Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

Introdução à Análise de Sobrevivência (ENSP.82.114.2)

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado Acadêmico, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas: 20

Data de início: 10/02/2020

Data de término: 13/02/2020

Pré-requisitos

Nenhum item vinculado.

Professores
NomeAtuação
Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de OliveiraResponsável
Horários
DiaInícioFim
Segunda-feira09:0017:00
Terça-feira09:0017:00
Quarta-feira09:0017:00
Quinta-feira09:0017:00
Áreas de Concentração

Métodos Quantitativos em Epidemiologia

Ementa

A análise de sobrevida é um dos tópicos da epidemiologia moderna mais utilizados na pesquisa em saúde, particularmente nos estudos longitudinais. A análise de sobrevida, também chamada de análise de sobrevivência, será utilizada quando o tempo for o objeto de interesse, seja este interpretado como o tempo até a ocorrência de um evento ou o risco de ocorrência de um evento por unidade de tempo. O curso incluirá os seguintes tópicos: Conceitos Básicos (apresentação do problema, representação gráfica, mecanismos de censura, função de Sobrevida, função de incidência e função de incidência acumulada) e Regressão semiparamétrica (modelo de Cox, análise de ajuste, modelo de Cox com estratificação). O curso terá uma parte prática, utilizando o programa estatístico R.

Categoria: Eletiva de verão

Pré-requisitos: Noções de R e ter cursado a disciplina de Modelos I ou equivalente. Serão aceitos candidatos externos, desde que comprovada a exigência do pré-requisito de Modelos I com disciplina de carga horária e conteúdo equivalentes.

Número mínimo de alunos: 05

Candidatos externos: serão aceitos alunos dos programas stricto sensu da ENSP; alunos de programas stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros programas stricto sensu; graduados.

Bibliografia

CARVALHO, Marilia Sá; ANDREOZZI, Valeska Lima; CODEÇO, Claudia Torres; BARBOSA, Maria Tereza Serrano; SHIMAKURA, Silvia Emiko; Campos, Dayse. Análise de Sobrevivência: teoria e aplicações em saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2a edição.

Freitas, M.A. & Colosimo, E. Confiabilidade: Análise de tempo de falha e testes de Vida Acelerados. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1997.

Hosmer, D.W. & Lemeshow, S. Applied Survival Analysis: regression modeling of time to event data. New York: John Wiley & Sons, 1999. (Wiley series in probability and statistics).

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.