link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Fatores Etiológicos e Prognósticos para Infecção Respiratória Aguda em crianças indígenas Guarani hospitalizadas do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul, Brasil: um Estudo Caso-Controle

Departamento: não informado

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: ENSINO

Grupo: SAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DOS POVOS INDÍGENAS

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
As Infecções Respiratórias Agudas (IRA) são responsáveis pela maioria dos atendimentos ambulatoriais, internações e óbitos entre crianças indígenas no país. Esse projeto visa analisar fatores etiológicos e prognósticos para IRA em pacientes hospitalizados da população indígena Guarani menor de cinco anos do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI-LS). Será realizado um Estudo Caso-Controle, com seleção prospectiva de casos e duração de 2 anos, nas crianças indígenas Guarani menores de 5 anos residentes no DSEI-LS. Os resultados possibilitarão propor melhorias na organização do serviço de saúde indígena no DSEI-LS relativas à atenção às IRA, contribuindo para redução da "medicalização" e priorização de intervenções preventivas, redução de custos com tratamentos de complicações e hospitalizações evitáveis, diminuição da freqüência de afastamento dos doentes e familiares de seus contextos sócio-culturais, redução do risco de morte por agravos respiratórios em crianças indígenas. Por ser o primeiro estudo sobre o tema em populações indígenas no Brasil, seus resultados têm potencial de contribuir para a identificação e diminuição das iniqüidades em saúde.

Natureza: não informado

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2009

Coordenador: CARLOS EVERALDO ALVARES COIMBRA JUNIOR

Editais
Links para Agências
 
Terça, 23 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.