Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

Notícias

Imprensa destaca pesquisa que relaciona agrotóxicos a distúrbios reprodutivos

Rede Sul de Notícias e o Portal iG divulgaram duas reportagens, no dia 25 de novembro, acerca da pesquisa do aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP Cleber Cremonese sobre os distúrbios reprodutivos que podem ser causados pela exposição aos agrotóxicos. De acordo com o aluno, algumas estruturas químicas do agrotóxico são semelhantes as dos hormônios. A semelhança faz com que aos receptores das células (que se ligam a estas substâncias) se confundam e passem a produzir mais ou até mesmo parem a produção de hormônios. Com isso, pode haver maior risco de infertilidade entre os trabalhadores rurais em comparação com os moradores de áreas urbanas.

Ceensp abordará os surtos de micobactérias no Brasil

Micobactérias são bactérias do gênero Mycobacterium, que inclui mais de 150 espécies, inclusive a M. tuberculosis, agente causador da tuberculose e a M. leprae, da hanseníase. E são elas o foco do próximo Centro de Estudos da ENSP. Com o tema Os surtos de micobactérias no Brasil, o Ceensp terá como expositores Suzie Marie Gomes (Anvisa), Rafael Duarte (UFRJ) e José Luis de Souza Varella (Cremerj). A atividade está marcada para 26/11, às 13h30, no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) e é aberta a todos os interessados.

Luta de classes no campo: mestrado realiza aula aberta

O curso de mestrado profissional em Trabalho, Saúde e Ambiente e Movimentos Sociais da ENSP convida para a aula aberta Classe e luta de classes no campo brasileiro hoje: as lutas e formas de organização dos trabalhadores e das classes dominantes. O encontro está marcado para o dia 11 de novembro, às 9h, na sala 112 da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A aula é voltada para o alunos da Escola e outros interessados e será proferida por Leonilde Servolo de Medeiros, que é mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais. A aula é aberta e para participar não é necessário inscrição prévia. 

ENSP debate critérios de avaliação da Capes nesta sexta-feira (7/11)

O que temos a dizer sobre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)? Quais contribuições a Escola pode apresentar para este debate? Estimulada pela pertinência dessa questão e com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema e buscar o diálogo com as instituições parceiras, a comunidade ENSP se reunirá no dia 7 de novembro, às 13h30, na sala 32 do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e no dia 24 de novembro, também às 13h30, no salão internacional da Escola. Os encontros são abertos aos interessados, em especial aos docentes, pesquisadores e estudantes da ENSP.

Tese aborda exposição de trabalhadores rurais a agrotóxicos

No dia 9 de outubro, defesa da tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Exposição a agrotóxicos e distúrbios reprodutivos: estudo em trabalhadores rurais, seus familiares e jovens do município de Farroupilha - RS, por Cleber Cremonese, às 14h30, na sala 1 do salão internacional da ENSP (4º andar).

Ceensp abordará consequências das mudanças climáticas na saúde

Tufões, tempestades e terremotos vêm deixando milhares de mortos e feridos, além de incontáveis desabrigados pelo mundo. O panorama é que a situação piore por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta. Para debater o problema, o próximo Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP reunirá os pesquisadores Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz) e Norma Valencio (UFSCar). Com o tema Mudanças climáticas e desastres no Brasil - desafios para a segurança humana e a saúde coletiva, a atividade está marcada para o dia 8/10, às 14 horas, no salão internacional. Participe!

Ceensp debate a doença pelo vírus ebola

O Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP se reúne, no dia 1º de outubro, para debater o vírus ebola. Tendo como tema Doença pelo Vírus Ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética, a atividade contará com as participações do vice-diretor de Serviços Clínicos do INI/Fiocruz, José Cerbino Neto, do representante da Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa, Eduardo Hage Carmo, e do pesquisador da ENSP Sergio Rego. O Ceensp será coordenado pelo também pesquisador da Escola José Fernando Verani. O evento é aberto a todos os interessados, não é necessária inscrição prévia e está marcado para 14 horas, no salão internacional.

Centro de Estudos debate iniciação para ciência em 17/9

O próximo Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat (Ceensp) abrirá espaço para o debate sobre a iniciação científica. No dia 17 de setembro, às14 horas, a pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde da Escola Márcia Teixeira e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek debaterão o tema Iniciação para Ciência: vocação e formação. O Ceensp dará início às atividades da 22ª Reunião Anual de Iniciação Científica na ENSP, que tem por objetivo proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica, visando o desenvolvimento de projetos e o intercâmbio de experiências entre estudantes e pesquisadores. O evento é aberto ao público, não necessita de inscrição prévia e acontecerá no salão internacional da Escola.

ENSP forma 146 novos mestres e doutores

Emoção e sensação de mais uma etapa de vida cumprida foram as marcas da solenidade de formatura dos 146 novos mestres e doutores dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública, e Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva da ENSP. Professores, egressos e representantes da Direção da Escola e da Presidência da Fiocruz participaram da cerimônia que encerrou a semana comemorativa dos 60 anos da instituição, realizada no dia 5/9. Na ocasião, foram homenageadas Tatiana Wargas de Faria Baptista como paraninfa das turmas, e Rosalina Koifman como patronesse.

ENSP resgata sua trajetória no aniversário de 60 anos

Para celebrar seu aniversário de 60 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca contará a história e os bastidores que marcaram sua origem na década de 1950. O momento de arrancada desenvolvimentista do Brasil, determinado pela criação do BNDE, CNPq, Petrobrás e também do Ministério da Saúde, bem como as tensões políticas e a crise vivida no país - época em que foi assinada a lei que criou a ENSP, logo após o suicídio de Vargas -, pautará as mesas-redondas e palestras que serão realizadas entre os dias 3 e 5 de setembro. Com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia, a ENSP/Fiocruz convida a todos para relembrar sua trajetória e homenagear aqueles que fazem parte desse caminho.

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.