conteúdo site

Defesas ENSP

Pesquisa analisa equidade e saúde da população quilombola

Será realizada no dia 22 de março, às 9 horas, a defesa de dissertação de Mestrado Acadêmico em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva “Equidade e saúde da população quilombola sob a perspectiva da Bioética da proteção”, da aluna Rozélia Marques Genoel. A defesa terá transmissão online. 

Estudo investiga o silenciamento da violência contra mulheres em contextos rurais

Será realizada no dia 21 de março, às 13 horas, a defesa da tese de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública “Entre dados e histórias de vida: (rompendo) o silenciamento da violência contra mulheres que vivem em contextos rurais”, da aluna Luciane Stochero. A defesa será presencial na Sala do Claves, no prédio da Expansão, e também terá transmissão online. 

Últimas Notícias

Luiz Antônio Simas combate 'romantização do precário' em aula inaugural do Mestrado Profissional em APS da ENSP

As interseções entre a sociabilidade das ruas e o sistema de saúde foram tema da aula inaugural do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da ENSP/Fiocruz, ministrada pelo professor, historiador, escritor e compositor Luiz Antônio Simas, na última quinta-feira (2/5). A palestra abordouAs sociabilidades das ruas, dos morros e do ser carioca: O que a história e o cuidado e saúde nos constroem para um olhar multicultural. A atividade também contou com a professora do Mestrado Profissional da ENSP/Fiocruz, Adriana Castro, como debatedora; e com uma das coordenadoras do curso, Adriana Coser, como moderadora.   

Simpósio defende formação em cuidados paliativos: ‘não dá mais para compactuar com tanta gente morrendo mal’

Estigma, falta de políticas públicas, problemas de integração entre as equipes de saúde e comunicação violenta são algumas das dificuldades que profissionais dos Cuidados Paliativos enfrentam no dia a dia. Os desafios foram apresentados na abertura do II Simpósio Cuidados Paliativos na APS: Educação em Cuidados Paliativos para o SUS, que contou com mais de 200 participantes de todo Brasil. Realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) nesta terça-feira (30/4), o evento discutiu a importância das ações de ensino para uma mudança de atitude no serviço paliativo.  

ENSP participa de Fórum de Pós em Saúde Coletiva e debate a nova ficha de avaliação da Capes

A ENSP/Fiocruz participou da última edição do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Abrasco, realizada em Belém. O encontro contou com a presença de mais de cem coordenadores, vice-coordenadores e outros representantes de Programas de Pós em Saúde Coletiva de todo o país e discutiu o modelo da nova ficha de avaliação da Capes que será utilizada no quadriênio 2025-2028 e a situação atual da formação em saúde coletiva.

Inscrições para Doutorado Profissional da ENSP/Fiocruz são prorrogadas até 3/5

As inscrições para a primeira turma do Doutorado Profissional em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) tiveram o prazo ampliado. Agora, os interessados podem se inscrever até 3/5 pelo Acesso Fiocruz. São disponibilizadas 25 vagas, sendo 30% delas reservadas para Ações Afirmativas. As aulas serão presenciais, com início previsto para 2/8.