link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Origem e Evolução das Doenças Parasitárias - Infecções parasitárias no Velho Mundo e sua influência na América colonial

Departamento: DENSP - DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS SAMUEL PESSOA

Programa de pós-graduação: EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA

Linha: PALEOPATOLOGIA, PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Grupo: PALEOPARASITOLOGIA E PALEOEPIDEMIOLOGIA

Subárea de Conhecimento: 4.06.01.00-5

Descrição do projeto:
A difusão dos estudos em paleoparasitologia permitiu ampliar o conhecimento sobre doenças no passado. Achados de parasitos em material arqueológico do Velho e Novo Mundo contribuíram com dados empíricos sobre a presença de infecções e quadros clínicos de doença entre populações já desaparecidas. Associando-se dados da arqueologia, antropologia e paleoparasitologia, entre outras ciências, é possível obter-se resultados consistentes sobre modo de vida e saúde dessas populações.
Entre as espécies de parasitos presentes em humanos há aquelas herdadas de ancestrais africanos, partilhadas com os grandes primatas. Outros parasitos foram adquiridos ao longo da história evolutiva biológica e cultural humana. Alguns permitem retraçar os caminhos migratórios por onde seguiram os antigos povoadores do Novo Mundo, enquanto outros podem ajudar a compreender a ocupação dos espaços em tempos pretéritos.
O estudo pretende reunir os dados conhecidos sobre infecções no passado, mostrando diferentes situações por que passaram populações humanas em relação ao processo saúde e doença. Dar-se-á ênfase ao estudo sobre infecções parasitárias na pré-história e no período colonial do Rio de Janeiro, com base nos achados arqueológicos e documentos históricos oficiais e de cronistas dos séculos XVI a XIX.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2012

Coordenador: ADAUTO JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO

Participante Interno:

Participante Externo:

Participante Aluno:

Participante Bolsista:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 18 de Abril de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.