Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

O Programa de Epidemilogia iniciou suas atividades em 2007 e tem seus cursos credenciados pela Capes. Saiba mais

Destaque

Inscrições abertas para diversos cursos na ENSP

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com chamadas abertas para Seleção Pública 2015 (mestrado e doutorado) - exclusiva para candidatos estrangeiros, dois cursos de atualização, sendo um em políticas de controle de tabagismo e outro em serviços farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde e, por fim, uma especialização na modalidade a distância voltada à gestão de redes de atenção à saúde. Confira as todas as oportunidades e saiba como se inscrever.

Estudo atenta para obesidade de indígenas Xavante

A obesidade é um problema de saúde entre adultos indígenas Xavante do Mato Grosso, sendo associada a fatores socioeconômicos e padrões de subsistência e consumo alimentar. A informação vem da pesquisa do aluno do doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, Felipe Guimarães Tavares. Dela, participaram 479 indígenas (homens e mulheres), sendo que mais da metade da população apresentava excesso de peso (sobrepeso: 43,0%; obesidade 20,9%), correspondendo a 92,4% da população alvo. "Entre os povos indígenas no Brasil, a emergência de obesidade tem sido associada a mudanças nos padrões de alimentação, de atividade física e de exposição a determinantes sociais da saúde, em geral relacionados à história de contato com sociedades não indígenas", observa Tavares.

Pós 2015: chamada aberta para candidatos estrangeiros

Os programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) estão com chamada aberta para Seleção Pública 2015 (mestrado e doutorado) - exclusiva para candidatos estrangeiros. Podem participar candidatos oriundos de todos os países. As inscrições estarão abertas até o dia 2 de julho para os três programas de pós-graduação e devem ser feitas somente pela Plataforma Siga Fiocruz.

Pós: candidatos externos podem se inscrever até 9/6

Termina nesta segunda-feira (9/6) o prazo de inscrição para os candidatos externos com interesse nas disciplinas oferecidas pelos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição do programa de sua preferência, disponível na Plataforma Siga. Os procedimentos para a matrícula dos candidatos externos selecionados serão divulgados no dia 14/7/2014.

Documentos

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.