Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Pesquisa analisa carteira de serviços do município do Rio e ações em saúde na Atenção Básica

No dia 9 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública A Carteira de Serviços do município do Rio de Janeiro e o monitoramento das ações em saúde na Atenção Básica no Brasil, 2012, por Bianca Alves Salazar, a partir das 14 horas na sala 410 do prédio da ENSP. 

Nota Pública do Fórum de Coordenadores de Pós em Defesa do SUS e do Estado Democrático de Direito

Reunidos em Florianópolis nos dias 1º e 2 de junho de 2016, os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Brasil vêm expressar sua veemente posição de proteção e defesa dos princípios constitucionais que delinearam o Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista da população brasileira e resultado do movimento de reforma sanitária ensejado nos anos 1970, que deram origem à criação desses programas de pós-graduação. Nesse momento em que direitos e pautas sociais se veem ameaçados, assim como o próprio Estado Democrático de Direito, o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva expressa sua preocupação com a defesa da democracia, com o direito à saúde e à educação.

Cuidado centrado no paciente nos serviços de saúde é tema de pesquisa da ENSP

Identificar e descrever as estratégias dos governos e organizações não governamentais de alguns países para alcançar o cuidado centrado no paciente nos serviços de saúde. Esse foi o objetivo da pesquisa da aluna do mestrado em Saúde Pública da ENSP, Patricia Helena Goulart Gomes, desenvolvida por meio de revisão documental, em portais de governo e organizações não governamentais, de países onde existe estratégia definida para melhoria da qualidade do cuidado em saúde. Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil foram os países estudados. O monitoramento do cuidado centrado no paciente é realizado, nesses países, aplicando-se pesquisas de satisfação do paciente com o cuidado. Patrícia explicou que a capacitação dos profissionais, a facilitação do acesso dos pacientes às informações a respeito de sua saúde (letramento em saúde) foram as estratégias mais comuns para colocar o paciente no centro do cuidado nos países estudados. "A partir do início do século XXI, a inclusão do cuidado centrado no paciente tornou-se item fundamental nas reformas dos sistemas de saúde dos países selecionados."

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 23 de maio

No dia 23 de maio, três dissertações de mestrado em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentadas na ENSP. Confira!

Estudo analisa a assistência farmacêutica no sistema de saúde de Moçambique

No dia 20 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública A Assistência Farmacêutica no Sistema de Saúde de Moçambique: um olhar sobre a aquisição de medicamentos no setor público, por Marta Sachy, na sala 32 do Cesteh/ENSP, a partir das 14 horas.

Pesquisa analisa morbimortalidade por Aids nas regiões administrativas do município do RJ

No dia 19 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Avaliação multicritério das condições de vida e morbimortalidade por Aids nas Regiões Administrativas do município do Rio de Janeiro, por Ana Paula da Cunha, a partir das 14 horas, na sala 502 do prédio da ENSP.

 

Pesquisa analisa demanda e utilização do acolhimento noturno em Caps do Rio de Janeiro

No dia 16 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Demanda e utilização do acolhimento noturno em Centro de Atenção Psicossocial III na cidade do Rio de Janeiro, por Ana Adler Vainer, a partir das 9 horas, na sala 410 do prédio da ENSP.

Percepção dos profissionais de saúde na atenção à saúde do idoso é tema de mestrado na ENSP

No dia 11 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Percepção dos profissionais de saúde sobre a atenção à saúde do idoso em uma unidade de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro, por Gilmara Valadão da Silva, na sala 928 da ENSP, a partir das 10 horas.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.