Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

Notícias

Trabalhos de mestrado serão apresentados na ENSP em 25 de março

No dia 25 de março, duas dissertações de mestrado acadêmico serão apresentadas na ENSP, uma do programa de Saúde Pública e outra no de Saúde Pública e Meio Ambiente. Confira os temas, alunos, orientadores e bancas.

Ceensp debaterá medicamentos para doenças raras (alteração de local)

O Centro de Estudos da ENSP de 25/3 terá como tema Medicamentos para doenças raras, eficiência econômica versus equidade social. São consideradas raras doenças crônicas sérias, degenerativas e que normalmente colocam a vida em risco; doenças incapacitantes, que comprometem a qualidade de vida devido à falta de autonomia; doenças em que o nível de dor e de sofrimento do indivíduo e da sua família é elevado; e doenças para as quais não existe uma cura efetiva, mas os sintomas podem ser tratados para melhorar a qualidade de vida e a esperança de vida. A atividade será coordenada pelo pesquisador da ENSP Claudio Cordovil que recentemente assinou artigo sobre o assunto. Marcado para 13h30, na sala 410 da Escola, o Ceensp contará com a participação dos professores da Faculdade de Medicina da Uerj Denizar Vianna e Fernando Aith e da representante do Instituto Canguru Marlene Sturm. O encontro é aberto a todos os interessados e não necessita inscrição prévia. 

Primeiro Ceensp de 2015 debaterá a crise no abastecimento de água

A falta de água em algumas regiões brasileiras é um problema real e antigo, o nordeste do país, por exemplo, sofre com ela há muitos anos. Atualmente, a crise hídrica vem assombrando também a região sudeste do país. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três estados mais atingidos pela crise no abastecimento de água. Em São Paulo, a situação é ainda pior, desde que o nível do Sistema Cantareira - que abastece cerca de 6,5 milhões de pessoas na capital - começou a baixar gradativamente. Mas será que a crise no abastecimento de água é um problema ambiental ou de gestão? Para entender a questão, o primeiro Centro de Estudos da ENSP em 2015 debaterá a crise no abastecimento de água. A atividade está marcada para o dia 4 de março, a partir das 13h30, no salão Internacional da Escola e é aberta a todos os interessados.

Impacto da evolução clínica do câncer de mama é tema de mestrado

No dia 27 de fevereiro, apresentação da dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente, Polimorfismos do Gene VEGFA: avaliação de impacto sobre a evolução clínica do câncer de mama, por Hayra de Andrade Vieira Monteiro, na sala 413 da ENSP, a partir das 13h30.

ENSP abre ano letivo 2015 com palestra de Marilena Chauí no dia 18/3

A filósofa Marilena Chauí é a convidada para a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 2015. A aula magna terá como tema Contra a Universidade Operacional e está marcada para o dia 18 de março, às 14 horas, no auditório do Museu da Vida/Fiocruz. Segundo a expositora, o assunto aborda o processo por meio do qual a universidade pública brasileira vem sendo transformada e descaracterizada, desde os anos 1970, quando deixa de ser uma instituição social para se tornar uma organização, ou seja, 'uma entidade isolada cujo sucesso e cuja eficácia se medem em termos da gestão de recursos e estratégias de desempenho e cuja articulação com as demais se dá por meio da competição'. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Tese de doutorado avalia saúde de idosos com câncer de próstata

No dia 24 de fevereiro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Avaliação multidimensional da saúde de idosos com câncer de próstata e o 'The Vulnerable Elders Survey 13' (VES-13) como instrumento de triagem em oncogeriatria, por Laércio Lima Luz, a partir das 9h30, na sala 406 do prédio da ENSP. 

Desafios da saúde: Temporão publica artigo na Folha de S. Paulo

O ex-ministro da saúde, pesquisador da ENSP e diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags-Unasul), José Gomes Temporão, publicou artigo na Folha de S. Paulo em que aborda os atuais desafios da saúde. Em seu texto Temporão aponta que a saúde deve ser trabalha em suas diversas dimensões, pois o desenvolvimento sustentável do país requer incluir a saúde em todas as políticas públicas, considerando suas dimensões biológica, psicológica e social para construir um ambiente facilitador à vida.

ENSP publica Relatório de Gestão 2013

O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Hermano Castro, divulgou, na terça-feira, 23/12, nota a respeito do lançamento do Relatório de Gestão 2013 - o primeiro publicado pela Escola. O documento traz um panorama com indicadores dos últimos quatro anos de atividades da unidade, de 2010 a 2013. Em sua nota de apresentação, Hermano Castro cita a criação de fóruns da Escola, a definição de prioridades e ações para os próximos anos, os projetos aprovados pelas agências financiadoras e muitas outras conquistas. Hermano reforça ainda a continuidade de uma caminhada na busca pela excelência no ensino, na pesquisa e na produção em serviços de saúde para o SUS, sem abrir mão das discussões com a sociedade civil e o compromisso na elaboração de políticas públicas. Confira o documento.

Divulgadas regras de inscrição para candidatos externos e matrícula da Pós 2015

Os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP divulgaram os procedimentos para a inscrição de candidatos externos interessados nas disciplinas oferecidas pelos respectivos programas no 1º semestre de 2015. Do mesmo modo, foram publicadas as orientações para matrícula dos alunos de mestrado e doutorado dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública anteriores a 2015. Para os alunos com entrada no próximo ano, os procedimentos exigidos também estão disponíveis. As inscrições, tanto para os candidatos externos como para os alunos das turmas de 2015 e anteriores, estarão abertas de 2 a 16 de janeiro. Confira, na Plataforma Siga, o procedimento de matrícula e inscrição de candidatos externos de cada programa. 

Serviço de Gestão Academica atenderá no 2º andar durante período de obras

O Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP (Seca) informa que em virtude das obras no espaço onde se encontra o Setor, no período de 15 de dezembro de 2014 a 10 de fevereiro de 2015, a Equipe ocupará as Salas de Aula 1 e 2 do Serinf, localizado no 2º andar da Escola. O Seca lamenta o transtorno e agradece a todos pela compreensão.
 
 
 
 

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.