conteúdo site

Defesas ENSP

Pesquisa analisa equidade e saúde da população quilombola

Será realizada no dia 22 de março, às 9 horas, a defesa de dissertação de Mestrado Acadêmico em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva “Equidade e saúde da população quilombola sob a perspectiva da Bioética da proteção”, da aluna Rozélia Marques Genoel. A defesa terá transmissão online. 

Estudo investiga o silenciamento da violência contra mulheres em contextos rurais

Será realizada no dia 21 de março, às 13 horas, a defesa da tese de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública “Entre dados e histórias de vida: (rompendo) o silenciamento da violência contra mulheres que vivem em contextos rurais”, da aluna Luciane Stochero. A defesa será presencial na Sala do Claves, no prédio da Expansão, e também terá transmissão online. 

Últimas Notícias

Inscrições abertas para Curso em Qualidade do Cuidado de Saúde e Segurança do Paciente

A ENSP está com vagas abertas para o Curso em Qualidade do Cuidado de Saúde e Segurança do Paciente. Serão ofertadas 30 vagas e o prazo para inscrições vai até o dia 15 de abril. O curso de Qualificação Profissional em nível de Atualização será presencial, com aulas semanais de 21 maio a 30 de julho. Podem se inscrever profissionais atuantes na área da saúde com a graduação concluída. O objetivo da formação é capacitar os alunos em conceitos e práticas de qualidade em saúde e as suas dimensões para fortalecer a cultura de segurança nos serviços de saúde e melhorias na qualidade do cuidado. Assim como, contextualizar o Programa Nacional de Segurança do Paciente nos seus 10 anos de existência no Brasil e discutir o desenvolvimento de estratégias de melhoria da qualidade em saúde e segurança do paciente. Faça sua inscrição!

Confira os cursos com inscrições abertas na ENSP neste mês de março

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com vários cursos com inscrições abertas neste mês de março de 2024. As vagas são para cursos de especialização, qualificação profissional e atualização, com aulas presenciais ou remotas. Confira na lista abaixo os cursos com inscrições em andamento. Para acompanhar os processos seletivos da ENSP e ficar sempre informado sobre a abertura de cursos de todas as modalidades, acesse ensino.ensp.fiocruz.br/processo-seletivo. 

Saúde mental de refugiados e intervenção em situações de conflitos foram tema de debate durante abertura do ano letivo da ENSP

Em 2022 havia no mundo 110 milhões de pessoas deslocadas de seus lares, o maior número desde a 2a Guerra Mundial. Mais de 70% dessas pessoas foram forçadas a se deslocar em função de conflitos armados e outras situações de violência, que provocam intenso impacto na saúde mental das populações afetadas. Conforme apontaram os participantes do debate Saúde Mental Global: conflitos armados e intervenções, realizado na ENSP durante a Semana de Abertura do Ano Letivo, as crises humanitárias causadas por conflitos no mundo estão “em ascensão”, algumas se prolongando por anos, como a situação da Síria, que dura 13 anos, e da Ucrânia, que completou dois anos recentemente. Entre as pessoas que viveram guerras ou outros conflitos violentos nos últimos 10 anos, uma em cada cinco (22%) terá depressão, ansiedade, transtorno do stress pós-traumático, perturbação bipolar ou esquizofrenia.