Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Coordenadores da Saúde Coletiva discutem avaliação trienal

Como todos os anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Estarão participando do Fórum, em Brasília, nos dias 13 e 14 de março, o representante adjunto da área de Saúde Coletiva da Capes, Ricardo Ventura Santos, também chefe do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP/ENSP/Fiocruz), Elizabeth Artmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, e Aldo Pacheco Ferreira, coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP. De acordo com Elizabeth Artmann, o principal tema em pauta será a ficha de avaliação da Capes.

Palestrante revisa marcos históricos e discute desafios do SUS

Testemunha e personagem histórico do movimento sanitário, que teve início na década de 70 e culminou na implantação do SUS, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Carvalho de Noronha, discorreu sobre os Desafios do SUS para um público atento, estimado em cerca de 150 pessoas, no auditório térreo da ENSP. Durante mais de 40 minutos, Noronha falou sobre as grandes temáticas relacionadas ao SUS, na aula inaugural dos cursos de especialização em Gestão Hospitalar e Gestão de Sistemas e Serviços em Saúde, na última quarta-feira (16/05). Ouça o áudio da palestra de Noronha na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Transferência de Renda com Condicionalidades e Desenvolvimento de Capacidades - Uma Análise a Partir da Integração dos Programas Bolsa Família e Vida Nova no Município de Nova Lima

Acontece nesta quarta-feira 29 de agosto, a defesa de tese de Doutorado em Saúde Pública Transferência de Renda com Condicionalidades e Desenvolvimento de Capacidades - Uma Análise a Partir da Integração dos Programas Bolsa Família e Vida Nova no Município de Nova Lima, por Antonio Claret Campos Filho, a partir das 13h30, na Sala 40 (CESTEH)

Fiocruz lança edital para pesquisador visitante

Estão abertas, até o dia 27 de novembro, as inscrições para o Programa Pesquisador Visitante da Fiocruz (PV) - desenvolvido pela Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) abriu processo para seleção de dez perfis que serão incorporados aos seus departamentos, centros e núcleos. As vagas são direcionadas a pesquisadores com doutorado concluído em instituições nacionais e internacionais, e os candidatos deverão fazer sua inscrição por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no endereço http://www.pv.fiocruz.br/.

ENSP participa de rede digital compartilhada para pesquisa

Uma videoconferência reunindo representantes de várias instituições brasileiras ocorreu na sexta-feira (16/03) para divulgar o progresso do projeto Eela (E-infra-estrutura compartilhada entre Europa e América Latina) e discutir futuros desdobramentos. A coordenadora de Pesquisa da ENSP, Margareth Portela, representou a Escola no evento. O Eela é um projeto de colaboração internacional, parcialmente financiado pela União Européia no Framework Programme 6 (FP6) de atividades de pesquisa. O objetivo é disseminar a cultura de grades computacionais e de dados em vários países da América Latina, dependendo fortemente das tecnologias e técnicas desenvolvidas no projeto EGEE (Enabling Grids for E-sciencE).

Acesso a medicamentos é tema do Centro de Estudos da ENSP

A segunda edição deste ano do Centro de Estudos da ENSP acontecerá na próxima quarta-feira (23/05), com o tema Acesso a medicamentos: iniciativa da agenda atual. Coordenado por Vera Lúcia Luiza, pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/DCB/ENSP), Centro Colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas, o CEENSP terá como expositores Fabíola Sulpino Vieira, do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), Rosângela Silva Santos, presidente da Associação dos Doentes Renais Crônicos do RJ (ARERJ), Silvio César Machado dos Santos, coordenador de Assistência Farmacêutica do Estado do Espírito Santo, e Miriam Ventura da Silva, da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. O Centro de Estudos será às 14h, no Salão Internacional da ENSP, e não é necessária inscrição prévia.

Gerenciamento de Materiais em Instituição Pública de Pesquisa: o caso do Instituto Oswaldo Cruz

Nesta quinta-feira 30 de agosto, acontecerá a defesa de dissertação de mestrado profissionalizante Gerenciamento de Materiais em Instituição Pública de Pesquisa: o caso do Instituto Oswaldo Cruz, por José Damasceno Fernandes, a partir das 9h, na sala 407 (ENSP)

Ciclo de debates discute novos desafios da pós-graduação em saúde pública

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca segue no processo de reorganização do seu programa de pós-graduação em Saúde Pública de forma a atualizá-lo para dar respostas às demandas criadas pelos desafios atuais da saúde pública e da saúde coletiva, seja no Brasil ou internacionalmente. O trabalho prossegue com o ciclo de debates Repensando o programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP: A Saúde Pública contemporânea, que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, no auditório térreo da Escola, das 9h às 17 horas.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.