Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

Notícias

Aumenta em 10% a incidência de TB em indígenas

A tuberculose (TB) se mantém como um dos principais problemas de saúde no Brasil, atingindo principalmente os povos indígenas. Para descrever a situação epidemiológica da doença, segundo raça/cor no Brasil, o aluno do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública, Paulo Victor de Sousa Viana avaliou os casos novos de TB notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). No período de 2008-2011, foram notificados 278.674 casos novos no Brasil, correspondendo a uma incidência média de 36,7/100.000 habitantes. Segundo raça/cor, as taxas revelam que os indígenas apresentaram as maiores incidências, registrando-se aumento de 95,4/100.000 em 2008 para 104/100.000 em 2011,  um incremento de aproximadamente 10%. Houve predomínio de casos em doentes homens, e na faixa de 20 a 44 anos em todas as categorias de raça/cor. 

Quantos usuários de crack e/ou similares existem nas capitais brasileiras? Resultados de um inquérito nacional com a utilização da metodologia Network Scale-Up

No dia 16 de abril, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Quantos usuários de crack e/ou similares existem nas capitais brasileiras? Resultados de um inquérito nacional com a utilização da metodologia Network Scale-Up, por Neilane Bertoni dos Reis, na sala 405 da ENSP, a partir das 13h30.

Inscrições abertas para cursos de inverno da ENSP

Estão abertas as inscrições para mais uma edição dos Cursos de Inverno, uma série de disciplinas eletivas dos três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENSP, oferecidas de forma compacta, no período de férias, em julho de 2014. Na Plataforma Siga estão disponíveis os procedimentos e o formulário de inscrição dos Cursos de Inverno dos Programas de Saúde Pública, do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública e dos Cursos de Inverno David Capistrano da Costa Filho, do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente. Ao todo, os três programas oferecem 34 disciplinas. As inscrições terminam no dia 6 de maio.

Formação em RH para a saúde é fundamental para o país

Os professores Naomar de Almeida Filho (UFBA), Ruben Araujo de Mattos (Uerj) e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foram os convidados do primeiro Centro de Estudos da ENSP de 2014. Realizado no dia 20 de março, no auditório térreo da Escola, os palestrantes trouxeram suas visões, complementares, sobre os impasses e as perspectivas na formação profissional em Saúde no Brasil. Coube ao diretor da Escola, Hermano Castro, a coordenação do Ceensp. Confira, em vídeo, os melhores momentos das exposições.

Alunos apresentam dissertações de mestrado e defesa de doutorado na ENSP em 26/3

No dia 26 de março, duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, programas e alunos de cada uma delas.

Colégio de Doutores reafirma compromisso de manter a qualificação dos programas

Tatiana Wargas, vice-diretora de Pós-graduação da ENSP, apresenta, em entrevista, um balanço final do Colégio de Doutores que reuniu representates dos quatro programas stricto sensu da Escola, e abordou, ainda, um debate em relação aos termos saúde pública x saúde coletiva.

Avaliação da implementação da atenção nutricional no pré-natal de unidades básicas e hospitais da Rede SUS do município do Rio de Janeiro

No dia 21 de março, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Avaliação da implementação da atenção nutricional no pré-natal de unidades básicas e hospitais da Rede SUS do município do Rio de Janeiro, por Roberta Pereira Niquini, na sala 404 da ENSP, a partir das 13h30.

Ceensp retorna debatendo formação em saúde no Brasil

Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas é o tema do primeiro Centro de Estudos da ENSP, no dia 20 de março. O Ceensp retorna em 2014 para mais uma temporada tendo como palestrantes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o professor da UFBA Naomar de Almeida Filho e o professor da Uerj Ruben Araujo de Mattos. O encontro será coordenado pelo diretor da Escola, Hermano Castro. A atividade está marcada 14 horas, no salão internacional, aberta a todos os interessados e será transmitida pela web através do Portal ENSP.

Tuberculose no Brasil: uma análise dos dados de notificação, segundo macrorregião e raça/cor, para o período 2008-2011

No dia 14 de março, apresentação da dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Tuberculose no Brasil: uma análise dos dados de notificação, segundo macrorregião e raça/cor, para o período 2008-2011, por Paulo Victor de Sousa Viana, a partir das 9 horas, na sala 602 da ENSP.

ENSP abre ano letivo debatendo papel da Saúde Coletiva

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Paim é o expositor convidado da abertura do ano letivo da ENSP em 2014. Com o tema Saúde Coletiva ou restauração da Saúde Pública?, Paim abordará o campo da saúde coletiva, enquanto movimento ideológico comprometido com a transformação social, apresentando possibilidades de articulação com novos paradigmas científicos capazes de abordar o objeto saúde-doença-cuidado respeitando sua historicidade e integralidade. A atividade está marcada para o dia 26 de março, às 14 horas, no auditório térreo da Escola e é aberta a todos os interessados. A aula será antecedida por uma homenagem ao professor Miguel Murat Vasconcellos, pesquisador da ENSP falecido em 2009, que ocorrerá às 13h30 no Salão Internacional (4o. andar). Na ocasião, o Centro de Estudos passará a ser denominado Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcellos. A palestra será transmitida, ao vivo, pelo Portal ENSP.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.