Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Estudo apresenta perfil das vítimas de acidentes envolvendo motocicletas no Rio de Janeiro

No dia 4 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Acidentes de transportes terrestres envolvendo motocicletas no município do Rio de Janeiro: perfil das vítimas e caracterização dos eventos, por Ana Carolina Brito de Araujo Dias, na sala 411 da ENSP, a partir das 9h30.

Cuidado em saúde nas mulheres com HIV/Aids do Rio de Janeiro é tema de mestrado na ENSP

No dia 29 de abril, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Cidadãs Posithivas: ativismo e cuidado em saúde entre mulheres com HIV/Aids, no Rio de Janeiro, por Luciana Corrêa de Sena Cajado, na sala 404 da ENSP, a partir das 9 horas.

Doutorado da ENSP trata da questão dos esteroides anabolizantes androgênicos

No dia 28 de abril, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Entre tiro, porrada e bomba: esteroides anabolizantes androgênicos, gerencialismo arriscado e os discursos médicos moralizantes, por Danielle Ribeiro de Moraes, a partir das 13h30, na sala 202 da EPSJV/Fiocruz.

Cursos de Inverno: mudanças nos procedimentos de matrícula para alunos ENSP

Na próxima segunda-feira, dia 25, iniciam-se as inscrições para os interessados nos Cursos de Inverno oferecidos pelos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública. Os responsáveis pelos alunos de mestrado e doutorado da ENSP alertam sobre as mudanças nos procedimentos para a matrícula desses alunos nos cursos de inverno 2016, sugerindo a leitura do documento que está disponível na Plataforma SIGA, no link de cada um dos programas. A matrícula dos alunos da ENSP deverá, obrigatoriamente, ser realizada no período de 25 de abril a 6 de maio. Matrículas após este prazo não serão aceitas. 

Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos

Uma série de ações em saúde e vigilância sanitária já estão sendo implementadas na cidade do Rio de Janeiro visando os jogos olímpicos, que ocorrerão no mês de agosto. Todo o planejamento é realizado em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, integrando atendimento e vigilância epidemiológica. O Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um traz em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Mas será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas efetivamente preventivas? O que pode acontecer? Para debater essas e outras questões, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retorna para mais um encontro, no dia 27 de abril, com o tema A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. Marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, o Ceensp conta com as participações de Cláudio Henriques (Devit/SVS), Arnaldo Lassance (ENSP/Fiocruz) e Rodolfo Nunes (Anvisa). Na ocasião, ocorrerá o lançamento do jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa.

Dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP em 18/4

No dia 18 de abril, duas dissertações de mestrado acadêmico, uma do programa de Epidemiologia em Saúde Pública e outra do programa de Saúde Pública, serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores de cada trabalho.

Pesquisa analisa implementação da Rede de Atenção Psicossocial do Rio de Janeiro

No dia 13 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública O apoio institucional na implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): o caso do estado do Rio de Janeiro, por Naila Pereira Souza, a partir das 9h30, na sala 2 do salão internacional da ENSP.

Dissertações de mestrado profissional na Bahia prosseguem na terça-feira (12/4)

No dia 12 de abril, duas dissertações de mestrado profissional em Saúde Pública serão apresentadas na Faculdade Independente do Nordeste, em Vitória da Conquista, na Bahia. Os trabalhos fazem parte do programa Direito e Saúde, que teve como objetivo formar profissionais dos campos da saúde e da ciência jurídica, na busca de promover maior qualidade de suas atuações na Secretaria Municipal de Saúde, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e Instituições de Ensino Superior de Vitória da Conquista/BA, por meio da modelagem de projetos de intervenção, infraestrutura e atenção diferenciada às populações dessa região.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.