Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Escola de Governo Fiocruz: iniciativa integrará ações educacionais

Manoel Barral Netto, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, esteve reunido em meados de julho com a Direção da ENSP para discutir a implementação da Escola de Governo da Fiocruz. A proposta de integrar as diversas ações educacionais da Fiocruz, ofertadas nas unidades em cursos de pós-graduação lato sensu, especialização, entre outros, vem sendo discutida nos últimos dois anos na Câmara Técnica de Educação. 

'Vidas ilegítimas ou quando a própria norma é violação': estudo da ENSP enfoca o aborto na América Latina

Para refletir sobre os valores e princípios que formam as normas sobre aborto na América Latina, a aluna de doutorado da ENSP, Ana Cristina González Vélez, desenvolveu sua tese sob orientação do pesquisador Sergio Rego. Ela é ativista na questão do aborto há mais de dez anos, acompanhando o debate pela liberalização e a contramobilização em diferentes países, que também visa avançar na implementação das leis existentes e redução do aborto inseguro. A professora Arantza Campos, da Universidad del Pais Vasco, foi coorientadora do trabalho.  

Pesquisa analisa percepção de profissionais de Saúde e usuárias sobre a assistência à gestação, parto e puerpério

No dia 14 de agosto, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Percepções de profissionais de saúde e usuárias sobre a assistência à gestação, parto e puerpério em um hospital universitário do Sul do Brasil, por Lizandra Flores Chourabi, a partir das 13h30, na sala 524 do prédio da ENSP. 

Apresentações de dissertação de mestrado e teses de doutorado em 28 de junho

No dia 28 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública e defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública na ENSP. Confira!

ENSP debate sociedade e saúde em tempos de crise nesta quinta-feira (22/2)

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 13h30, será realizada na ENSP a aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Ele está em sua terceira edição, e neste ano o tema central será O Brasil tem jeito? Sociedade e saúde em tempos de crise. Para debater e questionar o papel de cada um como cidadão, e, mais do que isso, como aluno, pesquisador e profissional que produz ciência e saúde, a coordenação do mestrado organizou este debate, que traz como convidado o sociólogo Jessé Souza. A aula também terá como debatedor o ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Estudo Estratégicos da Fiocruz (CEE), Antônio Ivo de Carvalho. O evento é aberto a todos, não sendo necessário inscrição prévia.

Desafios e perspectivas das Ciências Sociais e Saúde Coletiva pautaram último Ceensp de 2017

A última sessão de 2017 do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP teve como tema Ciências Sociais e Saúde Coletiva: desafios e perspectivas. Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Carlos Otavio Fiuza Moreira, o Ceensp contou com a participação do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Luiz Antonio de Castro Santos, e do professor do DCS/ENSP, Nilson do Rosário. O debate está disponível, na íntegra, no Canal da ENSP no Youtube
 

Seminário de Ensino ENSP 2017 debate os desafios na gestão do ensino superior em contextos de crise

O último dia de atividades do Seminário de Ensino ENSP 2017, sexta-feira, 1º de dezembro, contará com a participação de um convidado especial. António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa será o palestrante do encerramento do Seminário. Nóvoa abordará em sua fala os Desafios na gestão do ensino superior em contextos de crise. A palestra, marcada para às 9 horas, no salão internacional da Escola, é aberta a todos os interessados e será transmitida on-line. Ao longo de três dias de atividades o Seminário de Ensino ENSP 2017 reuniu pesquisadores, alunos e professores que discutiram sobre temas relativos à educação, qualificação, e formação em saúde. 
 

ENSP celebra 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública nesta quarta-feira (29/11)

São cinco décadas pensando, criando e fazendo a Saúde Pública brasileira. São cinquenta anos marcados por muita luta. Desde a repressão dos militares às ameaças atuais de desfinanciamento, são diversos os desafios que professores, coordenadores, funcionários e alunos enfrentaram para fazer da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) referência internacional quando o tema é a produção acadêmica no campo da Saúde Coletiva. Para celebrar o cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, além de homenagens e uma mesa de debates, será lançado um livreto comemorativo e um vídeo. A atividade é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia. A comemoração faz parte das atividades do Seminário de Ensino ENSP 2017

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.