Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Mestrado e doutorado ENSP 2017: último dia de inscrição

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado 2017. As chamadas públicas para os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP estarão disponíveis até o dia 27 de setembro de 2016, e as inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Fiocruz. Candidatos residentes no município do Rio de Janeiro deverão, obrigatoriamente, entregar o formulário de inscrição, com a documentação exigida, no Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), localizado no prédio da ENSP. Aqueles que residem em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro ou em outros estados do país poderão entregar pessoalmente a documentação impressa no Seca (de acordo com o exigido para os candidatos residentes no município do Rio de Janeiro) ou enviá-la por correio eletrônico. Confira os editais.

Pesquisa analisa a favela da Maré e seus complexos

No dia 30 de agosto, apresentação de dissertação de mestardo em Saúde Pública A Maré e seus complexos: desvelando o território da favela MacLaren, por Roberta Lemos Gadelha da Silva, a partir das 9 horas, na sala 700 do prédio da Expansão.

Três décadas da 8ª CNS: 62 anos da ENSP resgata a essência da reforma sanitária

Na semana de 12 a 16 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebrará seu aniversário de 62 anos relembrando um dos principais momentos de luta pela universalização da saúde no Brasil, a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema, Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a ENSP, além de resgatar a importância histórica do evento, pretende alertar para os diversos ataques à democracia e ao Sistema Único de Saúde da atual conjuntura. A conferência de abertura, cujo tema é A importância histórica da 8ª Conferência Nacional de Saúde, será proferida pelo ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e homenageará o professor Hésio Cordeiro e os membros do comitê assessor da 8ªCNS. A semana de aniversário da ENSP reunirá atividades acadêmicas, científicas e culturais, sendo destinada a alunos, professores, pesquisadores, profissionais de saúde e toda a comunidade Fiocruz.

Pesquisa analisa medicalização, diagnósticos e prescrição de psicotrópicos para crianças

A defesa de doutorado em Saúde Pública Medicalização, diagnósticos e prescrição de psicotrópicos para crianças em idade pré-escolar: práticas discursivas de médicos que trabalham com crianças, que seria defendida nesta segunda-feira (15/8), por Mariana Nogueira Rangel Pande, foi cancelada. Uma nova data será remarcada pela Secretaria de Gestão Acadêmica.

Estudo da ENSP aborda relações trabalho-saúde

?Ainda que a Fiocruz seja um espaço de construção e disseminação de conhecimento do campo conceitual e político da Saúde do Trabalhador (ST), no cotidiano das práticas, encontra dificuldades para implementar ações sob essa perspectiva. Apesar de alguns avanços na constituição de um trabalho multiprofissional, ainda há muito que se avançar, havendo pouca integralidade, dificultando ações interdisciplinares e participativas. Além disso, é observado que há dificuldades de incorporar a concepção do trabalhador como agente transformador da realidade que lhe causa dano.? Foi o que concluiu a aluna Maria Cristina Jorge de Carvalho em sua dissertação de mestrado em Saúde Pública da ENSP. Ela indica um caminho para que as práticas de saúde no trabalho sejam executadas sob a perspectiva do campo conceitual da ST: a construção de políticas institucionais não somente abarcando o que a legislação menciona, mas considerando as especificidades de cada instituição, avançando no conceito da ST, com todos os eixos que o campo preconiza. Maria Cristina ainda aponta a necessidade de maior articulação entre setores intra e interinstitucionais, ações de vigilância e, também, a promoção da participação e o diálogo com os trabalhadores, visando à melhoria dos processos e aperfeiçoamento das condições de trabalho. A eliminação/minimização das relações de trabalho tensas e desgastantes também está incluída, ressalta.

Pesquisa analisa conduta de profissionais em relação a doenças periodontais e doenças cardiovasculares

No dia 29 de julho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Conhecimento e conduta dos profissionais de saúde diante da relação entre as doenças periodontais e as doenças cardiovasculares: uma revisão de literatura, por Juliana Dummel, a partir das 10 horas, na sala 404 do prédio da ENSP. 

Apresentações de dissertações de mestrado na ENSP na sexta-feira (29/7)

Na sexta-feira, 29 de julho, duas dissertações de Mestrado profissional em Trabalho, Saúde e Ambiente e Movimentos Sociais serão apresentadas na ENSP. Confira!

Apresentações de dissertações de mestrado na ENSP na sexta-feira (29/7)

Na sexta-feira, 29 de julho, duas dissertações de Mestrado profissional em Trabalho, Saúde e Ambiente e Movimentos Sociais serão apresentadas na ENSP. Confira!

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.