Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

Notícias

Defesas de tese de doutorado nesta sexta-feira (15/12)

Nesta sexta-feira, 15 de dezembro, defesas de tese de Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. Confira!

Seminário de Ensino ENSP 2017 debate os desafios na gestão do ensino superior em contextos de crise

O último dia de atividades do Seminário de Ensino ENSP 2017, sexta-feira, 1º de dezembro, contará com a participação de um convidado especial. António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa será o palestrante do encerramento do Seminário. Nóvoa abordará em sua fala os Desafios na gestão do ensino superior em contextos de crise. A palestra, marcada para às 9 horas, no salão internacional da Escola, é aberta a todos os interessados e será transmitida on-line. Ao longo de três dias de atividades o Seminário de Ensino ENSP 2017 reuniu pesquisadores, alunos e professores que discutiram sobre temas relativos à educação, qualificação, e formação em saúde. 
 

Seminário de Ensino ENSP debate história e desafios atuais da formação em Saúde Pública

De 29 de novembro a 1º de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará o Seminário de Ensino ENSP 2017, uma série de debates sobre temas relativos à educação, qualificação, e formação em saúde. O Seminário de Ensino terá início na quarta-feira, 29 de novembro, com a comemoração do cinquentenário do Programa Pós-Graduação em Saúde Pública, a partir das 9 horas, no auditório térreo, seguido da sessão especial do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP, que debaterá os problemas e desafios na condução e relato de estudos científicos. O Ceensp está marcado para às 15 horas, na sala 410 do prédio da ENSP. Todas as atividades do Seminários ao longo dos três dias são abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. Na quinta e sexta-feira haverá transmissão on-line das atividades e em breve o link para acompanhar a transmissão será divulgado no Portal ENSP

Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP se pronuncia sobre saída dos EUA do Acordo do Clima

Poucos dias antes da data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente - lembrado em 5 de junho -, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou a saída do país do Acordo do Clima. A notícia caiu como uma bomba em todo o mundo, visto que o acordo tem o propósito de controlar e gerir melhor os efeitos globais, regionais e locais da mudança do clima. Celebrado em Paris em dezembro de 2015, o acordo representa um grande avanço global, pois, praticamente, todos os países do mundo assumiram o compromisso de reduzir emissões de gases contribuintes para o efeito estufa (GEE), com o objetivo de manter o aquecimento global médio abaixo de 2 ºC neste século. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), na pessoa da professora Martha Barata, elaborou uma carta na qual reflete sobre o impacto do anúncio realizado pelo presidente da Nação que muito contribui para a mudança do clima. Confira, a seguir, a carta da professora Martha Barata, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que trabalha com o tema desde 1994.

Pesquisa estuda efeitos genotóxicos da exposição a benzeno em trabalhadores

Estudar os efeitos genotóxicos decorrentes da exposição crônica a benzeno oriundos ambientalmente e ocupacionalmente dos vapores de gasolina foi o objetivo da pesquisa da aluna do Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, Isabele Campos Costa Amaral, sob orientação das pesquisadoras Ariane Leites Larentis, Paula de Novaes Sarcinelli e Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos. Foi feita a comparação de uma população formada por trabalhadores expostos ocupacionalmente ao benzeno em baixas doses oriundos de postos revendedores de combustíveis da zona oeste do Rio de Janeiro, localizados na Área de Planejamento AP 5.3 do município do RJ, que compreende os bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, e uma população exposta ambientalmente ao benzeno, sendo formada por trabalhadores das portarias terceirizados da Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz.

ENSP divulga orientações para inscrição, seleção e matrícula para cursos de inverno e disciplinas do 2º semestre

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) divulga orientações para inscrição, seleção e matrícula dos cursos de inverno e disciplinas do 2º semestre dos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. Para os alunos ENSP, o prazo para matrícula é de 1º a 7 de junho, e os procedimentos estão disponíveis na página de cada programa. Para os candidatos externos à Escola, o período de inscrição vai de 13 a 20 de junho. Conforme alerta o Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), é importante ficar atento à grade completa das disciplinas e dos cursos de inverno oferecidos pelos programas que aceitam alunos externos como clientela. Além disso, informa que somente no dia 12 de junho será divulgada a lista das disciplinas com vagas disponíveis, as canceladas e aquelas com vagas esgotadas para alunos externos. Acesse a Plataforma Siga e confira os procedimentos.  

Lei da Biodiversidade é tema de debate na ENSP na segunda-feira (15/5)

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) convidam toda a comunidade científica da Fiocruz para a apresentação sobre a Lei da Biodiversidade (Lei 13.123, de maio de 2015) e os desdobramentos de sua regulamentação (Decreto 8.772/2016). O debate acontecerá na segunda-feira, 15 de maio, às 13h30, no auditório térreo da ENSP. A assessora da VPPCB e ex-integrante do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente (CGEN/MMA), Manuela da Silva, promoverá palestra sobre a Lei da Biodiversidade e o impacto da regulamentação da legislação na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico - que utilizam a biodiversidade brasileira - e sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). A atividade, desenvolvida no âmbito do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, contará também com a participação das pesquisadoras da Escola Liliane Teixeira e Eliana Napoleão.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.