Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 29 de maio

No dia 29 de maio, quatro dissertações de mestrado, sendo uma em Epidemiologia em Saúde Pública, e uma tese de doutorado em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira!

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 26 de maio

No dia 26 de maio, três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira!

ENSP divulga orientações para inscrição, seleção e matrícula para cursos de inverno e disciplinas do 2º semestre

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) divulga orientações para inscrição, seleção e matrícula dos cursos de inverno e disciplinas do 2º semestre dos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. Para os alunos ENSP, o prazo para matrícula é de 1º a 7 de junho, e os procedimentos estão disponíveis na página de cada programa. Para os candidatos externos à Escola, o período de inscrição vai de 13 a 20 de junho. Conforme alerta o Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), é importante ficar atento à grade completa das disciplinas e dos cursos de inverno oferecidos pelos programas que aceitam alunos externos como clientela. Além disso, informa que somente no dia 12 de junho será divulgada a lista das disciplinas com vagas disponíveis, as canceladas e aquelas com vagas esgotadas para alunos externos. Acesse a Plataforma Siga e confira os procedimentos.  

Pesquisa analisa categoria de gênero na política de saúde familiar comunitária da Bolívia

No dia 11 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Categoria de Gênero na Política de Saúde Familiar Comunitária e Intercultural da Bolívia (2008-2014), por Nadia Liliana Revelo Bolívar, a partir das 13 horas, na sala 41 do prédio do Cesteh/ENSP.

Pesquisa analisa (In)Segurança alimentar e nutricional de trabalhadores terceirizados

No dia 10 de abril, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública (In)Segurança alimentar e nutricional de trabalhadores terceirizados em uma unidade de alimentação e nutrição pública: implicações da precarização do trabalho na saúde, por Ariana de Oliveira Tavares, a partir das 9h30, na sala 408 do prédio da ENSP. 

Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas encerra inscrições nesta sexta-feira

Seguem abertas, até 31 de março de 2017, as inscrições para o Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas, elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério de Saúde (SGEP/MS). O curso tem o propósito de fortalecer, no contexto brasileiro, a capacidade de gestão pública nos vários setores do Ministério da Saúde envolvidos na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento de Programas, por meio de formação teórica e capacitação técnica de seus funcionários que atuam no campo da formulação, implementação, análise e avaliação da política setorial. O mestrado profissional é coordenado pelo pesquisador José Mendes Ribeiro. A inscrição deve ser feita na Plataforma Siga Fiocruz, e a chamada para complementação de vagas pode ser acessada aqui. 
 

Pesquisa da ENSP analisa assistência de saúde às gestantes presidiárias de Maputo, Moçambique

A realidade das  gestantes e puérperas presidiárias e das crianças de 0 a 5 anos que coabitam com as mães no Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres de Ndlavela em Maputo, Moçambique, em África, está distante do que é preconizado nos acordos internacionais sobre a assistência sanitária às crianças e à vivência da gestação durante o cumprimento das penas privativas de liberdade. A conclusão é da pesquisa do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Edgar Luís Arinde, orientado pelos pesquisadores Alexandra Augusta Margarida Maria Roma Sánchez, Marly Marques da Cruz e Maria Helena Magalhães de Mendonça. De acordo com Ministério da Saúde de Moçambique, a atenção pré-natal das gestantes presidiárias consiste na matriz dos exames laboratoriais de rotina, prescrição de sal ferroso com ácido fólico, exame físico e obstétrico, auscultação dos batimentos cardíacos fetais, palpação e verificação da altura uterina. Os relatos das entrevistadas informam que, em caso de doença, as preocupações delas são desqualificadas, principalmente no período noturno, por parte dos profissionais de segurança penitenciária.

Estudo da ENSP analisa área de saúde do trabalhador do município do RJ

Estudo da aluna de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Lorena Cristina Ramos Vianna, aponta a Vigilância em Saúde do Trabalhador como instância privilegiada na transformação da relação saúde-trabalho.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.