Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

Notícias

Centro de Estudos debate iniciação para ciência em 17/9

O próximo Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat (Ceensp) abrirá espaço para o debate sobre a iniciação científica. No dia 17 de setembro, às14 horas, a pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde da Escola Márcia Teixeira e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek debaterão o tema Iniciação para Ciência: vocação e formação. O Ceensp dará início às atividades da 22ª Reunião Anual de Iniciação Científica na ENSP, que tem por objetivo proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica, visando o desenvolvimento de projetos e o intercâmbio de experiências entre estudantes e pesquisadores. O evento é aberto ao público, não necessita de inscrição prévia e acontecerá no salão internacional da Escola.

ENSP forma 146 novos mestres e doutores

Emoção e sensação de mais uma etapa de vida cumprida foram as marcas da solenidade de formatura dos 146 novos mestres e doutores dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública, e Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva da ENSP. Professores, egressos e representantes da Direção da Escola e da Presidência da Fiocruz participaram da cerimônia que encerrou a semana comemorativa dos 60 anos da instituição, realizada no dia 5/9. Na ocasião, foram homenageadas Tatiana Wargas de Faria Baptista como paraninfa das turmas, e Rosalina Koifman como patronesse.

ENSP resgata sua trajetória no aniversário de 60 anos

Para celebrar seu aniversário de 60 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca contará a história e os bastidores que marcaram sua origem na década de 1950. O momento de arrancada desenvolvimentista do Brasil, determinado pela criação do BNDE, CNPq, Petrobrás e também do Ministério da Saúde, bem como as tensões políticas e a crise vivida no país - época em que foi assinada a lei que criou a ENSP, logo após o suicídio de Vargas -, pautará as mesas-redondas e palestras que serão realizadas entre os dias 3 e 5 de setembro. Com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia, a ENSP/Fiocruz convida a todos para relembrar sua trajetória e homenagear aqueles que fazem parte desse caminho.

Ceensp aborda metodologia qualitativa em saúde

O Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP promoverá, na quarta-feira (27/8), um debate acerca do tema Metodologias qualitativas e abordagens participativas em Saúde. O evento, que acontecerá às 13h30 no salão internacional da Escola, contará com a presença da diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/UNL em Lisboa (Portugal), Sonia Diaz, e do pesquisador da ENSP Willer Baumgarten Marcondes. A atividade, coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Regina Bodstein, é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Carreira do trabalhador da VISA em debate no Ceensp

Nesta quarta-feira (20/8), o Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP debaterá o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública. O evento, que acontecerá às 14 horas, no salão internacional da Escola, contará com as participações de Claudia Cristina Santiago Gomes, da Superintendência de Serviços de Saúde e Gestão do SNVS/Anvisa; Márcia Teixeira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde/Daps/ENSP; e André Ferraz, da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. O Ceensp é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Ceensp destaca importância da gestão do conhecimento

Abordagens complementares em gestão e avaliação do conhecimento nas inovações em saúde foi o tema do Centro de Estudos da ENSP, realizado em 6 de agosto, que contou com as participações de Jorge Lima de Magalhães, do Núcleo de Inovação Tecnológica de Farmanguinhos, e Zulmira Hartz, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Os expositores apresentaram ideias de como manter e gerir a quantidade de informações produzidas diariamente pela sociedade e de que forma ela pode se apropriar adequadamente destes conhecimentos. Além disso, ressaltaram a importância do trabalho em rede na busca por novas descobertas, principalmente na saúde, em prol da população.

Ceensp debate gestão nas inovações em saúde

Está marcado, para o dia 6 de agosto, mais um encontro do Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat, com o tema Abordagens complementares em gestão e avaliação do conhecimento nas inovações em saúde. A atividade terá como expositores Jorge Lima de Magalhães, do Núcleo de Inovação Tecnológica de Farmanguinhos/Fiocruz, e de Zulmira Hartz, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. O Ceensp, marcado para às 13h30, no salão internacional da Escola, é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Pesquisa aborda o risco cardiovascular precoce

"As doenças cardiovasculares (DCV) apresentam surgimento cada vez mais precoce dos fatores de risco, tendo o excesso de peso como pilar para as alterações. Estudos apontam maior suscetibilidade para presença de excesso de peso e alterações metabólicas em crianças e adolescentes com história familiar (HF) para esses mesmos agravos. Assim, o conhecimento da HF de doenças e fatores de risco cardiovasculares é relevante, capaz de determinar maior ou menor sensibilidade às doenças." A constatação é do estudo da aluna do mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP Isabela dos Santos Souza. A pesquisa avaliou a influência da história familiar de doenças e fatores de riscos cardiovasculares selecionados, segundo grau de parentesco, no perfil de risco cardiovascular de crianças e adolescentes atendidas em um ambulatório de nutrição pediátrica do Rio de Janeiro.

Avaliação do perfil nutricional de idosos com câncer de próstata nos municípios do Rio de Janeiro e Campo Grande

No dia 31/7, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente Avaliação do perfil nutricional de idosos com câncer de próstata nos municípios do Rio de Janeiro e Campo Grande, por Graziele Marques Rodrigues, na sala 403, às 14 horas.
 

Mestrado e doutorado: inscrições terminam nesta quinta-feira (21/8)

Terminam nesta quinta-feira (21/8) as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado da ENSP em 2015. Os interessados poderão fazer sua inscrição nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola pela internet, na Plataforma Siga, local onde as chamadas completas estão disponíveis. Os usuários devem conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas - e atualizadas nas páginas dos cursos - para cada um dos programas de pós-graduação da Escola e todas as informações sobre prazos que contam nos editais dos respectivos programas.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.