Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Ciclo de debates discute novos desafios da pós-graduação em saúde pública

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca segue no processo de reorganização do seu programa de pós-graduação em Saúde Pública de forma a atualizá-lo para dar respostas às demandas criadas pelos desafios atuais da saúde pública e da saúde coletiva, seja no Brasil ou internacionalmente. O trabalho prossegue com o ciclo de debates Repensando o programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP: A Saúde Pública contemporânea, que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, no auditório térreo da Escola, das 9h às 17 horas.

Fiocruz realiza estudo com egressos dos cursos de Doutorado

A Vice-Presidência de Ensino, Comunicação e Informação da Fiocruz está realizando um estudo com os ex-alunos da instituição. A pesquisa consiste em responder um questionário eletrônico que servirá para orientar o planejamento de ensino e para elaboração de artigo(s) científico(s). Além disso, irá avaliar os cursos, a trajetória e a satisfação profissional dos doutores. Os alunos, que cursaram doutorado na Fiocruz até 2007, podem participar da enquete.

Mestrado e Doutorado 2010 lançam editais: inscrições a partir de 3/08

A partir do dia 3 de agosto, a ENSP abre inscrições para a seleção pública 2010 dos programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. Repetindo os anos anteriores, as inscrições só poderão ser feitas pela internet, por meio da Plataforma Siga.

Cresce participação feminina na pesquisa científica

Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) dos últimos cinco anos mostram um cenário de mudanças quanto à participação feminina na pesquisa científica. A perspectiva é de que, no futuro, nos setores em que elas ainda são minoria, a presença das mulheres tenha um aumento significativo.

Mestrado em Angola: aula confirma interesse de alunos

Determinantes sociais de Saúde foi o tema escolhido pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (DEMQS/ENSP/Fiocruz), Maria do Carmo Leal, para a aula inaugural do Mestrado em Saúde Pública que a ENSP/Fiocruz está realizando em Angola. Segundo Maria do Carmo, a aula, ocorrida em 28/05, fugiu do aspecto formal de uma conferência, funcionando como um espaço de grande participação dos alunos. Foi uma excelente oportunidade para trocas e mesmo questionamentos, por parte dos alunos, às autoridades sanitárias locais nominadamente, o vice-ministro da Saúde, Van Dunem sobre as condições de saúde de Angola, disse. A aula inaugural proferida por Maria do Carmo Leal está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Alerta mundial: trânsito mata mais de 1 milhão anualmente

Os acidentes de trânsito matam anualmente mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e deixam entre 20 e 50 milhões de pessoas feridas. Em 2004, a segurança do trânsito foi tema do Dia Mundial da Saúde, e em 2005, a Assembléia Geral da ONU propôs a realização de uma Semana Mundial de Segurança no Trânsito, cuja primeira edição está sendo realizada em Genebra, de 23 a 29 de abril, e é dedicada aos jovens, parcela da população mais atingida pelos acidentes de trânsito. Em conversa com o Informe, a pesquisadora Edinilsa Ramos de Souza, do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP/Fiocruz), mostra porque os acidentes viários são considerados um grave problema de Saúde Pública.

A influência dos royalties de petróleo no gasto social: o caso dos municípios do estado do Rio de Janeiro

No dia 22 de agosto, acontecerá a defesa de dissertação de mestrado acadêmico "A influência dos royalties de petróleo no gasto social: o caso dos municípios do estado do Rio de Janeiro", por Rosana de Souza Gomes, a partir das 10h, na sala 927 (ENSP).

Mídia e saúde nutricional: qual a influência sobre os jovens e adolescentes?

Comer com os olhos: discursos televisivos e produção de sentidos na promoção da saúde nutricional de adolescentes. Tese defendida na ENSP discute a influência da mídia na adoção de práticas alimentares e na concepção de estética corporal de jovens e adolescentes. O estudo de Giane Moliari Amaral Serra, focado na novela Malhação, da Rede Globo, mostra as várias maneiras pelas quais os discursos midiáticos participam da formação de conceitos sobre saúde entre essa faixa de público.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.