Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

Notícias

Pesquisa aborda o risco cardiovascular precoce

"As doenças cardiovasculares (DCV) apresentam surgimento cada vez mais precoce dos fatores de risco, tendo o excesso de peso como pilar para as alterações. Estudos apontam maior suscetibilidade para presença de excesso de peso e alterações metabólicas em crianças e adolescentes com história familiar (HF) para esses mesmos agravos. Assim, o conhecimento da HF de doenças e fatores de risco cardiovasculares é relevante, capaz de determinar maior ou menor sensibilidade às doenças." A constatação é do estudo da aluna do mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP Isabela dos Santos Souza. A pesquisa avaliou a influência da história familiar de doenças e fatores de riscos cardiovasculares selecionados, segundo grau de parentesco, no perfil de risco cardiovascular de crianças e adolescentes atendidas em um ambulatório de nutrição pediátrica do Rio de Janeiro.

Ceensp debate gestão nas inovações em saúde

Está marcado, para o dia 6 de agosto, mais um encontro do Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat, com o tema Abordagens complementares em gestão e avaliação do conhecimento nas inovações em saúde. A atividade terá como expositores Jorge Lima de Magalhães, do Núcleo de Inovação Tecnológica de Farmanguinhos/Fiocruz, e de Zulmira Hartz, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. O Ceensp, marcado para às 13h30, no salão internacional da Escola, é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Avaliação do perfil nutricional de idosos com câncer de próstata nos municípios do Rio de Janeiro e Campo Grande

No dia 31/7, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente Avaliação do perfil nutricional de idosos com câncer de próstata nos municípios do Rio de Janeiro e Campo Grande, por Graziele Marques Rodrigues, na sala 403, às 14 horas.
 

Mestrado e doutorado 2015: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado da ENSP em 2015. Até o dia 21 de agosto, os interessados poderão fazer sua inscrição nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola pela internet, na Plataforma Siga, local onde as chamadas completas estão disponíveis. Os usuários devem conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas - e atualizadas nas páginas dos cursos - para cada um dos programas de pós-graduação da Escola e todas as informações sobre prazos que contam nos editais dos respectivos programas.

Apresentações de mestrado na ENSP no dia 25/7

No dia 25 de julho, três dissertações de mestrado dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores. 
 

Mestrado e doutorado 2015: inscrições a partir de 25/7

Os cursos de mestrado e doutorado da ENSP abrirão suas inscrições para 2015. No período entre 25 de julho e 21 de agosto, os interessados poderão fazer sua inscrição nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola. As inscrições só poderão ser feitas pela internet, na Plataforma Siga. Os usuários devem conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas - e atualizadas nas páginas dos cursos - para cada um dos programas de pós-graduação da Escola e todas as informações sobre prazos que contam nos editais dos respectivos programas. As chamadas completas estão disponíveis na Plataforma Siga.

Especialista internacional participa de curso na ENSP

O Curso de Inverno David Capistrano da Costa Filho da ENSP, que reúne uma série de disciplinas eletivas do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente oferecidas de forma compacta, ganhou mais uma novidade este ano: um minicurso que discutirá a exposição ao benzeno, substância presente em diversos ambientes e processos de trabalho. Exposição ao benzeno na cadeia produtiva de combustíveis e impactos na saúde e ambiente pretende abordar o panorama da exposição ocupacional no Brasil, os efeitos do benzeno à saúde dos trabalhadores expostos, além de discutir limites de referência e dados de pesquisa com indicadores de exposição, entre muitos outros tópicos. Para isso, contará com a participação do professor da Universidade da Califórnia Martyn Thomas Smith, um dos principais pesquisadores do tema no mundo.

Trabalho em saúde é tema de Ceensp em 23/7

As atividades do Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP retornam no segundo semestre de 2014 debatendo o 'Trabalho em saúde: políticas públicas, desigualdade e relações de trabalho', no dia 23 de julho. Os expositores pretendem analisar cada um dos elementos envolvidos no processo de trabalho, identificando mudanças que devem ser feitas para que a prática em saúde se desenvolva e consolide-se no âmbito do SUS. Estão convidados para o Ceensp a chefe do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (Portugal), Ana Paula Marques; a vice-diretora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), Kátia Medeiros; e a diretora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Isabela Cardoso Pinto. O encontro está marcado para 14 horas, no salão internacional da Escola, é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Resultado da seleção para 2ª entrada do doutorado

Os programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública divulgaram o resultado final dos candidatos selecionados para a 2ª entrada do doutorado (2014). O período de matrícula para os dois programas vai até o dia 9 de julho. Os candidatos selecionados deverão enviar a documentação exigida, via Sedex, para o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP. A relação dos candidatos selecionados para o doutorado no Programa de Saúde Pública (2ª entrada) será divulgada dia 16 de julho.

Inscrições abertas para diversos cursos na ENSP

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com chamadas abertas para Seleção Pública 2015 (mestrado e doutorado) - exclusiva para candidatos estrangeiros, dois cursos de atualização, sendo um em políticas de controle de tabagismo e outro em serviços farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde e, por fim, uma especialização na modalidade a distância voltada à gestão de redes de atenção à saúde. Confira as todas as oportunidades e saiba como se inscrever.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.