Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Pesquisa analisa prevenção e vigilância em saúde do trabalhador

No dia 19 de dezembro, apresentação de mestrado em Saúde Pública Prevenção e Vigilância em saúde do Trabalhador: avanços e desafios no âmbito do centro de referência em saúde do trabalhador do município do Rio de Janeiro, por Lorena Cristina Ramos Vianna, a partir das 9 horas, na sala 2 do salão internacional da ENSP. 

Especialização em Saúde Pública prorroga inscrições

Foram prorrogadas, até 25 de janeiro de 2017, as inscrições para o curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. 

Pesquisa analisa saúde do campo no assentamento Tiradentes na Paraíba

No dia 26 de setembro, a presentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Saúde do Campo no assentamento Tiradentes, em Mari, na Paraíba, por Camila Góes da Silva, a partir das 14 horas, na sala 408 do prédio da ENSP. 

Pesquisa analisa microvestígios vegetais em cálculos dentários humanos do Sambaqui de Cabeçuda

No dia 23 de setembro, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Análise de microvestígios vegetais em cálculos dentários humanos do Sambaqui de Cabeçuda, por Ana Carolina Figueiredo Viana Jorge, a partir das 14 horas, na sala 406 do prédio da ENSP. 

Mortalidade hospitalar de idosos é tema de pesquisa da ENSP

No Brasil, os idosos constituem a faixa etária que mais cresce no país trazendo desafios e preocupação para diversas áreas, entre as quais o cuidado em saúde. Um estudo da ENSP observou maior chance de morrer nas idades mais avançadas, nas internações por doenças cerebrovasculares, nos casos com presença de comorbidades mais graves, nas internações em que a pneumonia e a perda de peso foram registradas como diagnóstico secundário, nas admissões por urgência, na especialidade de clínica médica e nas internações em que houve uso de Unidade de Terapia Intensiva. Nesse contexto, a dissertação da aluna de mestrado em Saúde Pública, Paula Brito Cordeiro, orientada pela pesquisadora Mônica Silva Martins, analisa as altas taxas de hospitalização e a tendência a internações mais frequentes e prolongadas, que tornam cada vez mais evidente a importância do monitoramento da qualidade do cuidado hospitalar prestado à população idosa. Esse estudo concentra-se sobre assistência hospitalar prestada ao idoso no Sistema Único de Saúde nos quatro estados da Região Sudeste entre 2011 e 2012. 

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.