Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

Notícias

Dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP em 30/5

No dia 30 de maio, cinco dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP. Sendo quatro em Saúde Pública e uma em Epidemiologia em Saúde Pública. Confira!

Segunda entrada do doutorado em Epidemiologia da ENSP: inscrições prorrogadas até 16/5

Foram prorrogadas, até o dia 16 de maio, o prazo de inscrições para segunda entrada para 2016 no doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP (exclusiva para candidatos brasileiros). A chamada pública está disponível na Plataforma SigaSS. O curso, criado em 2007 e credenciado pelo Conselho Federal de Educação, é, atualmente, coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP) Letícia de Oliveira Cardoso. Confira os orientadores, as vagas e as linhas de pesquisa disponíveis.

Mestrado analisa fatores associados ao óbito em pacientes com tuberculose multirresistente

No dia 5 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Fatores associados ao óbito em pacientes com tuberculose multirresistente tratados nos centros de referência brasileiros de 2005 a 2012: análise de sobrevivência, por Regina Claudia Gayoso de Azeredo Coutinho, na sala 413 da ENSP, a partir das 14 horas.

Pesquisa analisa efetividade da atenção farmacêutica em pacientes com lúpus no RJ

No dia 2 de maio, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Efetividade da atenção farmacêutica na adesão à terapia medicamentosa em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico no Rio de Janeiro: um ensaio clínico randomizado, por Marise Oliveira dos Santos, a partir das 9h30, na sala 823 do prédio da ENSP.

Cursos de Inverno: mudanças nos procedimentos de matrícula para alunos ENSP

Na próxima segunda-feira, dia 25, iniciam-se as inscrições para os interessados nos Cursos de Inverno oferecidos pelos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública. Os responsáveis pelos alunos de mestrado e doutorado da ENSP alertam sobre as mudanças nos procedimentos para a matrícula desses alunos nos cursos de inverno 2016, sugerindo a leitura do documento que está disponível na Plataforma SIGA, no link de cada um dos programas. A matrícula dos alunos da ENSP deverá, obrigatoriamente, ser realizada no período de 25 de abril a 6 de maio. Matrículas após este prazo não serão aceitas. 

Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos

Uma série de ações em saúde e vigilância sanitária já estão sendo implementadas na cidade do Rio de Janeiro visando os jogos olímpicos, que ocorrerão no mês de agosto. Todo o planejamento é realizado em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, integrando atendimento e vigilância epidemiológica. O Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um traz em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Mas será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas efetivamente preventivas? O que pode acontecer? Para debater essas e outras questões, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retorna para mais um encontro, no dia 27 de abril, com o tema A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. Marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, o Ceensp conta com as participações de Cláudio Henriques (Devit/SVS), Arnaldo Lassance (ENSP/Fiocruz) e Rodolfo Nunes (Anvisa). Na ocasião, ocorrerá o lançamento do jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa.

Apresentação de dissertações de mestrado na ENSP na terça-feira (19/4)

No dia 19 de abril, apresentação de dissertações de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública, por Roberta Barros da Costa Pereira e Emily Maviana da Trindade. Confira!

 

Dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP em 18/4

No dia 18 de abril, duas dissertações de mestrado acadêmico, uma do programa de Epidemiologia em Saúde Pública e outra do programa de Saúde Pública, serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores de cada trabalho.

Pesquisa analisa Estratégia de Saúde da Família no Complexo de Manguinhos

No dia 15 de abril, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Aspectos gerais da Estratégia Saúde da Família no Complexo de Manguinhos - resultados de um inquérito de saúde, por Renata dos Santos Rabello, a partir das 13 horas, no auditório do Icict. 

Pesquisa analisa associação entre a imagem corporal e autoavaliação do estado de saúde

No dia 14 de abril, apresentação da dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Associação entre a imagem corporal e autoavaliação do estado de saúde: o papel da atividade física e das práticas alimentares como mediadoras. Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA - Brasil), por Patricia de Oliveira da Silva, a partir das 13h30, na sala 405 do prédio da ENSP.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.