link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
A BIOSSEGURANÇA EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE E A ESTRATÉGIA DA HABITAÇÃO SAUDÁVEL. DESAFIOS E PROPOSTAS PARA A REDE BRASILEIRA DE HABITAÇÃO SAUDÁVEL.

Departamento: DSSA - DEPARTAMENTO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL

Programa de pós-graduação: SAÚDE PÚBLICA

Linha: HABITAÇÃO E SAÚDE

Grupo: DESENVOLVIMENTO LOCAL, DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DO AMBIENTE E HABITAÇÃO SAUDÁVEL

Subárea de Conhecimento: 4.06.02.00-1

Descrição do projeto:
O Projeto se propõe a relatar uma análise crítica sobre a temática Biossegurança em Instituições de Saúde como estratégia para o avanço conceitual da Habitação Saudável. A metodologia baseou-se em pesquisa documental e privilegiou a leitura e a análise de documentos arquivados na Coordenação da Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS) cuja sede está situada no DSSA/ENSP/FIOCRUZ e em observações oportunizadas através de participações em Seminários, Encontros, Cursos, Reuniões, Oficinas e Entrevistas estruturadas nos Projetos organizados. Os autores abordam a criação da RBHS e de seus quatro mais recentes projetos com enfoques em Biossegurança, Riscos e Vigilância em Saúde Ambiental. Suscitam reflexões sobre os conceitos relativos à Biossegurança, Risco, Habitação Saudável, Vigilância em Saúde, Saúde Ambiental e fazem considerações quanto aos avanços e desafios na implantação dos projetos. Os autores concluem que a RBHS vem consolidando, por meio dos projetos de pesquisa e ensino organizados, importantes avanços quanto às reflexões iniciais sobre as questões da Biossegurança em Instituições de Saúde como estratégia para o avanço conceitual da Habitação Saudável. E apontam que nesse contexto, a construção de interlocuções da Biossegurança com outras áreas, assume importante complexidade.

Natureza:

  • Pesquisa

Ano do início do projeto: 2007

Ano do fim do projeto: 2008

Coordenador: MÁRCIA MOISÉS

Participante Interno:

Editais
Links para Agências
 
Quinta, 28 de Março de 2024

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube Soundcloud

BAIXE O APP DA ENSP

Google Play Store Apple App Store

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.