Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

ENSP forma 113 novos mestres e doutores no campo da saúde coletiva

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promove a formatura de seus novos mestres e doutores em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. Este ano, formaram-se 85 mestres e 28 doutores. A solenidade, ocorrida na quinta-feira (11/09), encerrou a semana comemorativa dos 54 anos da Escola e foi marcada por emoção e reencontro dos antigos companheiros de curso com os professores e profissionais da ENSP. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio do evento e uma animação com o nome de todos os formandos desta solenidade.

Mestrado em Saúde Pública terá primeira disciplina on-line da ENSP

A ENSP/Fiocruz inicia um novo caminho na oferta das aulas de seus cursos stricto sensu. De 5 de agosto a 11 de novembro, a Escola oferecerá, por meio de vídeo-conferência, a disciplina Metodologia da Pesquisa Social II: as técnicas de investigação. Coordenada pelo vice-diretor de Escola de Governo da ENSP, Marcelo Rasga Moreira, a disciplina será direcionada tanto para os alunos matriculados no mestrado em Saúde Pública no Rio, quanto para aqueles matriculados no mesmo curso, mas oferecido pelo Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR-Fiocruz Minas). Segundo a vice-diretora de pós-graduação da Escola, Maria Helena Mendonça, a estrutura da pós está aderindo ao uso das tecnologias de informação, de maneira a racionalizar os recursos e ampliar a interação com outras unidades da Fiocruz.

Capes desenvolve proposta para avaliação de livros

Os 44 representantes dos programas de pós-graduação em saúde coletiva do Brasil participaram, nos dias 13 e 14 de março, de mais um Fórum de Coordenadores, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em pauta, a discussão da proposta de qualificação de livros e capítulos de livros, de uma ficha diferenciada para avaliação dos mestrados profissionais e as tendências observadas na avaliação parcial da Capes dos programas de saúde coletiva. Os dois programas de pós-graduação da ENSP estiveram representados por Elizabeth Artmann (Saúde Pública) e Aldo Pacheco (Saúde Pública e Meio Ambiente).

Pesquisa sobre egressos vai identificar trajetória de ex-alunos

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz está dando início à pesquisa sobre a trajetória profissional dos recém-doutores que iniciaram o curso entre 1998-2002. O objetivo é identificar se o egresso está trabalhando na área de saúde pública/saúde coletiva; saber em que medida o curso contribui para sua trajetória profissional; e se está produzindo informações relevantes para a discussão da saúde pública no país e para o processo de reestruturação da Pós-Graduação em Saúde Pública na ENSP. Os pesquisadores Claudio Huguet e Elizabeth Artmann (DAPS/ENSP/Fiocruz) são os responsáveis pelo projeto.

ENSP realiza sua segunda formatura de mestrado e doutorado

Não estamos nos despedindo, e sim mudando de fase. Vocês agora têm a marca da Escola, e a Escola está enriquecida com a marca de cada um de vocês. Continuamos juntos no compromisso com a saúde, a ciência e a cidadania. Assim, o diretor Antônio Ivo abriu a solenidade de formatura das turmas de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, da qual participaram também inúmeros familiares dos formandos e professores, vários deles homenageados. Na mesa, estavam a coordenadora geral de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, Maria Cristina Rodrigues Guilam, a coordenadora de Pesquisa da ENSP, Margareth Portela, e o paraninfo das turmas professor Paulo Sabroza, pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Acesse o áudio da Formatura disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Campo da Saúde Coletiva é tema da aula inaugural de 2008

O campo da Saúde Coletiva: panorama e perspectivas será o tema abordado pela professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e atual coordenadora da área de Saúde Coletiva da Capes/MEC, Rita Barradas Barata, na aula inaugural do ano letivo de 2008 na ENSP. O evento será realizado na quarta-feira, dia 5 de março, às 10h, no Auditório Térreo da Escola.

Doenças crônicas não transmissíveis: situação atual e novos desafios

Problemas cardiovasculares e respiratórios, câncer e diabetes são algumas das doenças crônicas não transmissíveis que acometem todo país e preocupam o setor público de saúde. Baseado nesse tema, o pesquisador Eduardo Maranhão apresentou Grandes desafios das doenças crônicas não transmissíveis: situação, avaliação pelo método Delphi, sistematização de metas e pesquisas necessárias para atingi-las, em sessão científica na ENSP na segunda-feira (23/06). O arquivo está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.