Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Doenças crônicas não transmissíveis: situação atual e novos desafios

Problemas cardiovasculares e respiratórios, câncer e diabetes são algumas das doenças crônicas não transmissíveis que acometem todo país e preocupam o setor público de saúde. Baseado nesse tema, o pesquisador Eduardo Maranhão apresentou Grandes desafios das doenças crônicas não transmissíveis: situação, avaliação pelo método Delphi, sistematização de metas e pesquisas necessárias para atingi-las, em sessão científica na ENSP na segunda-feira (23/06). O arquivo está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Jornada de Iniciação Científica acontece nos dias 4 e 5 de junho

Entre os dias 4 e 5 de junho, a ENSP, em parceria com o ICICT/Fiocruz, realizará sua Jornada de Iniciação Científica (Jornadinha). Ao todo, são 44 bolsistas divididos em seis sessões científicas, cujos temas serão: avaliação em saúde e epidemiologia; sociologia, violência, cidadania, educação e saúde; informação e comunicação em saúde; saúde ambiental; ecologia e saúde dos ecossistemas; e parasitologia. As Jornadas das Unidades da Fiocruz têm como objetivo proporcionar um espaço de exposição e discussão de trabalhos de iniciação científica com pesquisadores, visando à avaliação do desenvolvimento dos projetos e ao intercâmbio de experiências entre bolsistas, alunos de pós-graduação e pesquisadores.

Doença de Chagas: doença do Brasil

Um relato da história da descoberta do Trypanosoma cruzi, ou a doença de Chagas, do período de 1909 a 1962 foi o assunto abordado pela pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Simone Petraglia Kropf, no retorno das sessões científicas do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP/ENSP/Fiocruz). Na apresentação, fruto da tese de doutorado da pesquisadora defendida na UFF, em 2006, Simone destacou o trabalho desenvolvido pelo sanitarista Carlos Chagas e a maneira como a qual o flagelo se tornou uma doença do Brasil. O áudio do evento está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Capes aumenta acervo do Portal Periódico

Entre 2003 e 2008, o governo federal incluiu 10,2 mil novos títulos no Portal Brasileiro de Revistas Científicas que é uma ferramenta oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para pesquisas sobre toda a produção científica atualizada do mundo. O Portal foi criado para democratizar o acesso à informação no meio acadêmico-científico, e atende, atualmente, 194 instituições brasileiras.

Rio adere à campanha contra amianto em evento na ENSP

No evento que marcou a adesão do Rio de Janeiro à Campanha Nacional pelo Banimento do Amianto - que será lançada no dia 28 de abril (Dia Internacional em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças no Trabalho) - temas como os males causados pela fibra, a necessidade de melhorar a assistência aos trabalhadores que atuam no mercado informal, as leis contra o uso da fibra no Rio de Janeiro e o forte poder econômico das fábricas - que derrubam leis que proíbem a utilização do asbesto - foram debatidos entre políticos, pesquisadores, trabalhadores e sindicalistas que estiveram no Salão Internacional da ENSP, na tarde de quarta-feira (24/04). O secretário de Estado do Ambiente do RJ, Carlos Minc, foi um dos palestrantes. Acesse o áudio e as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Capes consolida avaliação dos cursos de pós-graduação

A pós-graduação no Brasil vem se expandindo ao longo dos últimos anos e em 2006 não foi diferente, principalmente para a área da saúde coletiva. É o que revela o editorial assinado pelos representante e representante adjunto da Área da Saúde Coletiva da Capes, Aluísio J. D. Barros (Universidade Federal de Pelotas) e Ricardo Ventura Santos (pesquisador da ENSP/Fiocruz), respectivamente, e que faz parte da edição de fevereiro de 2007 da revista Cadernos de Saúde Pública. Os dados comprovando este crescimento fazem parte do relatório da avaliação da pós-graduação em saúde coletiva no Brasil divulgada no final de 2006 pela Capes. Com uma avaliação positiva neste relatório, o ensino na ENSP/Fiocruz continua sendo referência para a área de saúde coletiva no país.

Pesquisa deverá melhorar acesso a medicamentos no país

Começou neste domingo (6/05), em 24 municípios brasileiros, uma ampla pesquisa coordenada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP/Fiocruz), que pretende identificar o perfil dos preços e a disponibilidade de medicamentos de provedores públicos e privados no país. O principal objetivo da pesquisa, realizada segundo metodologia proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Ação Internacional para a Saúde (AIS), é fornecer dados para a comparação internacional de preços de medicamentos.

Pós em Saúde Pública da ENSP publica editais 2008

Já estão disponíveis, na Plataforma Siga e na página da Pós-Graduação em Saúde Pública, os editais de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública para o ano de 2008. O período de inscrições será entre os dias 09 de julho e 31 de agosto de 2007 e, repetindo os anos anteriores, só poderão ser feitas pela internet, através da Plataforma Siga.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.