Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em epidemiologia em saúde pública

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública tem como objetivo formar epidemiologistas especializados não apenas em técnicas de pesquisa, mas no que se entende como metodologia na própria acepção original do termo, que inclui as implicações filosóficas da relação do pesquisador com seu objeto de estudo, além da possibilidade de desenvolver diálogos com áreas correlatas, em particular as ciências sociais em saúde. Sem sombra de dúvidas, este é um desafio para a formação de epidemiologistas, mas que se justifica diante da necessidade de prosseguir na tradição crítica que marcou e ainda caracteriza o campo no interior do movimento da saúde coletiva, que presenciou e propiciou, ao longo das últimas décadas, muitas transformações de ordem prática e conceitual.
O contexto interdisciplinar do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública pode ser constatado por meio da consulta às suas diferentes linhas de pesquisas e breve análise do perfil dos pesquisadores envolvidos e suas publicações e orientações.
A produção científica e a formação de recursos humanos pós-graduados em epidemiologia têm sido marcadas por um consistente avanço no Brasil nas últimas décadas, sendo evidente a progressiva qualidade da produção bibliográfica de pesquisadores brasileiros em periódicos consagrados da disciplina, no país e no exterior. Os efeitos desse processo se fazem sentir também no plano do sistema de saúde, uma vez que, como bem sabido, a produção de conhecimento na área da epidemiologia/ saúde pública está intimamente associada a desdobramentos nos serviços e nas políticas públicas.
O Programa oferece o curso de mestrado e o de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública. Uma inovação do novo programa é que o ano letivo está estruturado de forma bimestral, proporcionando aos alunos maior flexibilidade e direcionamento de esforços nas disciplinas oferecidas nos quatro bimestres do ano.

Telefone: (21) 2598-2969
E-mail: secaepidemiologia@ensp.fiocruz.br

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.