Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública

Notícias

Pesquisa analisa óbito materno e aborto provocado no município do Rio de Janeiro

No dia 27 de setembro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Óbito materno e aborto provocado no município do Rio de Janeiro: uma análise de suas imbricações, por Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues, a partir das 9 horas, na sala 407 do prédio da ENSP. 

Aula aberta debate abordagens colaborativas e participativas em avaliação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP promoverá, nesta terça-feira, 11 de setembro, a aula aberta As abordagens colaborativas e participativas em avaliação. A atividade contará com a participação do professor da Unifesp, Juarez Furtado. A aula, aberta a todos os interessados, está marcada para as 9 horas no salão internacional da Escola, não sendo necessária a inscrição prévia.

Dermatoses ocupacionais são problema de saúde pública no Brasil, aponta pesquisadora

O último Encontros do Cesteh discutiu a Epidemiologia das dermatites de contato relacionadas ao trabalho em um serviço especializado. Na ocasião, a dermatologista do ambulatório do Cesteh, Maria das Graças Mota Melo, apresentou a pesquisa que analisou aspectos epidemiológicos das dermatites de contato, relacionadas ao trabalho, e do eczema das mãos nos pacientes atendidos no Cesteh/ENSP, no período de 2000 a 2014.

'Vidas ilegítimas ou quando a própria norma é violação': estudo da ENSP enfoca o aborto na América Latina

Para refletir sobre os valores e princípios que formam as normas sobre aborto na América Latina, a aluna de doutorado da ENSP, Ana Cristina González Vélez, desenvolveu sua tese sob orientação do pesquisador Sergio Rego. Ela é ativista na questão do aborto há mais de dez anos, acompanhando o debate pela liberalização e a contramobilização em diferentes países, que também visa avançar na implementação das leis existentes e redução do aborto inseguro. A professora Arantza Campos, da Universidad del Pais Vasco, foi coorientadora do trabalho.  

Pesquisa analisa percepção de profissionais de Saúde e usuárias sobre a assistência à gestação, parto e puerpério

No dia 14 de agosto, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Percepções de profissionais de saúde e usuárias sobre a assistência à gestação, parto e puerpério em um hospital universitário do Sul do Brasil, por Lizandra Flores Chourabi, a partir das 13h30, na sala 524 do prédio da ENSP. 

Inscrições para mestrado e doutorado na ENSP terão início em 27 de agosto

A ENSP/Fiocruz informa que as inscrições para o mestrado e doutorado dos Programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública (2019) estarão abertas de 27 de agosto a 20 de setembro de 2018. O edital será publicado em breve no Portal de Ensino da ENSP e na Plataforma Sigass

Pesquisa analisa rede e fatores de risco para a infecção pelo HIV em homens que fazem sexo com homens

No dia 11 de julho, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Análise de rede egocêntrica de parceiros sexuais e fatores de risco para a infecção pelo HIV numa população de homens que fazem sexo com homens (HSH) no município do Rio de Janeiro, RJ, por Raquel Maria Cardoso Torres, a partir das 9 horas, na sala 408 do prédio da ENSP. Confira!

Apresentações de dissertação de mestrado e teses de doutorado em 28 de junho

No dia 28 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública e defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública na ENSP. Confira!

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.