Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

Notícias

Conselho da Fiocruz aprova orçamento 2016 e reafirma não haver política de demissões

Após mais um movimento de pressão do coletivo de trabalhadores da Fiocruz - formado por servidores, terceirizados, alunos e bolsistas -, aos gestores da instituição, o Conselho Deliberativo da Fundação ratifica que não haverá política de demissões em decorrência das limitações orçamentárias nos termos do Decreto n. 8.540/2015. Após o CD nos dias 28 e 29/1 para apreciar o orçamento de 2016, a Presidência da Fiocruz reafirmou que "as necessárias economias a serem realizadas não devem recair sobre os trabalhadores terceirizados". No dia 28, os integrantes do coletivo realizaram o enterro simbólico do decreto e, depois, seguiram em marcha até a Residência Oficial da Fiocruz para entregar o abaixo-assinado com mais de mil assinaturas pela suspensão imediata das demissões na Fundação. Além dos cortes, o coletivo pressiona a instituição na busca pela reversão das demissões já implementadas e, ainda, fomenta a criação de espaços institucionais de decisões participativas.

Uso de crack em cenas abertas e justiça criminal: tema de pesquisa da ENSP

"No Brasil, o consumo de crack adquire dimensão expressiva, principalmente devido à sua visibilidade enquanto comportamento observável em cenas abertas de tráfico e consumo e também por despertar certo incômodo social, aparentemente pelo fato de os usuários serem de classe social mais empobrecida/marginalizada, fazerem uso em locais públicos e devido à associação (continuamente reforçada pelo senso comum e pelos meios de comunicação) com  problemas relacionados à violência e criminalidade nas grandes cidades". A constatação é da aluna de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP Lidiane da Silveira Gouvea Toledo. Sua tese teve por objetivo analisar a inter-relação entre o uso de crack e similares em cenas abertas e envolvimento com a justiça criminal no Rio de Janeiro, de 2011 a 2013. Acredita a aluna que o consumo de crack em cenas abertas parece constituir, antes de tudo, uma questão urbana de ordem e gestão do espaço público, onde estratégias inovadoras da gestão, aliadas a redução de danos, são esforços necessários para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que interagem com as cenas e a da comunidade em geral.

Doutorado analisa adiponectina plasmática materna no período perinatal

No dia 2 de fevereiro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Adiponectina plasmática materna no período perinatal: efeito do tipo de parto e associação com sintomas depressivos, por Fernanda Rebelo dos Santos, na sala 406 da ENSP, a partir das 9 horas.

Pesquisa da ENSP associa compulsão alimentar a estresse no trabalho

Os aspectos psicossociais do trabalho influenciam na prevalência da compulsão alimentar, e essa associação obtém chances diferenciadas entre magros e obesos. Esse resultado, apresentado pela aluna do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP Ana Paula Bruno Pena Gralle, advém da análise transversal com dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) - uma pesquisa multicêntrica de coorte que acompanha funcionários públicos de seis instituições públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, entre elas a Fiocruz, com o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes. Do total de 12.096 trabalhadores ativos, 11.951 compuseram a amostra analítica. A dissertação foi orientada pela pesquisadora Rosane Härter Griep.

Doutorado analisa evolução da mortalidade por câncer do colo do útero no Brasil

No dia 16 de dezembro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública A evolução da mortalidade por câncer do colo do útero no Brasil: uma discussão sobre idade, período e coorte, por Maria Rita Lustosa Byington, na sala 406 da ENSP, a partir das 9 horas.

Tese analisa relação da justiça criminal carioca e o uso de drogas em cenas abertas

No dia 11 de dezembro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública A inter-relação entre uso de crack em cenas abertas e envolvimento com a justiça criminal no município do Rio de Janeiro, por Lidiane da Silveira Gouvea Toledo, na sala 823 da ENSP, a partir das 9 horas.

Mestrado e doutorado ENSP: dois trabalhos serão apresentados em 9 de dezembro

No dia 9 de dezembro, uma dissertação de mestrado acadêmico do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente e uma tese de doutorado do programa de Epidemiologia em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.

Mestrado e doutorado ENSP: cinco trabalhos serão apresentados nesta terça-feira (8/12)

No dia 8 de dezembro, quatro dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, de três programas stricto sensu da ENSP serão apresentadas. Confira os temas, alunos e orientadores.

Estudo analisa prevalências de parasitoses em manipuladores de alimentos em escolas públicas

No dia 30 de novembro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública Prevalência de helmintíases em manipuladores de alimentos de unidades de alimentação e nutrição escolar públicas de Parnaíba ? PI, por Moysés de Oliveira Lopes, na sala 403 da ENSP, a partir das 14 horas.

Mestrado analisa geohelmintíases em trabalhadores de limpeza pública em cidade do Piauí

No dia 24 de novembro, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública Geohelmintíases em trabalhadores de limpeza pública na cidade de Parnaíba - Piauí: prevalência e fatores de risco, por Carine Alves Nery Santos, na sala 407 da ENSP, a partir das 14 horas.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.