Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

Notícias

Pesquisa analisa manejo terapêutico e seus efeitos em mulheres diagnosticadas com câncer

No dia 29 de agosto, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente Avaliação do tempo de espera no manejo terapêutico e seus efeitos na sobrevida de mulheres diagnosticadas com câncer do colo de útero em uma coorte hospitalar no INCA II, por Iléia Ferreira da Silva, a partir das 9 horas, na sala 502 do prédio da ENSP.

Avaliação da Pós-Graduação: É preciso pensar em mudanças a curto, médio e longo prazos, apontam pesquisadores

A necessidade premente de mudanças no sistema de avaliação que rege os programas de pós-graduação do país foi a questão central abordada pelos palestrantes Maurício Barreto e Guilherme Werneck durante a mesa-redonda O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: avanços, limites e possibilidades. Tanto um como o outro defenderam, de forma consensual, a primordialidade de alterações no sistema. O encontro foi proposto pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP, Cristiani Vieira Machado, e teve como objetivo refletir a respeito das características e desafios do sistema atual de avaliação do país, que influenciam de forma contundente no trabalho das organizações, com os docentes e alunos da Escola. Os vídeos das palestras estão disponíveis, na íntegra, no Canal da ENSP no Youtube. Confira!

Mestrado e doutorado 2017: inscrições a partir de 31/8

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca informa que o período de inscrição para os Cursos de Mestrado e Doutorado (Seleção 2017) dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública estará aberto de 31 de agosto a 27 de setembro de 2016. A chamada pública será divulgada em breve na Plataforma Sigass Fiocruz.

Stédile encerra mestrado com foco nos movimentos sociais

Na quinta-feira, 14 de julho, mais um ciclo se fecha na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Trata-se do encerramento da turma Primavera da Luta, do curso de Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, organizado pela ENSP, que faz parte da estratégia de implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), com ativa participação dos movimentos sociais. Para encerrar o ciclo, a Escola receberá o membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, que proferirá a palestra Educação, Ciência e Lutas Sociais: os desafios da atual conjuntura. Na ocasião, a turma participará da tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro, com a exposição de produtos da Reforma Agrária e, também, das fotográfias Nos caminhos dos movimentos sociais - trabalho, saúde e ambiente. A atividade, marcada para as 9h30 no salão internacional da ENSP, será aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia.

Avaliação da Capes: Pós-Graduação da ENSP apresenta reivindicações e debate mudanças para próximo quadriênio

Tatiana Wargas, vice-diretora de Ensino, e coordenadores dos programas de Pós da ENSP comentam documento e apontam necessidade de mudança no sistema de avaliação da Capes. 

Apresentações de dissertações de mestrado na ENSP na quinta-feira (30/6)

Na quinta-feira, 30 de junho, duas dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP. Uma no programa de Epidemiologia em Saúde Pública e outra no programa de Saúde Pública e Meio Ambiente. Confira.

Nova plataforma reúne dados da Capes e da pós-graduação brasileira

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, no ínicio do mês, o novo Sistema de Disseminação de Informações (SDI), ferramenta que compila dados da agência e da pós-graduação brasileira. Entre as novidades oferecidas pelo sistema está a possibilidade de consultar todos os bolsistas da agência por meio de diferentes indicadores. Um dos principais módulos do SDI é o novo portal Transparência Capes, no qual é possível pesquisar os bolsistas da Capes por nome, CPF, instituição de ensino ou por programa da agência. Os dados são classificados por nível de ensino e programa de pagamento de bolsas e auxílios da Capes, extraídos dos sistemas de pagamento de bolsas no país, bolsas no exterior e auxílio à pesquisa.

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 28 de junho

No dia 28 de junho, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentadas na ENSP. Confira!

Nota Pública do Fórum de Coordenadores de Pós em Defesa do SUS e do Estado Democrático de Direito

Reunidos em Florianópolis nos dias 1º e 2 de junho de 2016, os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Brasil vêm expressar sua veemente posição de proteção e defesa dos princípios constitucionais que delinearam o Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista da população brasileira e resultado do movimento de reforma sanitária ensejado nos anos 1970, que deram origem à criação desses programas de pós-graduação. Nesse momento em que direitos e pautas sociais se veem ameaçados, assim como o próprio Estado Democrático de Direito, o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva expressa sua preocupação com a defesa da democracia, com o direito à saúde e à educação.

Apresentações de dissertação de mestrado e tese de doutorado em 23 de maio

No dia 23 de maio, três dissertações de mestrado em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente serão apresentadas na ENSP. Confira!

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.