Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

Notícias

Programas de Saúde Pública e Epidemiologia com inscrições abertas para candidatos estrangeiros no 'stricto sensu' 2017

Os candidatos estrangeiros interessados nas vagas de mestrado e doutorado (2017) dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) já podem se inscrever até dia o 18 de julho na Plataforma Siga Stricto Sensu. Tanto para o mestrado como para o doutorado, o candidato estrangeiro deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, o qual, posteriormente, deverá ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado, via correio eletrônico, com a documentação exigida na inscrição (essa última em formato PDF), para ceci@ensp.fiocruz.br contendo a área de concentração de seu interesse. O Programa de Saúde Pública oferecerá cinco vagas para o doutorado e até cinco vagas para o mestrado; já o Programa de Epidemiologia ofertará seis vagas para o doutorado e até sete vagas para o mestrado. 

Pesquisa analisa padrão etário na dinâmica temporal da dengue no Brasil

No dia 16 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública O padrão etário na dinâmica temporal da dengue no Brasil, por Rayane Cupolillo Ferreira, a partir das 14 horas, na sala 413 do prédio da ENSP. 

 

Nota Pública do Fórum de Coordenadores de Pós em Defesa do SUS e do Estado Democrático de Direito

Reunidos em Florianópolis nos dias 1º e 2 de junho de 2016, os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Brasil vêm expressar sua veemente posição de proteção e defesa dos princípios constitucionais que delinearam o Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista da população brasileira e resultado do movimento de reforma sanitária ensejado nos anos 1970, que deram origem à criação desses programas de pós-graduação. Nesse momento em que direitos e pautas sociais se veem ameaçados, assim como o próprio Estado Democrático de Direito, o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva expressa sua preocupação com a defesa da democracia, com o direito à saúde e à educação.

Dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP em 30/5

No dia 30 de maio, cinco dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP. Sendo quatro em Saúde Pública e uma em Epidemiologia em Saúde Pública. Confira!

Segunda entrada do doutorado em Epidemiologia da ENSP: inscrições prorrogadas até 16/5

Foram prorrogadas, até o dia 16 de maio, o prazo de inscrições para segunda entrada para 2016 no doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP (exclusiva para candidatos brasileiros). A chamada pública está disponível na Plataforma SigaSS. O curso, criado em 2007 e credenciado pelo Conselho Federal de Educação, é, atualmente, coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP) Letícia de Oliveira Cardoso. Confira os orientadores, as vagas e as linhas de pesquisa disponíveis.

Mestrado analisa fatores associados ao óbito em pacientes com tuberculose multirresistente

No dia 5 de maio, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública Fatores associados ao óbito em pacientes com tuberculose multirresistente tratados nos centros de referência brasileiros de 2005 a 2012: análise de sobrevivência, por Regina Claudia Gayoso de Azeredo Coutinho, na sala 413 da ENSP, a partir das 14 horas.

Pesquisa analisa efetividade da atenção farmacêutica em pacientes com lúpus no RJ

No dia 2 de maio, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Efetividade da atenção farmacêutica na adesão à terapia medicamentosa em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico no Rio de Janeiro: um ensaio clínico randomizado, por Marise Oliveira dos Santos, a partir das 9h30, na sala 823 do prédio da ENSP.

Cursos de Inverno: mudanças nos procedimentos de matrícula para alunos ENSP

Na próxima segunda-feira, dia 25, iniciam-se as inscrições para os interessados nos Cursos de Inverno oferecidos pelos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública. Os responsáveis pelos alunos de mestrado e doutorado da ENSP alertam sobre as mudanças nos procedimentos para a matrícula desses alunos nos cursos de inverno 2016, sugerindo a leitura do documento que está disponível na Plataforma SIGA, no link de cada um dos programas. A matrícula dos alunos da ENSP deverá, obrigatoriamente, ser realizada no período de 25 de abril a 6 de maio. Matrículas após este prazo não serão aceitas. 

Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos

Uma série de ações em saúde e vigilância sanitária já estão sendo implementadas na cidade do Rio de Janeiro visando os jogos olímpicos, que ocorrerão no mês de agosto. Todo o planejamento é realizado em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, integrando atendimento e vigilância epidemiológica. O Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um traz em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Mas será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas efetivamente preventivas? O que pode acontecer? Para debater essas e outras questões, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retorna para mais um encontro, no dia 27 de abril, com o tema A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. Marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, o Ceensp conta com as participações de Cláudio Henriques (Devit/SVS), Arnaldo Lassance (ENSP/Fiocruz) e Rodolfo Nunes (Anvisa). Na ocasião, ocorrerá o lançamento do jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa.

Apresentação de dissertações de mestrado na ENSP na terça-feira (19/4)

No dia 19 de abril, apresentação de dissertações de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública, por Roberta Barros da Costa Pereira e Emily Maviana da Trindade. Confira!

 

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.