratoriais, a soroprevalência da leishmaniose, toxoplasmose e leptospirose nos cães, gatos e aves de produção pertencentes aos moradores do Campus Fiocruz da Mata Atlântica (CFMA) e arredores, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi o objetivo da dissertação do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP Renato Orsini Ornellas, sob orientação do pesquisador Fabiano Borges Figueiredo. A região estudada representa, atualmente, uma das principais frentes de crescimento urbano no município do Rio de Janeiro, situando-se numa fronteira entre o ecossistema natural e o antrópico (modificado pelo ser humano), sendo composto de seis comunidades que somam 220 unidades habitacionais e 821 moradores. Nesse contexto, conforme relata Ornellas, a presença de animais de companhia (cães e gatos) e de criação (equinos, bovinos, suínos, aves) soltos no interior do CFMA proporciona um cenário de intensa interação entre humanos, seus animais e a fauna silvestre, compondo um ambiente favorável à transmissão de patógenos causadores de zoonoses. Os resultados apresentados nesse estudo, realizado  no período entre 2012 e 2014, demonstram a soroprevalência de Leishmania sp.Toxoplasma gondii e Leptospira spp. em cães, gatos, galinhas e patos residentes em ambiente antropizados da Mata Atlântica, no município do Rio de Janeiro. ?É possível, ainda, correlacionar essa soroprevalência entre essas espécies de animais domésticos e o ambiente de moradia?, analisa.

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 13 de junho

No dia 13 de junho, apresentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública e defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública na ENSP. Confira!

Pesquisa analisa agricultura urbana brasileira frente aos desafios do cenário do saneamento urbano

No dia 30 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública A agricultura urbana brasileira frente aos desafios do cenário do saneamento urbano brasileiro, por Anna Beatriz Torres, a partir das 10 horas, na sala 403 do prédio da ENSP. Confira.

ENSP divulga orientações para inscrição, seleção e matrícula para cursos de inverno e disciplinas do 2º semestre

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) divulga orientações para inscrição, seleção e matrícula dos cursos de inverno e disciplinas do 2º semestre dos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. Para os alunos ENSP, o prazo para matrícula é de 1º a 7 de junho, e os procedimentos estão disponíveis na página de cada programa. Para os candidatos externos à Escola, o período de inscrição vai de 13 a 20 de junho. Conforme alerta o Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), é importante ficar atento à grade completa das disciplinas e dos cursos de inverno oferecidos pelos programas que aceitam alunos externos como clientela. Além disso, informa que somente no dia 12 de junho será divulgada a lista das disciplinas com vagas disponíveis, as canceladas e aquelas com vagas esgotadas para alunos externos. Acesse a Plataforma Siga e confira os procedimentos.  

Pesquisa analisa qual limite para uso da força policial

No dia 23 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Andando na corda bamba: qual o limite para o uso da força policial militar? Por Marcelle Braga Barbosa, a partir das 14 horas, na sala 39 do prédio do Cesteh/ENSP. 

Apresentações de dissertações de mestrado na ENSP na quinta-feira (27/4)

Na quinta-feira, 27 de abril, serão apresentadas três dissertações de mestrado na ENSP, sendo uma na modalidade profissional. Confira. 

Pesquisa analisa categoria de gênero na política de saúde familiar comunitária da Bolívia

No dia 11 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Categoria de Gênero na Política de Saúde Familiar Comunitária e Intercultural da Bolívia (2008-2014), por Nadia Liliana Revelo Bolívar, a partir das 13 horas, na sala 41 do prédio do Cesteh/ENSP.

Pesquisa analisa (In)Segurança alimentar e nutricional de trabalhadores terceirizados

No dia 10 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública (In)Segurança alimentar e nutricional de trabalhadores terceirizados em uma unidade de alimentação e nutrição pública: implicações da precarização do trabalho na saúde, por Ariana de Oliveira Tavares, a partir das 9h30, na sala 408 do prédio da ENSP. 

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.