Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

Notícias

Centro de Estudos debate iniciação para ciência em 17/9

O próximo Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat (Ceensp) abrirá espaço para o debate sobre a iniciação científica. No dia 17 de setembro, às14 horas, a pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde da Escola Márcia Teixeira e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek debaterão o tema Iniciação para Ciência: vocação e formação. O Ceensp dará início às atividades da 22ª Reunião Anual de Iniciação Científica na ENSP, que tem por objetivo proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica, visando o desenvolvimento de projetos e o intercâmbio de experiências entre estudantes e pesquisadores. O evento é aberto ao público, não necessita de inscrição prévia e acontecerá no salão internacional da Escola.

ENSP forma 146 novos mestres e doutores

Emoção e sensação de mais uma etapa de vida cumprida foram as marcas da solenidade de formatura dos 146 novos mestres e doutores dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública, e Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva da ENSP. Professores, egressos e representantes da Direção da Escola e da Presidência da Fiocruz participaram da cerimônia que encerrou a semana comemorativa dos 60 anos da instituição, realizada no dia 5/9. Na ocasião, foram homenageadas Tatiana Wargas de Faria Baptista como paraninfa das turmas, e Rosalina Koifman como patronesse.

Mestrado na Argentina: qualificação aprova 100% dos projetos

Os alunos da segunda turma do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina, fruto da cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis), estiveram no Brasil para uma série de atividades na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Os 16 mestrandos do país vizinho cursaram a disciplina obrigatória do mestrado, a de Tópicos em Saúde Pública, e realizaram o exame de qualificação dos projetos, os quais foram todos aprovados, no início de agosto. As defesas devem acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.

Apresentações de mestrado e doutorado na ENSP em 29/8

No dia 29/8, duas apresentações de mestrado profissional em Saúde Pública e duas defesas de doutorado, nos programas de Saúde Pública e de Epidemiologia em Saúde Pública, serão apresentadas na ENSP. Confira abaixo os temas, alunos e orientadores.

ENSP resgata sua trajetória no aniversário de 60 anos

Para celebrar seu aniversário de 60 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca contará a história e os bastidores que marcaram sua origem na década de 1950. O momento de arrancada desenvolvimentista do Brasil, determinado pela criação do BNDE, CNPq, Petrobrás e também do Ministério da Saúde, bem como as tensões políticas e a crise vivida no país - época em que foi assinada a lei que criou a ENSP, logo após o suicídio de Vargas -, pautará as mesas-redondas e palestras que serão realizadas entre os dias 3 e 5 de setembro. Com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia, a ENSP/Fiocruz convida a todos para relembrar sua trajetória e homenagear aqueles que fazem parte desse caminho.

Pessoas vivendo com Aids no Brasil: desigualdades regionais e entre populações vulneráveis na era pós-terapia antirretroviral tardia

No dia 27/8, defesa da tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Pessoas vivendo com Aids no Brasil: desigualdades regionais e entre populações vulneráveis na era pós-terapia antirretroviral tardia, por Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira, na sala 406 da ENSP, às 13h30.
 

Apresentações de mestrado e doutorado na ENSP

Nos dias 25, 26 e 29 de agosto, duas defesas de doutorado e uma dissertação de mestrado serão apresentadas na ENSP. Confira abaixo a programação e as bancas.

Ceensp aborda metodologia qualitativa em saúde

O Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP promoverá, na quarta-feira (27/8), um debate acerca do tema Metodologias qualitativas e abordagens participativas em Saúde. O evento, que acontecerá às 13h30 no salão internacional da Escola, contará com a presença da diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/UNL em Lisboa (Portugal), Sonia Diaz, e do pesquisador da ENSP Willer Baumgarten Marcondes. A atividade, coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Regina Bodstein, é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Qualidade de vida relacionada à saúde de indivíduos com fissura labiopalatal

No dia 29/8, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Qualidade de vida relacionada à saúde de indivíduos com fissura labiopalatal, por Ana Paula Correa de Queiroz Herkrath, no salão das Canoas (Instituto Leônidas e Maria Deane-Fiocruz Manaus), às 9 horas.

Reportagem destaca interferência das mudanças climáticas na saúde

O jornal Correio Braziliense divulgou reportagem, nesta segunda-feira (18/8), que alerta para a forma como as mudanças climáticas no país geram um aumento de problemas respiratórios, de doenças relacionadas às condições hídricas, como a diarréia, e  ainda a proliferação de mosquitos transmissores de dengue, febre amarela e malária. O texto menciona uma pesquisa desenvolvida pela aluna de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Adriana Fagundes Gomes, divulgado na revista Cadernos de Saúde Pública, cujo resultado apontou que no Rio de Janeiro, entre os anos de estudo (2001 e 2009), o acréscimo de 1ºC na temperatura mínima do mês pode aumentar em 45% o número de casos da doença no mês seguinte. A reportagem também ouviu o coordenador do Observatório Clima e Saúde da Fiocruz, Christovam Barcellos, e o pesquisador da Fiocruz Minas Gerais, Ulisses Confralonieri.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.